sábado, 8 de outubro de 2011

NOVA ALIANÇA (Politica do Esp, Santo)

A filiação do ex-prefeito Max Filho ao PSDB selou a aproximação entre o ninho tucano e o PSB do governador Renato Casagrande. Acompanhada de perto por Casagrande, a manobra indicou que os dois partidos caminharão juntos na disputa pela Prefeitura de Vila Velha e em várias cidades. Foi também o primeiro passo para o PSDB ter assento no governo, na reforma do secretariado, provavelmente no início de 2012.

O maior sinal dessa aliança futura, já decodificado pelo meio político, foi o ex-vereador Joel Rangel, ter ficado no PSB. Era o partido para o qual Max iria, se não tivesse ocorrido aquela explosiva reação da base governista. Aliado dileto do ex-prefeito, Joel levou para o PSB parte dos companheiros dos Max. Ele não faria esse movimento sem ter boas garantias da união entre os dois partidos.

Ao filiar o ex-prefeito, os tucanos passaram várias mensagens e a maior delas foi a de distanciamento do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Ele e Max são notórios desafetos. Por isso, no ato de filiação, o deputado César Colnago, presidente do PSDB, mandou recados velados, aparentemente endereçados ao grupo do ex-governador.

Colnago disse, por exemplo, que na vida é preciso ter coragem para enfrentar a adversidade - e aqui a mensagem foi destinada também ao PSB, que recuou da filiação de Max. Em outros trechos, o presidente dos tucanos afirmou que o ato representava um gesto a favor da democracia, do debate e da pluralidade de ideias. Também disse que o PSDB não é um partido com donos e que não dá golpes ou a faz ações "embaixo da mesa".

Na verdade, Colnago deixou claro o desconforto do tucanato com as ações do grupo de Hartung, principalmente em 2010, quando o partido foi acuado e esvaziado. Ao longo do governo passado Hartung e o PSDB entraram em rota de colisão e se distanciaram. Agora, a filiação de Max soa como um rompimento.

Mas a questão é: ao se aproximar cada vez mais do PSDB, o PSB também abandona o barco de Hartung? Não necessariamente, mas parece uma sinalização de independência. Embora estejam no mesmo bloco político, Casagrande e Hartung nunca foram do mesmo grupo orgânico, partidário. Por isso, no meio político, a avaliação é de que esse distanciamento poderia ocorrer de qualquer forma, em algum momento, em maior ou menor grau. No PSB, há quem já defenda a ruptura há tempos.

Por outro lado, é preciso ver que movimentos os demais partidos farão, entre aliados de Hartung e adversários dos Max, especialmente em Vila Velha, onde algumas lideranças já contavam com essa possível aproximação entre PSB e PSDB.

Por ora haveria duas consequências possíveis: essas siglas podem ter certa dificuldade para fechar acordos para 2012. E a sucessão em Vila Velha pode ser novamente abarrotada de candidatos, alguns do mesmo bloco. Seria um modo de pulverizar os votos e evitar que Max chegue ao segundo turno. O alvo dessa articulação seria o ex-prefeito e o PSDB, mas ela poderia também atingir o PSB e Casagrande.
Fonte: Praça oito - A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário