sexta-feira, 6 de maio de 2011

MORTES SUSPEITAS POR DENGUE


                               
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 15 vítimas da doença foram submetidas a investigações sobre causas de óbito desde janeiro de 2011.
Exames confirmaram uma morte por dengue e descartaram outras oito. Seis casos ainda estão em análise.
A Secretaria da Saúde aponta que 9.175 pessoas foram infectadas pelo Aedes aegypti em Ribeirão neste quadrimestre.
No ano passado, quando a cidade registrou 30 mil casos da doença, 11 mortes foram investigadas --em Nove registros, a dengue foi confirmada como causa.
O professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Victor Hugo Aquino, acredita que o número de casos graves deve aumentar em consequência de uma hiperendemia de dengue.
Ele estima que 70% da população de Ribeirão já esteja infectada por algum dos sorotipos da doença.
Apesar de ficar imune ao tipo de vírus contraído na primeira vez, a pessoa corre risco de ter, numa segunda infecção, a forma hemorrágica, a mais grave da dengue.
Neste ano, foram registrados 20 casos desse tipo -um terço do total de 2010.
A Secretaria da Saúde, no entanto, não considera que esses dados sinalizem o recrudescimento da epidemia.

Saiba mais sobre a transmissão e sintomas da dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera no verão devido ao aumento de criadouros --pneus, garrafas, vasos etc que acumulam água. A prevenção é feita com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como pneus garrafas, vasos e caixas d'água destampadas.


Os sintomas aparecem de 3 a 15 dias. Na dengue clássica, a pessoa contaminada tem febre alta seguida de dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas na pele. Pode haver sangramento gengival, gastrointestinal e nasal. Na dengue hemorrágica, o doente sente os mesmos sintomas, bem mais intensos. Há risco de morte

Fonte: Folha.com - Cotidiano.






Um comentário:

  1. A Dengue é um problema grave, uma doença que ocorre por deficiência sanitarista municipal, ações sanitárias nas diversas cidades brasileiras e do empenho do Povo em manter limpa as áreas externas de suas residenciais. Há que haver interesse de ambas as partes.

    ResponderExcluir