Israel Guerra e dois amigos são apontados por empresários como o "grupo do lobby" que usava uma empresa privada para intermediar reuniões, viabilizar projetos e liberar recursos no governo.
Israel, Stevan Kanezevic, Vinícius Castro e Marcelo Moreto trabalharam juntos na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em seguida, os três amigos do filho de Erenice foram nomeados para ocupar cargos na Casa Civil sob Dilma --quando Erenice, seu braço direito e depois sucessora, era secretária-executiva da pasta.
Vinícius foi nomeado assessor de Erenice Guerra. Stevan é cedido para o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), subordinado à Casa Civil. Um ano antes, Moreto, que não foi citado por envolvidos no escândalo até aqui, já havia trocado a agência pelo cargo de assessor técnico do Sipam.
Tão logo Vinícius e Stevan saíram da Anac, foi aberta em Brasília a Capital Consultoria, que começou as atividades em 6 de julho de 2009.
Trata-se da firma que tem Vinícius e Israel como sócios ocultos e que foi usada para ajudar uma empresa do setor aéreo a conseguir autorização da Anac e fechar contrato com os Correios, primeiro negócio a lançar suspeitas de tráfico de influência.
Stevan é citado pelos consultores Fábio Baracat e Rubnei Quícoli como um dos mais atuantes nas promessas de abrir portas. Estava sempre presente nas reuniões com Vinícius e Israel.
Ontem, Stevan pediu demissão do cargo no Sipam e voltou à Anac. Ele é o terceiro que cai depois das acusações de que o lobby da Capital levou empresários para audiência dentro da Casa Civil, como a Folha revelou.
Tio de Vinícius, o ex-diretor dos Correios Marco Antonio de Oliveira afirmou à Folha que o filho de Erenice fazia nomeações na Casa Civil.
Ele confirma que o próprio sobrinho foi um dos indicados de Israel. "Eles se conheceram na Anac e, na saída da Anac, o Vinícius recebeu o convite do Israel para trabalhar na Casa Civil", disse.
Oliveira reclama que a irmã foi usada como laranja. No papel, uma das sócias da Capital é a mãe de Vinícius, Sônia Elizabeth Oliveira Castro, que sobrevive vendendo queijo no interior de Minas.
"[Criaram] uma empresa para fazer consultoria geral. Ele não poderia aparecer porque era do governo. Por isso botou minha irmã. Acho uma coisa deplorável", disse.
Segundo relato de Vinícius ao tio, a Capital resolveu um problema da empresa MTA (Master Top Airlines) na Anac, que renovou o contrato com a companhia cargueira, ampliando o prazo de três para dez anos mesmo com parecer técnico contrário da agência. "Era esse o perfil deles, vinham da Anac."
OUTROS LADOS
Procurados pela Folha, Stevan e Vinícius não foram localizados. O Sipam informou que Moreto está em férias. Ele também não foi localizado. O advogado de Israel, Eduardo Ferrão, não respondeu às ligações.
A Casa Civil informou que Moreto foi nomeado pela Secretaria Executiva da Casa Civil, à época ocupada por Erenice. Stevan foi nomeado pelo secretário de Administração, Norberto Temóteo.
"Essas nomeações atenderam a solicitações do diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia", diz a nota.
Fonte: Folha.com/Poder
O POVO E O MUNDO SABE QUE O GOVERNO LULA É O + CORRUPTO JÁ VISTO ATUANDO NO BRASIL. + MESMO ASSIM O POVO O MANTÉM POPULAR .
ResponderExcluirLAMENTÁVEL A FALTA DE CULTURA, HONESTIDADE E MORALIDADE DE UM POVO TAÕ BOM !!!
DENÚNCIAS E + DENUCNIAS E O POVO NÃO ESTAR NEM AI .
LAMENTÁVEL PARA O BRASIL .
INFLELIZMENTE TENHO QUE RECONHCER !!!!
Mesmo com todas as Denuncias de corrupção que já apontou Irmão e filho de Lula da Silva, seus ministros, seu Governo visto como o + corrupto na historia do Brasil e ele como mentiroso(Cumplicidade) ao negar que nada sabia sobre o mensalão do PT continua tendo sua candidata como possível vencedoras nas eleições.
Lamentável!!!
Infelizmente tenho que reconhecer Que a maioria do povo brasileiro estar Mais preocupado com o próprio bolso ao invés de se preocupar com princípios tipo: Moralidade, Honestidade e compromisso para um Brasil sério.
Que para o brasileiro é mais importante garantir o seu ao invés de garantir o melhor para Brasil para que este seja conduzido por políticos sérios e honestos.
Que no momento é muito mais relevante continuar recebendo o bolsa esmola e uma rendinha melhor mesmo que isso signifique vindo de um governo mentiroso, corrupto formado por uma quadrilha(partido) que pretende a todo custo se perpetuar no poder.
Estou cada vez mais convencido que falta muito , muito mesmo para o Brasil melhorar a cultura e educação do povo brasileiro , porque só com um povo educado, culto e bem informado já mais teríamos pessoas colocando seus interesses acima do Brasil.
É lamentável que a maioria que hoje querem Dilma no poder, não condicionem essa meta a moralidade, honestidade e seriedade.
Lamento, lamento mesmo que a maioria do povo brasileiro não esteja nem ai, se o Brasil é e continuará sendo conduzido por corruptos porque para esta maioria , o relevante é garantir o seu em primeiro lugar e em segundo lugar fica o Brasil.
Alguém precisa dizer a esta maioria, que o Brasil precisa se livrar desses corruptos porque se livrando deles o País tem real condições de melhor com solidez e prosperidade para todos com moralidade e honestidade.
Sinceramente não vejo vantagem alguma um povo se contentando com tão pouco mesmo sabendo que este pouco vem de um governo corrupto e mentiroso.
A esperança é a ultima que more!!!!
Tenho esperança que um dia seremos um povo que colocaremos em primeiro lugar os princípios como : Educação, Honestidade acima do dinheiro .
Com certeza, no dia que colocarmos a Educação, Honestidade e compromisso para se fazer um Brasil melhor, Já mais pessoas como a Senhora Dilma e Lula da Silva teriam condições e moral para dirigir esta nação.
Fica aqui minha modesta opinião
Nikacio lemos
23 anos