terça-feira, 13 de abril de 2010

PORTO QUE DILMA INAUGUROU, DESABOU.




 As águas do Madeira estão levando embora o sonho humaitense.

Na manhã deste sábado (10), recebemos uma mensagem em nosso atendimento on-line, na qual uma pessoa que se identifica como Edmilson Carvalho retransmite informações atribuídas ao engenheiro responsável pela construção do porto, nas quais ele explica o porquê dos problemas ocorridos com o mesmo, nos últimos dias.



Por ter sido, até o presente momento, a única explicação dada para elucidar o que está acontecendo com tão importante obra, resolvemos transcrever na íntegra e sem cortes a correspondência recebida do leitor.



” Esclarecimentos da construção do porto de Humaitá



Prezado Senhores. Conhecedor da seriedade do Eng. responsável da execução do projeto do Porto e alem de tudo, amigo do mesmo, assim que tomei conhecimento das criticas da mídia e falando do erro de projeto, imediatamente comentei com o meu amigo e o mesmo me respondeu com os seguintes esclarecimentos:



"Edmilson,

Aí vão algumas informações que infelizmente não chegam ao conhecimento do público e certamente as autoridades de Humaitá devem desconhecer:



1)- O sistema de amarração do Cais Flutuante composto segundo o projeto de poitas, amarras e molinetes, foi substituído, sem qualquer consulta a Projetista, por poitas, cabos de aço e guinchos, sistema que se comporta de maneira completamente diferente do sistema original, pois o peso por metro da amarra é muito superior ao do cabo de aço. O efeito da diferença de peso traduz-se em menor efeito da catenária de cada linha de ancoragem.



2)- O pessoal que esta operando o sistema Cais e sua Via de Acesso não foi treinado e pelo que já apuramos, o Rio esta subindo (até meados de abril) e não estão liberando, adequadamente, as linhas de ancoragem, fazendo com que as mesmas fiquem quase na vertical.



3)- Os guinchos e molinetes foram especificados cada um com sua célula de carga, que indica a tensão em cada linha de ancoragem. A indicação que temos é de que tais células não foram instaladas.



Os tópicos acima são algumas das irregularidades já detectadas e suas consequências podem ser desastrosas, senão vejamos:



a)- Sem as células de carga, mesmo os operadores mais treinados, não conseguirão manter as linhas de ancoragem do cais e dos flutuantes de apoio com o nível de tensão correto, pois terão que fazê-lo sem qualquer referência. Disso resultam deslocamentos como o da foto ou o rompimento da linha.



b)- Ao não controlarem adequadamente a tensão nas linhas com a subida de nível do Rio as linhas vão ficando cada vez mais na vertical e acabem por aliviar o peso das poitas, o que permite que os flutuantes (no caso o do cais e o mais próximo a ele) se desloquem, fato que foi objeto do relato enviado.



Questionei o Engº Bento, da CODOMAR, responsável pelo projeto como um todo, sobre as razões das mudanças no projeto original e ele alegou que foram feitas pelo ERAM para reduzir o custo da obra.



O mais incrível é que vão entregar o Porto para que seja operado pelo Município de Humaitá, certamente sem qualquer informação a respeito de tudo que relatei.



Outro aspecto a ressaltar diz respeito aos troncos que em quantidade são arrastados pelas águas do Madeira.



No Manual de Operação do Porto há expressas recomendações para que todos os componentes do sistema, do cais flutuantes aos flutuantes de apoio, das linhas de ancoragem aos berços de apoio dos flutuantes, devam ser mantidos livres de galhadas e troncos.



Para tal o Poder Público de Humaitá deve criar força tarefa dedicada à sua constante limpeza.



O impressionante da história é que tais problemas só ocorrem em obras do poder público. As obras para Clientes Privados não sofrem este tipo de ocorrência, o que só vem demonstrar que o Estado Empreendedor é uma falácia, pelo menos enquanto as injunções políticas forem tão fortes como as que ocorrem no Brasil.



Abraço em todos, Heitor."



Então esta feito o esclarecimento. obrigado, Edmilson Carvalho”



NOTA DA REDAÇÃO



- Os destaques em negrito foram feitos por nossa redação.

- Tendo em vista as informações terem sido recebidas por meio eletrônico, mesmo nos parecendo bastante convincente e coerente, ainda não foi possível atestar que a autoria das informações seja do engenheiro responsável.

- Até que se prove o contrário estas são as razões pelas quais a população de Humaitá ainda não pode usufruir de tão importante obra de infraestrutura.



fonte: da Redação

2 comentários:

  1. Teresa Cristina Vilela13 de abril de 2010 às 09:21

    Realmente é necessário averiguar as informações pela gravidade do fato. Um projeto não se muda à revelia do engenheiro responsável, quem assinou as modificações do projeto?Quem comunicou a empreiteira as novas ordens?Houve modificação no planejamento/custeio da obra? Independente das preferências políticas, o ‘denuncismo’, quase sempre, beneficia alguém... Quem? Gostei da responsabilidade e cuidado do blog em veicular as informações.Abraço.

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  2. Então...!!! O negócio é inaugurar....!!!Se não tiver alguém como vc que mostra o q está acontecendo,ficamos com as fotos e filmes para campanha....!!!
    O porto de Itajaí Sta Catarina começou as obras de restauração das enchentes de lá sómente agora...!!!Apesar de ser um porto important'ssimo não dá IBOPE....abraço VERA

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