segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRAIM TO TIBET x TREM BALA NO BRASIL.




"....O trecho da linha chinesa custou  4,1 bilhões de USD e a construção foi finalizada 1 ano antes do previsto.

Atravessou as  altas montanhas do Himalaia que se situam a 5.000 metros de altitude. Os trabalhadores na construção tiveram que usar máscaras de oxigênio e câmaras pressurizadas para poderem trabalhar. Sempre que possível a ferrovia passava em pistas elevadas para permitir a passagem dos animais em migração natural, dado que foi concebida sempre minimizando o impacto ambiental.

Dos 1.956 km, 500 km atravessaram solos que ficam congelados no inverno e viram lama no verão. Imagine-se o processo de  contração e expansão que ocorre em tal tipo de terreno e a tecnologia empregada e que era desconhecida, até então. E sobre esse tipo especial de solo foi construida uma ponte de 11.7 km. Pela altitudeos carros de passageiros têm que ser pressurizados como são os aviões.



Agora, façamos a comparação com o projeto do trem-bala Rio-SP, de 400 km de extensão, o que significa 1/5 da distância percorrida pelo trem chinês. E observe bem que o trem chinês atravessa montanhas de até 5.000m de altura.

O trem-bala brasileiro atravessará a Serra das Araras, provavelmente 1/5 da altitude do Himalaia. E não atravessará 500 km de terreno congelado.

Digamos que os 4,1 bilhões de dólares americanos tenham sido gastos somente para a estrutura da ferrovia e que não estariam, aí incluidos, o custo dos trens em si. Considerando o preço de uma locomotiva a USD$5.000.000,00; 20 carros de passageiros a USD$2.000.000,00, cada, teríamos uma composição com o custo de $45 milhões de dólares. Estimando 10 composições para trafegar nesses 1.956 km, seriam mais 450 milhões de dólares.



Vamos exagerar, digamos que os trens custassem 1 bilhão de dólares. Aí o custo dessa ferrovia chinesa teria ficado em 5 bilhões de dólares americanos!

Podemos argumentar, lembrando que os operários chineses são sabidamente explorados, mal remunerados e supor que os envolvidos nessa mega-obra, viveram durante o trabalho em condições precárias, inadequadas de alojamento, o que sem dúvida fere os direitos humanos e nos deixa revoltados! Mas a diferença de custos seria tão chocante assim, fosse diferente?

Em 22 de abril de 2011, recalcularam o custo do trem-bala brasileiro, trecho Rio/SP, para algo em torno de, pasmem!, 55 bilhões de reais.

Fonte: http://bit.ly/nh2sDN

Um comentário:

  1. Leio tudo o que posso sobre o Himalaia e qualquer livro sempre dá belíssimas descrições da região.
    Imagino a dificuldade deles e ñ imagino que o "nosso" não dê nenhum problema , descontado o atraso e a roubalheira.

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