segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENSAIO PARA O CAOS, IMAGINEM NA COPA

Mau atendimento, filas gigantescas, demora no embarque, overbooking... essa foi a via-crúcis dos passageiros que tentaram viajar neste fim de semana no aeroporto de Brasília. Para piorar, a Polícia Federal identificou desvios de R$ 1,2 bilhão em obras da Infraero destinadas a ampliar os terminais do DF, Goiânia, Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Vitória


Às vésperas do Natal, passageiros enfrentam dificuldade no aeroporto de Brasília. Queixas vão de demora no embarque a overbooking

As filas gigantescas no saguão de embarque do Aeroporto de Brasília no sábado e no domingo deram uma pequena amostra dos aborrecimentos que estão por vir esta semana, a última antes do Natal.

Vários passageiros reclamaram da demora no atendimento, dos atrasos dos voos e até de overbooking (prática das companhias de vender mais passagens do que os assentos disponíveis no avião), que é proibido. O Juizado Especial do terminal recebeu 60 reclamações de sexta-feira até as 16h de ontem.

"A tendência é que as queixas aumentem nos próximos dias", previu o conciliador do juizado Renê Cássio. Segundo ele, os passageiros têm dificuldades na obtenção de informações dos voos para poderem fazer as reclamações. Até as 18h de ontem, de um total de 1.658 voos domésticos em todo o país, 52 haviam sido cancelados e outros 121 decolaram com atraso de mais de meia hora. Em Brasília, dos 116 previstos, 17 extrapolaram a demora permitida e três nem mesmo partiram.

Chegar com antecedência ao aeroporto, como pedem as empresas aéreas, não é mais garantia nenhuma. A aposentada Iracema de Almeida e a consultora Regina Corbucci seguiram a recomendação, mas foram surpreendidas pela informação de que as aeronaves estavam lotadas. Regina não conseguiu embarcar para o Rio de Janeiro no voo das 9h40 e perdeu um compromisso. "A atendente disse que o check-in foi encerrado mais cedo. A companhia foi inflexível. É um absurdo", afirmou. Ela foi posta em outro voo da TAM e só conseguiu deixar Brasília quase seis horas depois do previsto.

Iracema e o marido chegaram ao terminal às 9h10 para o voo da TAM das 10h50 para Fortaleza, mas também foram vítimas do overbooking. Apesar de seus esforços para embarcar mais cedo, o casal só foi incluído num voo às 21h. Após uma reclamação no juizado, a companhia colocou os dois numa aeronave da Gol, com previsão de partida às 13h15. "Vou concluir a queixa quando voltar", prometeu ela.

Fonte: Correio Brasiliense

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