quarta-feira, 22 de julho de 2009

A gripe ( h1n1)

Hoje tive uma reunião na Superintendência Regional em Cachoeiro de Itapemirim sobre a nova gripe que esta nos preocupando a todos. Infelizmente saí mais preocupado do que antes. Na verdade, existe muitas dúvidas sobre o que fazer no caso de que o surto tenha grandes proporções em nossa região. No papel as coisas estão bem definidas, mas na prática a realidade é outra. O medicamento anti viral indicado, deve ser ministrado ao paciente nas primeiras 48 horas do inicio dos sintomas, mas esse remédio ainda não esta disponivel, e aí? o que fazer? num caso de maior gravidade? Felizmente a grande maioria dos pacientes evoluem bem, como se fosse uma gripe normal. Na minha opinião há duas coisas a serem feitas. 1º. Cada município deve preparar a melhor estrutura que puder para atender seus pacientes. 2º. Pedir a Deus para que o inverno passe logo e o perigo diminua com o calor e ganharmos tempo para que no ano que vem possamos ter a vacina para todo mundo.

5 comentários:

  1. Gostei do seu espaço e principalmente da sua precupação em informar sobre esse perigo que rodea nossa saúde,e por isso que tenho admiração por voce meu amigo, sempre preocupado qualidade de vida do seu semelhante, Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dr.Marcos vc tá mto chique agora com esse blog, desculpa por não ter mandado nenhum comentário é que ando trabalhando mto.Minha patroa é mto exigente...vc sabe né!
    Bom falar de Dr.Marcos é mto fácil: homem carismatico trabalhador e mto preocupado com o bem estar das pessoas admiro seu trabalho e admiro seu desempenho como profissional, vc é mto especial, que Deus te dê mta força, mto sabedoria e mta saude para continuar essa caminhada, e estaremos sempre ao seu lado. Conte conosco pra caminhar junto com vc...

    Nosso amigo
    Nosso companheiro de tdas as horas
    Que Deus te ilumine sempre...

    ResponderExcluir
  3. O incrível é que foi vinculado nos meios de comunicação de que não deveríamos nos preocupar com a gripe "suína" (h1n1), pois estávamos preparados. Porém, segundo um levantamento parcial passa de mais de 30 óbitos e centenas de pessoas com suspeita da gripe. Deus realmente é o único a quem devemos recorrer, pois se dependermos da boa vontade dos nossos governantes o número de óbito irá aumentar, bem como, o número de suspeitos de contágio.

    Estamos juntos nesse luta
    Com dignidade, respeito e carater iremos buscar meios para amenizar o sofrimento deste povo que esta cansado de ser enganado
    Conte conosco para fortalezer os laços de sua nova empreitada, pois além de merecer, você é, definitivamente, a pessoa indicada para nos representar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Leandro gava,
    Eu estive numa reunião em Vitória onde a preocupação dos gestores da saúde já estão bastante preucupados com esta nova gripe, no momento disseram que a situação ainda é estável, mas estão certos que a situação tende a piorar.
    E com isso fica claro os municipios menores não tem como escapar dessa epidemia.

    ResponderExcluir
  5. thanks for the information of influenza H1N1 is very important to fight from every point of view this disease

    ResponderExcluir