sábado, 18 de fevereiro de 2012

O MENSALÃO NA JUSTIÇA

Oempresário Marcos Valério, um dos principais operadores do mensalão do PT, acaba de ser condenado pela Justiça Federal de Minas Gerais, por sonegação fiscal e falsificação de documentos públicos. A pena é de nove anos e oito meses de prisão, e essa é a sua primeira condenação com base nas investigações sobre o mensalão – o esquema de desvio de recursos e pagamento de propina para congressistas, montado pela cúpula do PT, no governo Lula. A decisão da Justiça é importante porque ajuda a desmontar a rede de mentiras montada por lideranças petistas para tentar iludir a opinião pública.

Outro grande operador do mensalão, Delúbio Soares, que foi tesoureiro do PT, chegou a dizer que o caso seria lembrado no futuro como "piada de salão". Alguns setores do partido tentam também minimizar o crime, dizendo que seria "apenas" caixa dois para campanha eleitoral, "o que todo partido faz". A estratégia da ilusão, felizmente, não está dando certo. De acordo com a acusação do Ministério Público Federal, que resultou na condenação judicial, Marcos Valério e seus ex-sócios fizeram movimentações bancárias junto a diversas instituições financeiras, sem o devido registro contábil na Receita. Ainda de acordo com o Ministério Público, a maior parte dos valores omitidos foi destinada ao PT, a título de empréstimos, e esses recursos posteriormente foram distribuídos a integrantes da base aliada do governo Lula. Fica cada vez mais difícil para figuras como Delúbio dizer que se tratava de uma piada.

O caso será julgado neste ano também no Supremo Tribunal Federal, possivelmente no primeiro semestre. O ministro relator, Joaquim Barbosa, concluiu seu relatório em dezembro passado, e agora ele deverá ser enviado ao ministro revisor, Ricardo Lewandowski. São 38 réus, num processo de mais de 50 mil páginas, iniciado em 2007. Lewandowski disse no início deste ano que está dando "prioridade absoluta" ao caso, em seu gabinete. Aguardemos, pois, mais esse julgamento

Fonte: A Gazeta

4 comentários:

  1. Pois Dr. Marcos !!!

    Agora Lulla sem voz não poderá dizer, que nada sabia e que foi traído.

    ResponderExcluir
  2. CARO MARCOS

    ESQUINDÔ LÊLÊ
    É O VALÉRIO QUE VAI PEGAR TODOS VOCÊS!!!!

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Doutor,

    Demonstras ser um desbravador corajoso dos inúmeros e misterioros lamaçais de corrupção por onde se embrenham muitos dos políticos brasileiros. Corrupção esta por muitos considerada endêmica e que devasta feito câncer o desenvolvimento e o estabelecer de uma profunda justiça social no país. Por quê, então silencias diante da farra absurda de desmandos e millionário desvio do dinheiro público que comprovadamente ocorre no Município de Pres. Kennedy, terra com a qual mantém extreitos e profundos laços de atuação e vivência profissional?
    Bom seria que se posicionasse.Colocasse a questão tão conhecida na pauta das discussões do seu blog. Estranho deixares que continuem pensando que estás com medo.De quem ou de que? O fato é que muitos dos seus admiradores, embora questionando aliatóriamente daqui e dali este fato, acovardam-se e não têm coragem de indagar a você mesmo.vamos lá, Doutor! Diga aì!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sobreira meu amigo, irmão
    Instiga nossa coragem.
    Mas Sobreira tem medo?
    De que e Por quê?
    Tem medo do rei que é um cão?
    Tem medo do dedo voraz da corrupção?
    Tem medo... Por quê?
    Toda voz se cala
    Mas nenhuma no silêncio,
    Finge que não sinta
    Que seu “estranho medo”
    Que parece besteira
    De domingo a domingo
    É dos “misteriosos e sombrios“dias de Quinta.

    ResponderExcluir