sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PREVISÕES SOMBRIAS.

Continuando a dividir com vocês o que escrevi há 30 anos, textos em um velho caderno amarelado pelo tempo, esquecido no meio de um monte de livros.

05de março de 1979 (segunda feira).

Estou particularmente feliz e orgulhoso com a entrada do Marquinho no 1º ano primário, é o começo de tudo. Dali talvez saia um médico, um advogado, um militar, um religioso , talvez um político, quem sabe, um futuro prefeito, deputado ou até mesmo um Presidente, por que não? Meu Deus, que futuro espera o meu filho? Que mundo encontrará? Contra o que lutará? Abençoe-lhe o caminho, leve-0 sempre para o bem, dê-lhe coragem, amor, lealdade e honestidade. Dê-lhe uma companheira leal, amiga, dê-lhe pais sempre presentes, para que possa dar o mesmo a seus filhos, Deus, dê-lhe felicidade! Será isso possível no mundo que estamos fazendo para ele,será possível ser feliz em meio a guerras, poluição, desigualdade social? Será possível ser feliz num mundo em que os homens darão lugar às máquinas? Poderá o homem encontrar amor em meio a tantas adversidades? Que mundo darei a meus filhos? Ás vezes fico pensando o quanto será sombrio o futuro da nossa espécie se as coisas não mudarem. Evoluiremos para o que? Alguma coisa ou alguém tem que aparecer para guiar-nos ou indubitavelmente continuaremos a caminhar em direção ao caos total, à auto destruição. Não tendo mais o que destruir, o homem destruirá a si próprio. Meus filhos ou os filhos dos meus filhos serão testemunhas deste tempo . Estou amargurado e este texto é um desabafo.

Passados 31 anos, as guerras aí estão, estamos poluindo como nunca, a desigualdade social persiste. Meu filho mais velho é Administrador de empresa,não gosta de política, seu filho, que leva o meu nome passou no vestibular e vai ser um futuro advogado. O homem está se adaptando a conviver com as máquinas, mas o nosso futuro e o futuro do planeta continua sombrio, não apareceu nada ou ninguém para nos guiar. Estamos sós.

3 comentários:

  1. Está surgindo sim, a comunicação democrática da net que nos permite observar melhor algumas atitudes e tomar providências mais rápidas sobre muitas coisas.
    Belo e emocionante seu texto

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcos
    Adorei o seu texto!!! Parabéns!!!
    Acredito que a única coisa que possa mudar o mundo em que vivemos é o amor. O amor pela natureza, o amor pelos animais, o amor pela vida e principalmente o amor pelo próximo. O amor é um sentimento que nos encorajam a olhar a vida de outra maneira e assim passamos a acreditar mais na felicidade e acabamos nos movendo em busca de um mundo melhor.
    Violências, desigualdades sociais, corrupções, degradação do meio ambiente, são acontecimentos que assistimos todos os dias de braços cruzados e isso é uma conseqüência da falta de esperança de nosso povo. O amor produz esperança e acredito que com ele podemos mudar a nossa realidade.
    Um grande abraço
    Patrícia Garcia

    ResponderExcluir
  3. Marcos
    Belo seu texto; Alias tudo o que o Sr. escreve é muito bom.
    Previsões sóbrias, é um belo texto que mostra a realidade da destruição do planeta terra, principalmente com a ação do homem.
    Precisamos de muito equilíbrio, muita vontade de querer resolver a situação. Querer saber o que vamos deixar para nossos sucessores, que planeta vamos deixar. Penso que a maioria dos ricos deliquentes, dementes, aproveitadores, insensatos, só pensam no momento hoje.
    Achar que devemos deixar as coisas só na mão de DEUS, não resolve, temos que fazer a nossa parte. Acorda humanidade.
    Ah também sou vascaíno com muito orgulho “ Que o Senhor esteja sempre comVasco”
    Abraços
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau SC

    ResponderExcluir