domingo, 4 de maio de 2014

DILMA E AÉCIO EMPATADOS NO ESPIRITO SANTO, PRESIDENTE TEM A MAIOR REJEIÇÃO


Candidata à reeleição, petista tem 23,1% das intenções no Estado, e o tucano marca 22,5%

Os capixabas estão divididos quanto à corrida eleitoral pela Presidência da República. Pesquisa realizada pelo Instituto Futura mostra que, no Estado, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem vantagem sobre o segundo colocado, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), mas os dois estão tecnicamente empatados. 

Dilma tem 23,1% das intenções de voto entre os entrevistados, enquanto Aécio Neves registra 22,5%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 14,3%. 

Os dados são da pesquisa estimulada. Foram ouvidas 1,4 mil pessoas, em todas as regiões do Espírito Santo, entre os dias 22 e 28 de abril.

Na versão espontânea – na qual os nomes dos candidatos não são informados aos consultados –, Dilma assume a dianteira na preferência, com 11,7%. Na sequência está Aécio, com 7,3%, e até mesmo a ex-senadora Marina Silva (PSB) – que nem irá disputar o Palácio do Planalto – é citada, ocupando a terceira colocação (6,4%). 

Em seguida, o público ouvido apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 5,1% das intenções de voto. Em último lugar na lembrança dos capixabas está Eduardo Campos, com 3,4%.

Em um cenário estimulado com a candidatura de Lula e sem a presença de Dilma, o ex-presidente lidera com 36,8%. Aécio surge na segunda posição, com 20,9%, seguido de Eduardo Campos, com 12,4%.

Rejeição

O candidato mais rejeitado – no qual os entrevistados não votariam em nenhuma hipótese – é a presidente Dilma Rousseff, citada por 42,9% das pessoas. Na sequência está Lula, com 15,9% de rejeição. Na terceira posição vem Eduardo Campos, com 14,4%. Quem tem a menor rejeição no Estado é Aécio Neves: 13,7%. 

Eleitorado

Dilma possui a maior intenção de voto entre os mais jovens, que têm de 16 a 19 anos, com 37,8% das menções. Já o tucano Aécio Neves é o predileto dos abordados pelo Instituto Futura que estão acima de 60 anos, com 27,9%. 

Campos registra a maior intenção de votos entre as pessoas que estão entre os 20 e 29 anos, com 18,6%. O socialista detém a maior preferência entre os entrevistados das classes A e B, com 23,4%, enquanto o senador mineiro tem melhor desempenho na classe C, com 27,2%, e Dilma se sai melhor nas classes D e E no Estado, com 25,5%. 

Em relação à escolaridade, a presidente é mais mencionada pelos entrevistados que têm o ensino fundamental, com 25,3%. O senador Aécio e o ex-governador de Pernambuco têm a predileção dos eleitores entrevistados com nível superior, com 24,9% e 27,4% das intenções de voto, respectivamente.
 
Presidente tira votos de Casagrande
 
O Instituto Futura perguntou aos entrevistados se, caso o governador Casagrande e a presidente Dilma fizessem campanha juntos, qual seria o reflexo na hora de decidir o voto: 35,4% disseram que não votariam em nenhum dos dois, 21,1% votariam apenas no governador, outros 14,9% votariam em ambos e 10,6% disseram que isso não interferiria na decisão.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário