O candidato tucano a presidente José Serra lidera com 44,8% das intenções de votos estimuladas no Estado. a candidata petista Dilma Rousseff aparece em segundo, com 24,9% das intenções. O ex-governador de São Paulo ampliou de 17 pontos, em março, para 20 pontos em maio sua vantagem sobre a ex-ministra de Lula, aponta a pesquisa do Instituto Futura.
O cenário das estimuladas - quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado - mantém a presidenciável do PV, Marina Silva, na terceira posição, mas com seis pontos a mais do que tinha há dois meses. Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina tem 10% das estimuladas - tinha 4% em março. A medição também mostrou que a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) tem 5,9 pontos percentuais para presidente, mas pouco avançou ante os 5,8% apresentados em março.
No cruzamento de dados por faixa etária, José Serra lidera com ampla vantagem em todos os segmentos - na maior vantagem registrada, ele tem 56% da preferência entre os que tem 50 e 59 anos, margem de idade na qual Dilma aparece com 17,3%.
Quando considerado o grau de escolaridade, o tucano também lidera na casa dos 40% tanto no fundamental quanto no médio e no superior, enquanto Dilma assume a segunda colocação na casa dos 20%. Ainda cruzando o resultado estimulado por classe social, a liderança permanece com o tucano em todas as classes. Dilma fica em segundo, mas diminui a diferença com Serra na classe A/B, onde a petista tem 30,8%, ante 41,8% do candidato tucano.
INTENÇÕES ESPONTÂNEAS
No cenário de intenções estimuladas para as eleições presidenciais, quando o entrevistado cita nomes sem a apresentação de uma lista prévia - José Serra continua em primeiro lugar, com 21,9%, mas é seguido de perto por Dilma Rousseff, que capitaliza 18% das intenções. Ciro Gomes (PSB) foi citado por 3,8% dos entrevistados, enquanto Marina Silva aparece com 0,8%.
No cruzamento de dados, Serra não ganha em todas as faixas etárias: fica com 14,1% entre 20 e 29 anos enquanto Dilma tem 21%.
Futura mediu conhecimento de candidaturas
A pesquisa Futura aferiu se o eleitor sabe quem são os candidatos a presidente. Dos que disseram sim, 45,6% citaram a candidata Dilma Rousseff e 44,9% lembraram o nome de José Serra. Os dois ampliaram em mais de 20 pontos esse quesito, se comparado à medição de março, quando a petista foi mencionada por 25,8% dos entrevistados e Serra, por 20,8%. Nesses dois meses, Marina Silva (PV) passou de 2% para 13,9% o percentual dos que sabem que ela é candidata. No cruzamento, Dilma empata com Serra em todos os níveis de escolaridade e se sobressai ao tucano na classe A/B, com 68,1%. O entrevistado podia citar mais de uma opção de resposta.
Hartung é mais aprovado que Lula
Os índices de aprovação pessoal do governador Paulo Hartung (PMDB) superam o do presidente Lula no Estado, aponta o Instituto Futura. No somatório de bom e ótimo, Hartung alcança 76,3%, enquanto Lula chega a 73,4% de aprovação.
Os índices de avaliação do governo do estado também aparecem à frente do governo federal. A gestão estadual tem 66% de avaliação positiva - soma de bom e ótimo, enquanto o governo Lula tem esse mesmo índice em 60,7%.
Hartung é avaliado negativamente por 4,5% dos entrevistados e é considerado regular por 17,5%. Por grau de escolaridade, o governador tem a melhor avaliação no ensino superior, com 84,4%.
Já o governo do Estado recebem nota “ruim” e “péssimo” de 6,1%, ao passo que 25,1% o consideram regular. No cruzamento por classe social, o governo tem a melhor avaliação na classe A/B, com 74,8%.
Quando se considera o governo federal, o índice de regular atinge 27,6 dos entrevistados, enquanto a avaliação negativa chega a 7,9%. Quando os índices são considerados à luz do cruzamento segundo a escolaridade e a classe social, têm-se a melhor avaliação do governo federal no ensino fundamental, com 63,4%, e na classe A/B, com 68,2%.
Já o presidente Lula recebe as melhores avaliações no ensino fundamental, com 78,2%, considerado o grau de escolaridade. O presidente é “ruim” e “péssimo” para 6,3%, enquanto os que o consideram “regular” correspondem a 19,6% dos entrevistados.
Comparada à aferição de março do Futura, Hartung aumentou seu desempenho, já que naquele mês tinha 72,8% de “bom” e “ótimo” somados. Já Lula aumentou a aprovação de 68,9% em março para 73,4% em maio.
Avaliação
66% de aprovação
É o índice de aprovação do governo Paulo Hartung medido pelo Instituto Futura. A aprovação do governo federal chega a 60,7%.
Que manster!!
ResponderExcluirCom Serra o Brasil pode muito mais!!
E tem que ser no primeiro turno
45 45 45 45 45 45 45 45 45
Quem le, sobre o Brasil
ResponderExcluirSobre educação, saude, estradas e segurança
jamais votaram no PT.
Os Estados governados pelo PT a violencia
aumentou de forma assustadora, Salvador esta
um terror com Jaques Wagner.
Serra urgetemente presidente