quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PARTIDO PÁTRIA LIVRE FOI CRIADO POR MEMBROS DO MR8

Mais de 40 anos depois de ter sido criado para combater a ditadura, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) funda seu partido político: o Partido Pátria Livre (PPL), cujo pedido de registro foi deferido nesta terça-feira (04Out) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Muitos dos membros do partido são dissidentes do PMDB, que começou a acolher militantes do MR-8 em suas bases já no início da década de 1970. A fundação do PPL, no entanto, não é produto de qualquer conflito do movimento com os políticos do maior partido do Brasil, mas sim da crise internacional, desencadeada em 2008.

- Pelo que a gente conhece do Brasil, nosso país sempre conseguiu se desenvolver quando se abriram crises internacionais. Foi nessas fases que o projeto de nação possibilitou que o país se desenvolvesse. Hoje, com a profunda crise internacional do capitalismo, nós sentimos que é o momento de se abrir uma possibilidade de se desenvolver. Achamos que era necessário criar um partido que fosse mais definido nessa questão - afirmou o presidente regional do partido no Rio de Janeiro, Irapuan Santos, que entrou no MR-8 em 1977 e chegou a se candidatar a vereador pelo PMDB em 2008, naquela que foi sua primeira e única experiência nas urnas.

Nome 'Pátria Livre' vem da intenção de 'libertar a nação dos interesses do capital financeiro'

O MR-8 vinha funcionando como um núcleo informal do PMDB desde a década de 1970. Irapuan, junto com outros colegas, saiu do partido há dois anos, quando começou a trabalhar na criação do PPL. Segundo ele, por mais que a maioria das pessoas filiadas ao partido venha do movimento, muitos tinham outras filiações, como o PSB, ou nunca tinham entrado na política partidária.

O nome "Pátria Livre" vem da intenção do grupo de "libertar a nação dos interesses do capital financeiro internacional", que consideram ser o principal entrave para acabar com a miséria no Brasil. Para o PPL, a libertação começou com Tiradentes, morto por participar da Inconfidência Mineira em 1789, como diz o seu programa. Por mais que o MR-8 da década de 1960 fosse inspirado nos passos de Ernesto "Che" Guevara - que morreu no dia 8 de outubro de 1967, na Bolívia, dando nome ao grupo brasileiro - hoje, a idolatria ao argentino deu espaço a outro representante: o ex-presidente Getúlio Vargas. O programa do PPL traz também nomes como o de Juscelino Kubitschek e João Goulart.

- O Pátria Livre é um partido de linha nacionalista, inspirado principalmente na experiência de Getúlio Vargas - explica Irapuan. "

O Pátria Livre é um partido de linha nacionalista, inspirado principalmente na experiência de Getúlio Vargas (...)

(...) O PPL é o 29º partido do Brasil e sua criação foi criticada pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, logo após o deferimento de seu registro. Para o jurista, a formação de um novo partido revela que o Brasil está inovando na ciência política.

- Estamos indo além do pluripartidarismo, estamos ingressando no hiperpartidarismo. É uma novidade que criamos no Brasil - afirmou.

Irapuan aceita a crítica, mas acredita que o fato de o PPL ter colhido um milhão e 200 mil assinaturas significa que o país quer um novo partido. Ele ressalta que a lei permite novos partido e que, por mais que existam tantos, somente alguns vão se firmar e continuar existindo no futuro.

- O número de assinatura para nós desmistifica duas questões: a de que existem partidos demais e a de que as pessoas não querem saber da política. Se essas coisas fossem verdade, não teríamos colhido tantas assinaturas - opina.

Membro do antigo MR-8 e afastado do grupo há muitos anos, Fernando Gabeira, hoje no PV, não sabia da formação do novo partido.

- Soa como algo de outra galáxia - brincou o verde.

Partido tem dificuldade para filiar possíveis candidatos às eleições de 2012

Observação do site www.averdadesufocada.com

História do MR-8
O Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) surgiu na década de 60 como uma das principais organizações de combate armado à Ditadura Militar, não para reempossar joão Goulart , mas para implantar uma ditadura comunista , tendo como modelo Cuba.

O nome, Movimento Revolucionário 8 de Outubro - MR-8 - faz referência à data em que Che Guevara foi preso na Bolívia, em 1967.

Inspirados na experiência cubana, o MR-8 defendia a revolução para derrubar o governo e instalar no Brasil um Estado socialista. Promoviam assaltos a bancos, invasões a presídios e explosões de prédios estratégicos para lutar contra os ditadores e a burguesia.

Em setembro de 1969, o grupo protagonizou um dos episódios mais marcantes dos anos de chumbo: o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, realizado em conjunto com Ação Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Marighella.

Os guerrilheiros urbanos raptaram o diplomata para exigir a libertação de 15 prisioneiros que estavam em poder dos militares - entre eles o ex-ministro José Dirceu-- e a publicação na imprensa de uma carta contra o regime e com críticas ao imperialismo norte-americano.

Após o sequestro , com a repressão atuante fizeram uma pequena pausa nas ações.

O ressurgimento veio no final da década de 1970, quando a organização decidiu ingressar no MDB (atual PMDB) com o respaldo de Orestes Quércia, principal aliado de peso do grupo dentro da sigla. Em 2009, o MR-8 decidiu sair do PMDB e fundar, em 21 de abril de 2009, junto com outros militantes não-organizados, uma nova sigla: o Partido Pátria Livre (PPL).

MUITA ATENÇÃO: são muitos os membros do novo partido remanescentes dessa época.
Veja o vídeo e a periculosidade da organização:
http://youtu.be/lXcP8bTAK04
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário