Na manhã deste sábado (19), Dilma Rousseff compareceu ao velório do escritor português José Saramago em Lisboa. A candidata do PT à Presidência da República está em visita a Portugal.
A candidata permaneceu cerca de cinco minutos no local. O tempo foi suficiente para que sua comitiva fosse repreendida pelo cerimonial por estar atrapalhando a passagem das pessoas.
Dilma conversou por alguns momentos com a filha, Violante, e com a viúva de Saramago, Pilar. Na saída, a comitiva da petista parou na escada da Câmara Municipal de Lisboa, onde ocorre o velório do escritor português, para as despedidas. Nesse instante, um integrante do cerimonial chamou a atenção do grupo, dizendo que eles estavam atrapalhando a passagem das pessoas. Dilma e o restante da comitiva desceram as escadas nesse momento.
O corpo do escritor, morto nesta sexta-feira (18), aos 87 anos, está sendo velado na Câmara Municipal de Lisboa, onde chegou por volta das 10h30 (hora de Brasília).
Na chegada, foi aplaudido por um grupo de cerca de 200 pessoas, entre elas vários turistas.
Até às 13h (hora de Brasília), havia uma fila de cerca de 100 metros do lado de fora para a visitação, quando era possível depositar flores ao pé do caixão.
O corpo do escritor chegou a Lisboa nesta manhã, por volta das 9h35 (horário de Brasília), em um avião militar. Estavam no voo a única filha dele, Violante, e a viúva, Pilar del Río.
Para recebê-los, havia um grupo de cerca de 50 autoridades e amigos, entre eles o editor de Saramago, Zeferino Coelho.
Não havia populares. A principal autoridade era o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
O autor de "Memorial do Convento" será velado até a manhã de hoje, quando segue para ser cremado.
Ainda há dúvidas sobre onde serão jogadas as cinzas do escritor, se na Espanha, Portugal, ou nos dois lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário