domingo, 12 de julho de 2009

O susto do pai.

No inicio da minha vida profissional, instalei-me em Cachoeiro de Itapemirim. Consegui um emprego no Posto de saúde em Marapé (hoje Atilio Vivacqua). Com a eleição de José Luiz Torres Lopes em 1976, fui convidado para morar no Município que até então só tinha médico até as 11 horas. Aceitei para ficar uns 6 meses e estou até hoje. Naquela época, como não tínhamos nenhuma estrutura, transformei a garagem da minha casa num pequeno Pronto-socorro. Imaginem que não tinha sossego pois éra o único médico e me propus a dar assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foram 12 longos anos sem poder tirar um dia de férias. Um sábado à tarde chegou um carro, buzinou em frente a minha casa e dele saltou um casal, acompanhando uma mocinha de mais ou menos 15 anos, segurando a barriga e chorando de dor. Quando cheguei perto, notei um filete de sangue escorrendo pelas suas pernas. Preocupado mandei ela entrar imediatamente e coloquei-a na mesa de exames enquanto seus pais esperavam no lado de fora. Qual a minha surpresa, ao examina-la notei uma criança quase nascendo, coroando como se diz no jargão médico. Preparei-me para fazer o parto ali mesmo, pois não havia tempo para transferi-la para Cachoeiro de Itapemirim. Abri a porta e disse para o pai. Dê um jeito de arrumar umas roupas pois seu neto esta nascendo. O homem arregalou os dois olhos , ficou pálido e se estatalou no chão. Só aí percebi que a menina tinha escondido, não sei como a gravidez de seus pais. Coisas que acontecem a um médico do interior.

2 comentários:

  1. Acredito que este tenha sido um de muitos atendimentos fora de hora. Esta é a sua marca. Sua dedicação encanta a todos. Eu mesma já fui atendida fora de hora e até em domicílio, com o mesmo zelo. Sou muito grata a você, doutor!

    ResponderExcluir
  2. Lembra quando me examinou pela primeira vez?
    Eu tava visitando marape pela primeira vez em 1999, e estava cheia de pintinhas vermelhas pelo corpo, era por volta de meio dia e te tirei da mesa de almoço, olha que esses atendimentos fora de hora nao deixa de ser sua marca registrada como melhor medico dessa cidadizinha maravilhosa chamada Atilio.
    Um forte abraço e te agradeço de coração por todos os feitos seus para comigo e minha familia

    ResponderExcluir