O Brasil pode ter melhorado em muitos aspectos, é evidente que a renda do brasileiro aumentou e que a vida melhorou, embora estejamos longe de uma distribuição mais justa da riqueza nacional. Milhares de pessoas conseguiram sair da pobreza absoluta, nossa economia reflete hoje os fundamentos implantados no governo FHC e mantidas nos governos Lula e Dilma.
Entretanto, infelizmente a saúde pública permanece de péssima qualidade, prejudicando justamente a camada mais pobre. Estamos cansados de ver exemplos diários nos telejornais, numa repetição macabra de filas, doentes morrendo na porta dos hospitais ou jogados em corredores infectos, numa visão degradante da condição a que são submetidos os pacientes do SUS. Descaso, irresponsabilidade e incompetência dos responsáveis em obedecer a Constituição e ofertar saúde de qualidade para todos.
Um grande problema continua sendo a marcação de exames e as cirurgias eletivas, já que a tabela do SUS continua com preços muito abaixo do mínimo aceitável, profissionais continuam evitando realizar os procedimentos e exigem que a Superintendência compre os procedimentos com preços a níveis de mercado e aí começa o sofrimento daqueles que dependem da agilidade do sistema.
Quem acompanha esse blog sabe do caso do meu paciente que com uma lesão vegetante de bexiga , urinando sangue permanentemente, necessitava de procedimento cirúrgico. Processo na superintendência para a compra do procedimento, já que os urologistas se negavam a fazer pela tabela. Pois bem, o paciente faleceu uns 30 dias depois sem que a cirurgia fosse realizada. Não comuniquei à superintendência regional o falecimento de propósito, pois queria saber quando a cirurgia ia ser liberada.
Confesso que na luta do dia a dia, já não me lembrava do caso quando fui avisado pela assistente social do hospital que tinham ligado da Superintendência informando que a cirurgia tinha sido comprada. Peguei o telefone e retornei, travando o seguinte diálogo com a funcionária responsável.
-Boa tarde, aqui é o Dr. Marco Sobreira e quero falar a respeito do paciente M.S.R,
-Boa tarde, doutor, a cirurgia foi liberada,
-Olhe amiga, não leve a mal, mas quero informar-lhe que esse paciente já faleceu há 60 dias,
-Ah, lamento muito,
-E é para lamentar mesmo, já estou cansado de falar com vocês, inclusive com o Superintendente que esse atraso na compra dos procedimentos é absurdo e inaceitável.
-Olhe doutor, o senhor tem razão, mas não tenho culpa,
-Não estou dizendo que a culpa é sua, a culpa é do sistema que não tem a agilidade que precisa, os pacientes não podem esperar pela burocracia e não posso te afirmar que a cirurgia salvaria a vida dele, mas o que temos que lamentar é que um procedimento importante e necessário não foi realizado em tempo hábil. Favor comunicar aos seus superiores do meu descontentamento, passar bem.
Então amigos, esse é apenas um caso, imaginem o que não se passa nesse Brasil, quantas pessoas estão morrendo por falta de um sistema que proporcione tratamento digno a todos os brasileiros. Estou cansado, mas continuarei lutando.
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