domingo, 4 de outubro de 2009

A PRAGA QUE VEIO DA ÁFRICA.


O bagre africano (aquamonstrus devastadorus) ou monstro do brejo como também é conhecido é um terrível predador que pode medir desde alguns centimetros até metros de comprimento.Foi introduzido em nosso meio ambiente por algum idiota que achou que de alguma forma podería ser benéfico. Adaptou-se muito bem e está devorando nossas espécies nativas e até pequenos animais, já que consegue caminhar fora d'agua. Práticamente não tem inimigos naturais e está causando terrível dano ambiental em nossos rios e córregos, principalmente da região sudeste. Se alimenta de quase tudo, desde pequenos peixes até surubins e pirarucus , come todo tipo de anfíbius e crustáceos. Comem vegetais, e até relatos que um cardume desse peixe devastou uma lavoura de maracujás em São Francisco, Rj. Têm um grande poder de regeneração e quando mutilados dão origem a outros animais. Sua carne é de gosto muito ruim e sua industrialização é inviável. O que mais preocupa é que não vemos preocupação das autoridades do Ministério do Meio Ambiente que parecem desconhecer o desastre ao nosso meio ambiente causado por essa espécie.
Todo dia assistimos nos noticiarios das tvs e lemos nos jornais, o abuso com o nosso meio ambiente. Queimadas por todo o país, desmatamento na amazônia, poluição nos nossos rios e córregos. O Ministro Carlos Minc ameaçando os desmatadores, confiscando boiadas inteiras, multando as empresas, etc. Tudo muito justo e necessário, porém de um desastre ecológico terrível ninguém fala, ninguém escreve, parece não preocupar nossas autoridades. Me refiro ao povoamento de nossos rios pelo bagre africano. Peixe sem graça, paladar horroroso, mas um predador impiedoso que não poupa nossas espécies nativas. Quem gosta de fazer suas pescarias já percebeu que nossos bagres, mandís, piabas, camarão, enfim por não ter predador, o bagre africano a tudo devora e vai se proliferando de uma forma avassaladoramente rápida. As autoridades precisam traçar urgentemente uma estratégia de combate a esse flagelo, antes que estejamos condenados a pescar e comer sómente " BAGRE AFRICANO".


2 comentários:

  1. Boa noite.
    Como este bagre conseguiu chegar até o Brasil! Qual era a intenção da pessoa que trouxe este bagre par o Brasil?
    Isso é crime ambiental. A matéria é fantástica amigo. Parabéns é ótima semana.
    Grato.
    Julio Filho

    ResponderExcluir
  2. O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE DEVERIA LIBERAR ESTA ESPECIE PARA RAÇÃO ANIMAL OU FERTILIZANTE DE UM MODO BARATO DE INDUSTRIALIZAÇÃO.SE TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DE BACALHAU,DEVE DE TER GENTE QUE GOSTA DE BAGRI AFRICANO.

    ResponderExcluir