quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A PORTA ARROMBADA (By Marco Sobreira)


Certas coisas não mudam nesse país, uma delas é a de que só fechamos as portas depois de arrombadas. O exemplo mais recente é o caso da explosão do restaurante no centro do Rio de Janeiro. Todos nós ficamos horrorizados com as imagens, com o drama dos feridos e com os corpos despedaçados, uma tragédia que certamente poderia ter sido evitada.

Sim, porque agora, só agora o governo do Sr. Eduardo Paes lembrou de baixar portarias exigindo fiscalização de todas as distribuidoras de gás e fixando prazo máximo de dez dias o tempo de vigência do Alvará de funcionamento provisório. E aí uma pergunta se faz necessário; Por que essa providência não foi tomada antes? Foi preciso morrer alguém para que as autoridades atentassem para o perigo que representa o estoque de botijões de gás nesse tipo de restaurante?

Para mim, ao editar as portarias o Governo Municipal admitiu que no mínimo houve crime de omissão, não tem validade para os que morreram e os que ficaram gravemente feridos, alguém tem que ser responsabilizado, embora saibamos que nada vai acontecer, ficará o jogo de empurra, cada qual querendo tirar o seu da seringa. Todos nós estamos cansados de saber que a fiscalização não funciona nessa república de bananas, fiscais fazem “vista grossa” em troca de propinas, é a maldita corrupção entranhada em todos os setores de nossa sociedade. O exemplo vem de cima, do núcleo do Poder, alguém tem dúvidas de que o exemplo do nosso palestrante-mor estimula e incentiva a ilicitude?

Aproveito para fazer um alerta, o período das chuvas está chegando e pelo que tenho acompanhado nada foi ou está sendo feito para que as tragédias como a  da serra fluminense não se repita, e aí as cenas se repetirão, políticos oportunistas sobrevoando as áreas atingidas, imprensa divulgando à exaustão, povo se mobilizando para enviar donativos, prefeitos decretando estado de calamidade pública, dinheiro para reconstrução e para os bolsos dos abutres de verão, da corja que assalta, que enriquece às custas da morte e do desespero da população atingida.

 Mas tudo bem, teremos a copa do mundo, saúde? Pra que se teremos a copa, educação? Pode esperar, teremos a copa, segurança? Tolice, teremos a copa, e os ladrões de casaca engordarão suas contas bancárias às custas da paixão do nosso povo pelo futebol.

Está avisado, depois da porta arrombada não adianta chorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário