segunda-feira, 21 de junho de 2010

IRÃ IMPEDE ENTRADA DE INSPETORES DA AIEA.

AE - Agência Estado


O governo do Irã informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que dois de seus inspetores não poderão entrar no país, após terem vazado informações e elaborado relatórios falsos, afirmou hoje a agência de notícias Isna em seu site, citando o chefe do programa atômico do país, Ali Akbar Salehi. De acordo com Salehi, os nomes dos dois inspetores da AIEA foram entregues à agência na semana passada.

"Esses dois inspetores não têm o direito de vir ao Irã, porque eles vazaram informação antes de ela ter sido oficialmente anunciada e também elaboraram relatórios falsos", afirmou Salehi, segundo a Isna. "Em outras palavras, essas duas ações nos levaram a impedir que eles viessem ao Irã."

A medida ocorre em um contexto de tensão entre o Irã e as potências internacionais por causa do programa nuclear do país persa. Mais cedo neste mês, o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma quarta rodada de sanções contra Teerã por seu programa nuclear. Potências lideradas pelos Estados Unidos temem que o Irã mantenha um programa nuclear secreto, para produção de armas, mas os iranianos alegam ter apenas fins pacíficos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário