sábado, 25 de junho de 2011

CEPA LETAL DA E.COLI PODE TER CHEGADO AO BRASIL.

O Ministério da Saúde informou ontem a notificação dos dois primeiros casos suspeitos de infecção no país da cepa (tipo) da bactéria E.Coli, que circula na Alemanha.

O órgão foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, São Paulo, da suspeita de dois pacientes que voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no último dia 14. Os nomes não foram divulgados, mas, segundo o Ministério da Saúde, ambos passam bem e não estão internados.

Laboratório
De acordo com nota divulgada pelo órgão federal, "não há risco de surtos no Brasil a partir dos casos identificados na cidade paulista". As autoridades de Saúde aguardam o resultado do exame laboratorial das amostras de fezes para confirmar ou descartar a suspeita.

Até ontem, segundo o Ministério da Saúde, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa havia relatado 3.836 casos de infecção pela E.coli, com 45 mortes, 43 delas na Alemanha, que concentra 97% das infecções, com 3.717 casos. O restante ocorreu na Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, Suíça e Suécia.

O ministério recomenda que quem for viajar para o exterior, principalmente para países da Europa e para os Estados Unidos, evite ingerir alimentos crus, de origem vegetal ou animal.

Não há recomendação de restrição de viagem por conta do surto da infecção por E. Coli, mas o ministério reforçou o alerta para que os profissionais de saúde da rede pública ou privada estejam atentos a pacientes com histórico de viagem internacional, nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha.

Também é necessário que os profissionais de saúde fiquem atentos a pacientes que apresentem fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue, principais sintomas nas pessoas infectadas pelo tipo mais agressivo da bactéria, a E.coli enterohemorrágica.

Segundo a OMS, a maioria dos casos ocorridos fora da Alemanha, incluindo os dos Estados Unidos, está vinculada a pessoas que estiveram no país europeu, especialmente no norte, na região da cidade de Hamburgo.

Sintomas: cólica forte e diarreia com sangue

A contaminação pela bactéria E.Coli causa fortes cólicas abdominais e diarreia, muitas vezes com sangue. A contaminação ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é o contágio por via das fezes ou oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados.

Contaminação
3.836 casos de infecção
Segundo a Organização Mundial da Saúde, foi esse o número de casos de infecção por E.Coli relatados na Europa até ontem. Das 45 mortes, 43 foram na Alemanha

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário