segunda-feira, 13 de junho de 2011

NOSSO GUIA (By Marco Sobreira)

Meu pai está com 90 anos, Promotor de Justiça aposentado, sempre primou pela defesa intransigente da lei, nos dizia, “o promotor é o defensor da sociedade”. Criou uma família de onze filhos com muita dificuldade, foi do tempo em que sua função não tinha as prerrogativas e o glamour de hoje e a remuneração, muito menos.

Dono de uma oratória que encantava a todos, seus júris eram assistidos por alunos da Faculdade de Direito onde era professor. Implacável com os réus, já o vi pedir absolvição de um acusado por falta de provas, seu sentido de Justiça nos marcaram para sempre.

Sua função nos obrigava a mudar de cidade com certa freqüência, e como no interior do Espírito Santo na época, médico era coisa rara, não se apertava, tratava das doenças comuns de todos nós, não me esqueço que passava as noites ao meu lado, tentando amenizar a bronquite que me afligia, naturalmente sem muito sucesso, mas sua presença nos dava uma sensação de proteção indiscritível.

Uma cena me marcou em especial, meu pai passando em frente a nossa casa, na pequena Vila de Itapemirim, escoltado por policiais armados, a caminho do Fórum, para um júri cujo acusado, filho de família poderosa na região, ameaçava sua vida. O réu foi condenado a 30 anos de prisão, jamais percebi qualquer medo no Dr. José Gama Sobreira.

Numa ação de funcionários contra uma grande usina de açúcar, foi procurado por um emissário do proprietário que à época lhe ofereceu uma Rural 0km para se afastar do caso, poupou o emissário, mas processou o usineiro por tentativa de suborno; “O maior bem que um homem pode possuir é sua dignidade”, foi seu ensinamento maior.

Hoje, o mal de Alzheimer só lhe permite momentos raros de alguma lucidez, fico imaginando quanta decepção lhe traria saber da conduta de um Procurador Geral da União em mandar arquivar pedidos de investigação de um Ministro, que enquanto Deputado, multiplicou seu patrimônio por vinte vezes.

Amou, honrou e defendeu sua profissão enquanto a doença o permitiu, que desperdício, mente tão justa e digna mergulhada no limbo do esquecimento, se transformou numa criança dependente, mas sua figura permanece altiva, seus exemplos nos guia nos difíceis e tortuosos caminhos da vida. pelo menos o Alzheimer lhe poupou o conhecimento da morte precoce do filho caçula e advogado, não suportaria.

 TENHO IMENSO ORGULHO DE SER SEU PRIMOGÊNITO.


Um comentário:

  1. Meu abraço amigo a você,pelo privilégio de ter um pai probo. Parabéns a você, meu amigo , por ter tido o privilégio de tão belo exemplo.
    Por isso, continuo cobrando - e o livro? opcao_zili

    ResponderExcluir