quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O médico, o carnaval e a madrinha do vereador.

Apesar da imensa responsabilidade de ser o único médico do Municipio de Atilio Vivácqua e isso representava não ter hora nem dia para atender meus pacientes, nunca deixei de fazer o que mais gostava na época. Futebol, serestas, bailes, uma cervejinha e principalmene o carnaval. Pois bem, no carnaval de 1980, o baile no Centro Comunitário estava animado e eu, fantasiado com um saiote, colar de havaianas, brincos e algumas vodkas na cabeça me divertia a valer com os amigos, quando fui chamado pelo porteiro, dizendo que o vereador Silas queria me falar. Dr. Marco o sr. tem que ir lá na roça ver a minha madrinha que esta muito mal. Mas Silas, ponderei, são duas horas da madrugada, olhe minhas roupas, já tomei uns goles, não da pra ser de manhã? indaguei. Não, tem que ser agora, senão ela não amanhece. Chamei meu assistente, um amigo chamado Peru (apelido), passei rapidamene em casa, apanhei minha maleta e fomos fazer o atendimento. Trinta minutos de carro, estrada ruim pois tinha chovido muito, tivemos que atravessar um córrego que havia transbordado e finalmente chegamos. Deparei-me com uma senhora, já com seus sessenta e poucos anos, rodeada de familiares e passando muito mal. Imaginem o espanto ao depararem com um jovem médico, fantasiado, meio alcoolizado, acompanhado de um assistente igualmente fantasiado e carregando minha maleta de primeiros socorros. Cumprimentei o pessoal da casa e fui examinar a paciente. Rápidamente percebi que se tratava de uma crise hipertensiva em paciente portadora de insuficiência cardíaca, portanto prestes a ter um edema agudo de pulmão. Mediquei com o que tinha em mãos na época, isso é diurético ( apliquei 2 ampolas de lasix EV) e um anti hipertensivo chamado serpasol ( 1 amp. IM), coloquei a paciente sentada com as pernas dobradas, abri as janelas para aumentar a ventilação. Aguardei mais ou menos umas meia hora, a pressão começou a baixar. Apliquei mais uma ampola de lasix e me despedi. Agradecimentos, queriam pagar e eu disse que depois a gente acertava porque voltaria mais tarde para ver a paciente. Voltamos pro baile a tempo de aproveitar o resto da festa e tomamos mais umas vodkas, que ninguém é de ferro. Pois bem, acordei com uma ressaca daquelas mas, à tarde voltei na casa da madrinha do vereador para ver a paciente que graças a Deus estava melhor. Tratei dela por mais de 20 anos depois desse episódio. Assim fui criando minha imagem , fazendo amigos e fincando raízes nesta terra maravilhosa chamada Atilio Vivácqua.

4 comentários:

  1. Um Dia Deus no céu estava muito preocupado com as coisas que aconteceia aki na terra, e pensando como faria para selecionar um pouco desses problemas, olhau bem la no canto um anjo que estava sendo amigo,solidario,responsavél com os demais anjos e pensou ja sei o que vou fazer!!
    Chamou então esse anjo bem proximo a ele e disse:- Vou te enviar a terra, vc será os meus olhos diante de algumas dificuldade que o meus filhos passam vc será o anjo da quarda de cada um deles usará a mesma vestes que é digno a vc, agora vá meu filho amado e sempre quando se sentir em duvidas, no silencio de seu coração me chame que estarei la ,para te guiar nos momentos mais dificil,Meu filho vc recebera o nome de MARCO SOBREIRA, será um medico integro,solidario,amigo,resposavél. E assim foi feito,hoje temos aki junto aos outros anjo o Senhor.
    "Dr. Marco Sobreira"
    Mas nessa sua Historia percebes que o Senhor é um homem que faz honra ao seu juramento e com amor no que faz.

    Que o nosso Senhor jesus Cristo esteja sempre te iluminando.
    Juliana :)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei impessionado, porém pelo carater e a determinação que o Dr. Marco tem, não era de se esperar menos do que essa incrível vitória, diante das adversidades daquela época.

    ResponderExcluir
  3. Ser profissional de saúde exige conhecimento científico, dedicação e acima de tudo amor a profissão e ao próximo. Essas qualidades são caracteristicas do Marco Sobreira que demonstra um amor enorme ao povo Atiliense.
    Nos dias atuais é muito comum depararmos com profissionais de saúde que se distanciam cada vez mais da assistência, do paciente; sendo o paciente objeto de consumo e não um ser humano fragilizado que necessita de cuidados. A busca desenfreada pelo ter deixou de lado a essência do cuidado, dando espaço a produtividade no final do dia. Pensa-se em números de atendimentos e não na qualidade destes atendimentos. È preciso resgatar a essência verdadeira do que é ser um profissional de saúde, valorizar o ser humano, ter dignidade e respeito a vida alheia!!! ainda há tempo!!!!
    Parabéns Dr. Marco pela história de vida, pela dedicação ao paciente, pelo amor a Atílio Vivacqua, que também é meu!!!! Grande abraço, enf. Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Bom, cresci rodiada de tantos agradecimentos fruto da sua capacidade de assistir aos seus amigos e pacientes.Agradecimentos feitos por amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Parabenizo a você pai, por tanto amor e carinho por essas pessoas, obrigada por ser assim eu tenho muito orgulho de você!

    ResponderExcluir