domingo, 20 de junho de 2010

Um gargalo preocupante. FichaLimpa.

O futuro congestionamento de ações em razão da aprovação do projeto Ficha Limpa, com certeza é um foco de preocupação, pois não há garantias totais que a Justiça Eleitoral vai ter condições de julgar todas as ações, que com certeza virão em grade número, principalmente com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a Ficha Limpa vai valer para candidatos que foram condenados antes da vigência da Lei. Antes havia uma expectativa que a validade da proposta era somente após a aprovação da Lei.


O motivo para a preocupação é simples, a Lei da Ficha Limpa aumenta e muito as condições de inelegibilidade dos candidatos e com certeza o número de registros rejeitados deverá dobrar ou triplicar e conseqüentemente os recursos dos pré-candidatos que não vão querer ficar de fora do processo eleitoral, principalmente os que já têm mandatos.

O problema não é nem tanto a capacidade de julgamento das ações dos magistrados e sim o calendário que está apertado para as eleições de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral estipulou o dia 19 de agosto como prazo final para que se faça o julgamento dos registros de candidaturas. Quem conhece uma campanha eleitoral, que promete ser disputada como a que vem aí, sabe muito bem que sem o projeto Ficha Limpa já seria complicado atender a demanda, então imagine desta forma.

É importante deixar claro que é preciso sim termos o Ficha Limpa em vigência nestas eleições, este é um posicionamento claro da sociedade, e uma das soluções para resolver este problema seria a criação de setores dentro da Justiça Eleitoral somente com objetivo de atender os processos envolvendo os recursos dos candidatos com problemas e com sessões especificas para esta situação. Por um lado, o gasto com as eleições poderá aumentar com essa ideia, mas por outro lado, podemos ter a garantia de mais eficiência para fazer este tipo de julgamento e no fim de tudo o que importa é que com o Ficha Limpa o leitor ao menos vai votar com a consciência mais tranqüila. O voto, que já é valorizado agora, vai valer muito mais, pois não há dúvida que com candidatos com o passado limpo na justiça, a qualidade dos nomes que vão ser colocados na disputa será muito melhor e no fim quem ganha somos todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário