sábado, 13 de fevereiro de 2010

O DISCÍPULO DE MAQUIAVEL.

Confesso que uma coisa tem atormentado os meus pensamentos ultimamente, Por que o Lula lançou e abraçou a Dilma como sua candidata, passando por cima do PT e dos aliados que compôem a base governista e dão sustentação ao seu governo? Afinal, a ministra não tem experiência eleitoral alguma, jamais disputou um cargo eletivo, não tem boa oratória, é tida como autoritária e mau humorada pelos próprios companheiros. Não conhece bem o Brasil, se diz mineira, mas confunde Governador Valadares com Juiz de Fora, não gosta de pão de queijo, muito menos linguiça com pão.Teve um atuação discreta como Ministra de Minas e Energia e no apagão que atingiu todo o Brasil veio com explicações desmentidas pelos técnicos do próprio governo. Ligada a extremistas, participou de atos de guerrilha, como assaltos, sequestros e outras ações que não cabe aqui explicitar, mas que com certeza, numa campanha política virão à tona. Sem cacife eleitoral ou força para conter a fúria por cargos de seu principal aliado, o PMDB, que com Sarney, Renan, Lobão, Jucá , Temer e outros menos famosos, certamente e seguindo a tradição pmdebista, avançarão sobre os cargos da República como uma alcatéia de lobos famintos. Sem experiência administrativa dependerá cada vez mais de assessores, o que não daría ao seu Governo o comando de seus pensamentos, obrigando-a a depender cada vez mais da opinião alheia. Por fim, ainda tem o seu estado de saúde, que apesar do tratamento bem sucedido, não está livre de recaídas e complicações, deixando sempre margens à duvidas e especulações sobre sua sanidade. Então por que o Presidente aposta tão alto nesta candidatura?

Pode-se pensar tudo do Lula, mas não submestimem sua inteligência e astúcia política. Conhecendo a sua personalidade narcisista e sabendo que é inevitável o ostracismo pós mandato,  arquitetou um plano que faria Maquiavel morrer de inveja.Com popularidade beirando os 80% imagina que fará o sucessor que quiser e não lhe convém eleger alguém com luz própria necessária a futuras comparações. Astutamente, após 7 anos seguindo a política de centro esquerda de FHC, fazendo o jogo dos banqueiros, súbitamente insiste na baixa sistemática dos juros, contrariando seus amigos do sistema financeiro que temem  um aumento do consumo e do endividamento com consequente elevação da inflação. Irresponsávelmente reajusta o salário mínimo acima dos limites da prudência, pouco se importando se isso vai elevar o défict da previdência e se os prefeitos de municípios pequenos e mais pobres, principalmente do Nordeste têm capacidade para assimilar o impacto do reajuste em suas despesas com o funcionalismo municipal. Aumenta valores do bolsa família e amplia o número de famílias beneficiadas com evidente propósito de marcar sua imagem como o Presidente que se preocupa com os mais necessitados , ignorando os efeitos futuros e deixando sua  sucessora com pouca ou quase nenhuma margem para reajustes futuros. Perdoa dívidas de países querendo passar ao mundo a imagem de um estadista preocupado com as Nações mais pobres. Arquiteta e autoriza uma guinada  do governo à extrema esquerda com a elaboração do PNDH3, com  o intuito de amordaçar a imprensa, ameaçando o direito à propriedade e principalmente revogando a lei da anistia, propondo julgar ato dos militares no período autoritário, gerando insatistações e revoltas, jogando na mão da futura presidenta uma bomba de efeito retardado de dificil previsão das consequências. Criou milhares de cargos comissionados e reajustou o salário dos funcionários públicos, sempre disfarçados e distribuídos por categorías, elevando o déficit público.

Imagina então,um governo fraco com a Presidenta enfrentando problemas com a volta da inflação, tendo que aumentar os juros penalizanando a classe média e enfrentando a insatisfação e rebeldias dos militares. Refém do PMDB e dos partidos aliados, assistirá permanente disputa por cargos mais importantes, onde a parte prejudicada certamene ameaçará abandonar sua base de apoio prejudicando aprovação de projetos de importância para o Executinvo.  A corrupção encontrará campo fértil e será denunciada pela imprensa cada vez mais disposta a enfrentar os censores oficiais. O Judiciário será permanentemente instado a resolver pendências, interferindo na já enfraquecida independência entre os três poderes da República. A oposição inicialmente fragilizada pela derrota eleitoral, diante do caos da base governista começará a crescer e ameaçar o projeto de extrema esquerda implantado, e já contando com apoio popular, principalmente da classe média e daqueles  que , beneficiários do abono governamental, verão cada vez mais seu poder de consumo diminuído pela inflação alta. Neste momento então, imagina, diante do naufrágio iminente, com companheiros, movimentos sociais, midia internacional e o povo clamando por sua volta, repetirá Getúlio Vargas, voltando ao Poder, nos braços do povo, como o verdadeiro filho do Brasil., o salvador da Pátria, pai dos pobres e outros adjetivos mais. Surreal ? Pode ser, mas é o que meus neurônios imaginaram para justificar a bisonha predileção por Dilma Rouseff.

 

8 comentários:

  1. Muito bom o texto Marcos, mas eu espero que vc esteja errado, se não vamos ter que estocar remédio para o estômago. Abração meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto Marcos, mas eu acredito que se seria a vez do Dirceu, de certa forma o mensalao aleijou o PT.

    ResponderExcluir
  3. Ué, agora que o "gigante" conseguiu acordar após 500 anos de história, a vitória da indicada por LULA, irá adormecê-lo, retornando-o ao passado? É ruim, hein! Entre engolir "sapo barbudo" ou "buchada de bode", prefiro pagar p'rá ver. Fique ligado Marcos, pois o futuro...

    ResponderExcluir
  4. Tipicamente Maquiavélico. Quem sabe Lula não registra seus feitos ideológicos/estratégicos e daqui a 500, 600 anos os conspiradores ardilosos passem a ser conhecidos por lulélicos?
    Não acredito q ele queira voltar ao palco, mas ter lá alguém a quem possa quase dirigir e manter o prazer do poder.
    Vc sempre muito coerente e perspicaz.
    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  5. No caso de Dilma Presidente se faz necessário ficar atento para quem será seu Vice. Imaginamos uma Sarney assumindo de novamente a Presidência da República ? Inflação em 80 % ao ano - eu me lembro muito bem o que é isso ? Tive que abandonar minha faculdade.
    Abraço.
    Julio

    ResponderExcluir
  6. Isso que é análise, o resto é religião. Como alguém lembrou, também há o desfalque do escândalo do mensalão, que abriu lacunas nas fileiras petistas.

    ResponderExcluir
  7. Temos uma caso ena cidade de São Paulo bastante parecido:
    Maluf elegeu seu sucessor Pita que fez uma péssima gestão para tambem tapar o buraco das falcatruas e desmandos cometidas por seu antecessor.
    Maluf tão megalomaniaco quanto Lulla achou que voltaria nos braços do povo, povo este que dizia:rouba mas faz......e perdeu para a oposição.
    Não mais, neste momento, se consegue manter a máscara. Ela está caindo como a laranja podre que cai do pé de laranjeira.

    ResponderExcluir
  8. Espero que você não tenha razão e que a Dilma não seja nem se quer eleita.

    Excelente texto!

    Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir