segunda-feira, 27 de junho de 2011

DESABAFO DE UMA CIDADÃ.

A jornalista Marli Porto já foi chefe de Reportagem da Redação Multimídia e hoje é editora de Cidades do jornal Notícia Agora. Faz parte de sua rotina, infelizmente, lidar com a violência nossa de cada dia. Na sexta-feira passada, ela e seu filho foram assaltados. E Marli faz seu desabafo neste texto:

"Na última sexta-feira, como tantos outros cidadãos, fui mais uma vítima da violência. Eram 14 horas. Havia muito movimento no Centro da Cidade. Voltava para casa com meu filho, de 11 anos. Levava comigo a bolsa e um pacote com um par de tênis que havia acabado de comprar para ele. A 30 metros de minha casa, no Parque Moscoso, fui abordada por dois jovens, usando blusas com capuz.

Um deles gritou: 'Perdeu!', e o outro, me pegou por trás, pelo pescoço, me derrubando no chão. Meu filho começou a chorar. Um arrancou a bolsa das minhas mãos, enquanto eu estava no chão. E levou também o pacote com o tênis. O outro deu um tapa na mão do meu filho e pegou uma revistinha. Os dois saíram correndo, um em direção ao Morro do Moscoso. Muitos vizinhos e pessoas que passavam pela rua viram a cena. Alguns gritaram. Mas, com medo, ninguém interferiu. Uma vizinha ligou para a polícia. Perdi tudo o que tinha: documentos, celular, óculos de grau, cartão de crédito, do plano de saúde, crachá da Rede Gazeta.

A polícia foi acionada por uma vizinha. Segundo ela, pelo telefone, a atendente do Ciodes perguntou se era para enviar uma viatura. Meu marido também ligou para a polícia. Mas nenhuma viatura apareceu. Só me restou registrar ocorrência na delegacia. Pelo caminho, fui sabendo de outras histórias. E há bem piores. Conheço um comerciante, aqui do Parque Moscoso, que reagiu a um assalto. O bandido foi preso e, da cadeia, agora, faz ameaças a ele e à família.

A sensação de insegurança é muito grande, o número de viciados em drogas andando pelas ruas só aumenta, principalmente na região do Centro. Enfim, somos todos reféns da violência. Para mim, resta, graças a Deus, o consolo de que meu filho está bem, aqui do meu lado."

COMENTO: Este é o país em que vivemos amiga, dê graças a Deus por estar viva junto com seu filho, somos reféns da bandidagem, não é sem motivo que cada dia mais preferimos nos isolarmos em nossas casas, comprar via internet, se divertir sem sair da pseudo-segurança do lar, isso mesmo porque é falsa a nossa impressão que estamos seguros em nossa prisão particular. A pergunta é: O que faz o governo para proteger os cidadãos de bem, os trabalhadores honestos. Estamos prestes a voltar aos tempos de que cada um deve fazer sua própria segurança, estamos a um passo da anarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário