terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MANTEGA É CHAMADO PARA DAR EXPLICAÇÕES

Tanto o ministro quanto o ex-presidente da Casa da Moeda devem ser convocados

As explicações apresentadas na semana passada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a demissão do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, não convenceram a oposição.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), protocolou ontem dois requerimentos na Comissão de Assuntos Econômicos, um convidando Mantega e outro destinado a Denucci para que prestem esclarecimentos na Casa.

"As explicações do ministro comprometem o governo, quando ele admite que demitiu o presidente da Casa da Moeda por pressão do PTB. O ministro admitiu ainda que nomeou para um cargo estritamente técnico alguém que atenderia a interesses políticos. Isso sem falar nas denúncias de corrupção que pesam sobre o ex-presidente da Casa da Moeda", justificou Dias.

Já o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) chamou representantes da empresa WIT, que identificou que os US$ 25 milhões movimentados por Denucci em paraísos fiscais teriam sido de comissão paga a fornecedores da Casa da Moeda. O requerimento será protocolado na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) do Senado.

"O governo estabeleceu uma distinção entre os ministros do PT e de outros partidos em meio a denúncias de corrupção. Se for rejeitado o convite a Mantega, será o terceiro ministro petista que será protegido pelo governo para não vir dar explicações no Congresso. Primeiro foi o Palocci (ex Casa Civil), depois o Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio)", disse Dias.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário