sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MENTIRAS, VERDADES E O JULGAMENTO DO MENSALÃO

Uma "assanhada" casa noturna anunciou em outdoor: "Invente uma desculpa e venha". A propaganda, bem humorada, estimula o cliente a... mentir! Mentir é comum, ainda que a mentira seja malvista. O oposto da mentira é a verdade. E a verdade diz que mentir vai contra os padrões morais. E assim, a mentira chegou ao posto de "pecado". Na filosofia, a mentira provoca intensos debates. Platão dizia que mentir é permissível em algumas situações, já Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram que não.

A mentira pode ser trágica. O ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels tornou célebre a frase "uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade". Acredite, a mentira é matéria de estudiosos que até a classificam: a) ofensiva e mal intencionada; b) inofensiva e jocosa. Não se pode esquecer da "mentira social" considerada inofensiva e até mais prudente do que a verdade absoluta. O "eufemismo" é considerado uma mentira razoável por reduzir o impacto de uma verdade desagradável: "você não está gordo, está forte". Também é uma arte, Pinóquio que o diga. A ficção é uma prazerosa mentira e os humoristas mentem para fazer graça…

A história está recheada delas. O ex-presidente Collor em sua campanha à Presidência, em 1989, dizia que não mexeria na poupança dos brasileiros e foi a primeira coisa que fez ao assumir o comando do país. O golpe militar de 1964 foi chamado de "revolução" de 31 de março. Na verdade, o processo culminou no dia 1º de Abril, dia da mentira. Recentemente foi criada a Comissão Nacional da Verdade que investiga as violações dos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1988. Cabral descobriu o Brasil, diz a história. Mas já não havia índios por aqui? Há muitas "meias verdades" que aprendemos na escola. Portanto, há muitas mentiras nos livros escolares.

O STF está a decidir se os 38 réus denunciados no esquema do mensalão" participaram ou não da compra de votos de parlamentares no governo Lula. É o embate da mentira contra a verdade. Será a decisão dos ministros fruto de uma verdade absoluta ou de uma mentira que não pode ser provada? E a defesa? Mentira de advogado é permissível?

Este é um tema atual. A campanha eleitoral e as falsas promessas estão aí para não me deixar mentir. Sejamos justos: a propaganda da tal "casa noturna" é até muito inocente.


Carlos Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário