segunda-feira, 2 de maio de 2011

PEDIATRAS EM EXTINÇÃO? (By Marco Sobreira)

O Fantástico fez reportagem recentemente denunciando a falta de pediatras no Brasil, achei a reportagem superficial, a situação é muito mais complexa do que o denunciado e o que é pior, não vejo solução a curto prazo. A situação no interior do país é muito mais complicada e são várias as causas que estão afastando os jovens médicos da pediatria. Na verdade, o pediatra é um clinico geral de crianças e as crianças não são adultos pequenos, o que torna muito mais preocupante a falta desse tipo de profissional, já que a grande maioria dos clínicos gerais não gostam ou têm sérias dificuldades com os problemas infantis.


Numa época em que se supervalorizam os especialistas, a pediatria sofre preconceito como sofreram os clínicos gerais e sanitaristas no passado, assim muitos preferem fazer neuro pediatria, gastro pediatria, ginecologia infantil e muitas outras sub-divisões do que outrora era exclusividade do pediatra.

A falta de hospitais infantis na grande maioria das nossas médias e pequenas cidades é outra causa dessa carência, hospitais gerais raramente dispõem de serviço especializado em pediatria, obrigando o profissional a viver basicamente de ambulatórios e consultório para atender a particulares e planos de saúde. Na quase totalidade dos PAMs, não há o plantonista exclusivo para as crianças, o Programa de Saúde da Família a despeito dos esforços das entidades médicas ainda não inclui na equipe o pediatra, o que aumentaria consideravelmente o mercado de trabalho.

Resumindo, baixos salários pagos pelos órgãos públicos no atendimento ambulatorial, supervalorização dos especialistas numa medicina cada vez mais dependente de exames caros e sofisticados, falta de hospitais infantis com superlotação dos que existem, falta de vontade política para incluir a especialidade nos plantões gerais dos PAMs e nas equipes do PSF estão extinguindo um dos mais belos e necessários profissionais da área da saúde, O MÉDICO PEDIATRA.

3 comentários:

  1. Uma grande pena que isto esteja acontecendo... Ontem num hospital particular, chegou um bebe que tinha se afogado na piscina. Foi um desespero. Todos os médicos se juntaram e o pediatra que realizaram os outros procedimentos. Belíssima profissão e ser pediatra deve ser uma delícia. Imagina poder cuidar de bebezinhos indefesos? Ótimo artigo! Merece ser lido pelos estudantes que ainda estão indecisos sobre a especialização a ser escolhida. PEDIATRIA tão importante quanto as outras. Governo deveria valorizar a profissão que salva vidas, mas estão preocupados com outras coisas sem importância... affffff. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcos;
    Vc foi meu pediatra e dos meus irmãos na década de 80 e início de 90. Muito legal ver q vc continua atendendo no mesmo lugar.
    Meu nome: Susana Veloso de Souza (38 anos)
    Meus irmãos: Renata Veloso de Souza, Igor Castro Lima de Souza e Gabriella Castro Lima de Souza ( Paternos/Mãe-Mirian ) e Thiago José Veloso de Magalhães e João Ricardo Veloso de Magalhães ( Maternos/Mãe-Conceição )

    ResponderExcluir