quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SEJAMOS COMO OS VAGALUMES.

Tenho observado atentamente e com muita preocupação o momento político que atravessamos, acredito que qualquer brasileiro que ama a democracia também o esteja. O que está acontecendo com o povo brasileiro? E as entidades representativas, assim como os conselhos de classe? A OAB divulgou nota tímida, condenando a quebra de sigilos. A ABI não se manifesta mesmo diante de seguidos sinais de agressão à liberdade de expressão. As igrejas, a não ser por atitudes isoladas de alguns padres e pastores, não determinam , por exemplo, que se condene energicamente os atentados à vida e aos valores cristãos, ficando naquela nota da CNBB a única reação da entidade representativa dos católicos brasileiros.

Os últimos acontecimentos envolvendo o uso da Casa Civil para intermediar contratos e participação ilícita em concorrências, usando tráfico de influência pelo filho da Ministra Chefe da Pasta, relembra os tempos das negociatas obscuras da época do mensalão e infelizmente mais uma vez minimizada pelo Presidente Lula e sua candidata, num claro desprezo aos valores republicanos a que submete quem lida com os destinos da Nação. Afastamento da Ministra Erenice, apuração rigorosa pela Policia Federal e o Ministério Público Federal era a conduta que deveria ser tomada, com posterior recondução ao cargo, caso se comprovasse o desconhecimento das ações do filho pela sua mãe. Hoje, um grande jornal de circulação nacional denuncia o envolvimento do irmão da Ministra Erenice em desvios na ordem de R$ 5,8 milhões, o que complica em muito sua situação e a da ex- ministra Dilma Rousseff , já que segundo a reportagem os fatos teriam ocorridos ainda quando a atual candidata era a titular da cadeira. Nos parece pouco provável que a atual ministra consiga permanecer no cargo, não pela vontade do Presidente que insiste em proteger os companheiros, mas pela pressão da sociedade.

Numa outra situação, e que nos deixou a todos estarrecidos, o palanqueiro Presidente Lula, usando o seu tradicional linguajar dos tempos de oposição, ignorando a relevância do cargo que ocupa, pediu aos eleitores que extirpassem um grande partido da oposição, desnudando seu desprezo pela democracia. Parece querer aniquilar a oposição e implantar aqui o partido único, tão comum aos regimes autoritários e com o fim previsível que todos conhecemos.

Existe uma diferença fundamental entre o escândalo do mensalão do PT e dos aloprados e o que está acontecendo agora, naqueles episódios, a despeito da inadmissível compra de deputados para a base aliada e a grotesca tentativa de se atingir a oposição com confecção de dossiês, não enxergamos um risco maior à nossa democracia , ao contrário de agora, a julgar pela declaração do Sr. José Dirceu, chefe da campanha da candidata Oficial, de que o problema do Brasil é democracia em excesso e imprensa com liberdade demais, associada ao projeto socializante do Governo, via o PNDH3, à quebra de sigilos de pessoas ligadas ao candidato da oposição , mais a determinação do Presidente em dizimar a oposição, extirpando àqueles que não rezam em sua cartilha, nos indica que nossos dias de democracia estão em risco e que uma longa e escura noite de um regime populista autoritário se avizinha.

Triste e melancólico final de Governo do metalúrgico que usou da democracia para chegar ao Poder, mesmo que vença as eleições, o que a julgar pelas pesquisas, irá acontecer, terá sua reputação e biografia manchadas e passará para a história como o Presidente que conquistou o povo e retirou-lhe o bem maior que é a democracia. Enfrentemos a noite escura, sejamos como os vagalumes que chapiscam com raios de luz as noites de lua nova, anunciando o raiar do dia claro e quente da liberdade.

2 comentários:

  1. "Enfrentemos a noite escura, sejamos como os vagalumes que chapiscam com raios de luz as noites de lua nova, anunciando o raiar do dia claro e quente da liberdade."

    Que o amanhecer não tarde!
    @Zezesa

    ResponderExcluir
  2. e o triste é q não será por falta de aviso!
    e em parte a culpa também é desta oposição fraca que temos

    ResponderExcluir