quinta-feira, 25 de março de 2010

AS DUAS FACES DA MOEDA.

A medicina é a mais nobre das profissões, destinada a diminuir o sofrimento do semelhante, curando suas feridas do corpo e da alma, aliviando suas dores, combatendo suas doenças e salvando vidas. Da alma? Sim porque grande parte do sofrimento vem do subconsciente, do nosso interior, assim angústias , medos, neuroses, psicoses, traumas, vêm da nossa mente, do pensamento , da consciência e até que me provem o contrário, é o que podemos chamar de alma.

Ser médico, requer sacerdócio, dedicação, conhecimento, renúncias, determinação, compaixão, sacrifícios da convivência familiar e principalmente muito amor ao paciente. Como em toda profissão, tem também àqueles que a praticam visando muito mais o dinheiro , esquecendo o ser humano, suas angústias, sua impotência perante a doença desconhecida, sua fragilidade, arvorando-se em tirar o máximo de proveito daquele que a ele recorreu buscando bálsamo para seus males. Esta semana assistimos indignados, boquiabertos, estarrecidos reportagem que mostra médicos e terapeutas que se dizem especialistas em medicina ortomolecular praticando o que no jargão popular denominamos de picaretagem na mais completa definição da palavra. Chegou-se a estipular um valor de mais de R$ 3.500,00 por um tratamento que absolutamente não acrescenta nada ou quase nada para a saúde de qualquer pessoa, isso sem contar o custo dos medicamentos vendidos com exclusividade pela clinica. Sinto-me na obrigação de como médico, primeiro me desculpar perante a sociedade e a todos aqueles que como eu ficaram revoltados com o mercantilismo daqueles colegas. Segundo , dizer que felizmente são uma minoria, este valor solicitado ao paciente na reportagem está acima do salário mensal de um plantonista com carga horária de 24 horas semanais na maioria dos pronto-socorros do País.

Quero aqui , por justiça enaltecer o trabalho de milhares de verdadeiros médicos, que se enquadram perfeitamente nos preceitos do inicio deste texto, trabalhando, honrando nossa profissão, quer seja nos grandes hospitais, nos centros de terapia intensiva , nas salas de urgência e emergência, nos centros cirúrgicos , nos ambulatórios do SUS, atendendo a milhares de pacientes, numa jornada desumana tal a quantidade de pacientes, quer seja, solitário, em pequenos hospitais e Pronto atendimentos espalhados por todo o interior. Na grande maioria das vezes, mal remunerados, em condições inadequadas de trabalho, desvalorizados e sem segurança, pondo em risco sua própria integridade física. Mas estão lá, salvando milhares de vidas e confortando aos que deles necessitam.

Temos então uma moeda, em que numa das faces se alojam os mercenários da saúde, muitas vezes bem sucedidos, com seus carrões, mansões e status social e do outro os discípulos de Hipócrates, incansáveis, cumpridores de suas responsabilidades com a sociedade, mas principalmente fiéis a um juramento feito num dia da festa inesquecível de sua formatura.



Juramento de Hipócrates atualizado pela Declaração de Genebra em 1948.



"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.

Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.

Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.

A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.

Respeitarei os segredos a mim confiados.

Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.

Meus colegas serão meus irmãos.

Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.

Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.

Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."




È dessa segunda face da moeda que tenho a honra de pertencer e a obrigação de defender.

10 comentários:

  1. Ainda bem que uma minoria integra o rol dos médicos descomprometidos com o próximo e com a saúde de outro ser humano. Eu respeito muito as profissões ligadas à área da Saúde, sobretudo o médio, profissional responsável por capitanear as outras profissões ligadas à área da saúde. Sempre vi estes profissionais como anjos da guarda, aliviando as dores dos doentes e muitos com gestos de carinho e afago, acalmando a alma dos que sofrem num leito de hospital, que além da doença convivem com a incerteza da melhora, ainda que esta lhe apresente de forma mais favorável, afinal, doença é doença e não se brinca. Felizmente casos como os relatados nesta matéria são esporádicos, graças a Deus e tem que ser punidos com rigor pelo conselho de classe correspondente. Como a matéria nos expôs tão sabiamente, o médico cuida do corpo e da alma e isso é muito sério, de nada adianta ter um corpo saudável, mas uma alma destroçada por angústia e sofrimento, ao médico cabe a árdua missão de equilibrar a duas coisas e cuidar para que ambas funcionem de maneira equilibrada e harmônica. Ao conselho de classe fica aqui um apelo, investigue, instaure processo administrativo contra os maus profissionais e se for o caso casse o registro de quem não estiver exercendo esta belíssima profissão de acordo com os preceitos legais e éticos. Não deixe que casos isolados arranhem a imagem dos profissionais que tem a sagrada missão de salvar vidas. Aos profissionais da saúde, minha admiração e respeito.

    ResponderExcluir
  2. E é tb esta face da moeda que vc honra que muitas vidas que seriam ceifadas estão brincando, estudando e trabalhando por este Brasil.
    Quem já esteve diretamente ligado a estes profissionais, como é meu caso, são eternamente gratos pela dedicação, a luta incansável, a torcida e a alegria quando percebem que estamos salvos.
    Cuidaram de meu corpo e tambem de minha alma com todo o afeto que se deve ter ao próximo.
    Abs

    Marisa, sua fã!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Dr. Marco Sobreira, posso testemunhar o valor e a nobreza da sua profissão. Não sou médica, mas tenho três filhos médicos que trabalham incansáveis no cumprimento do dever e da profissão que abraçaram.

    ResponderExcluir
  4. infelizmente, em toda a profissão há mercenários. e graças a deus na medicina eles são minorias.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo problema em se ganhar muito dinheiro com o que se faz. Vejo muito problema em se ganhar qlq coisa que seja fruto do embuste.
    Quanto ao caso da medicina ortomolecular, nunca me interessei por nenhum tratamento desse tipo, porque minha linha filosófica sempre foi o Positivismo, que tem na ciência como a única verdade. Mas, acredito que o CRM deverá tomar alguma posição sobre essa celeuma dos tratamentos inócuos.

    ResponderExcluir
  7. MEU QUERIDO AMIGO DR MARCO, BOM DIA
    ESTOU SOLIDÁRIO À SUA INDIGNAÇÃO E POSSO ASSEGURAR QUE ESTES CASOS SÃO UMA EXCESSÃO, POIS TENHO DEZENAS DE AMIGOS MÉDICOS QUE EXERCEM COM MUITA DIGNIDADE E ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO, ESSA DÍGNA E NOBRE PROFISSÃO DE MÉDICO.
    ÀS VEZES PASSO HORAS NO CENTRO CIRÚRGICO, NA CONDIÇÃO DE AMIGO E ADVOGADO DE UMA CLÍNICA FAMOSA AQUI NO RJ E VEJO O GRANDE SACRIFÍCIO DE UM GRANDE MÉDICO QUE POR QUESTÕES ÉTICAS, NÃO VOU DECLINAR O NOME.
    POIS BEM;
    APESAR DESSE PROFISSIONAL SER UM GRANDE CIRURGIÃO GERAL, DOS MAIS COMPETENTES DESTE PAÍS, NÃO É UM HOMEM RICO, EMBORA O FATO DE SER UM MÉDICO RICO NÃO SEJA DEMÉRITO PARA NINGUEM.
    ENQUANTO A MAIORIA DOS CIRURGIÕES QUE EU CONHEÇO FAÇAM EM MÉDIA 30 CIRURGIAS MENSAIS,ESSE MEU AMIGO, CIRURGIÃO GERAL, FAZ EM MÉDIA "120 CIRURGIAS POR SEMANA", SENDO 95% PELO SUS, QUE SABIDAMENTE PAGA UMA PEQUENA QUANTIA POR CIRURGIAS MUITO COMPLEXAS COMO AS QUE ELE FAZ QUASE QUE DIARIAMENTE.
    EU VEJO ESSE AMIGO ATENDER PESSOAS POBRES DE COMUNIDADES CARENTES E COMEÇAR A OPERAR A PARTIR DAS 7 HORAS DA MANHÃ E ÀS VEZES, TERMINAR ÀS 2:30 HS DA MADRUGADA SEGUINTE, ALIMENTANDO -SE MAL E DESCANSANDO POUCO
    TIVE ACESSO ÀS FICHAS DA CASA DE SAUDE ONDE ELE EXECUTA O SEU TRABALHO E FIQUEI ABISMADO, POIS ELE TEM UM IMPRESSIONANTE NUMERO DE CIRURGIAS RELIZADAS.
    SÃO 23.380 EM 22 ANOS DE MEDICINA.
    ESSE HOMEM NÃO É RICO E FAZ UMA RETIRADA MENSAL DE MENOS DE R$4000,00 (QUATRO MIL REAIS), POUCO, PARA A IMPORTANCIA DO SEU TRABALHO E ESFORÇO
    A MEDICINA É O SEU SACERDÓCIO E O CENTRO CIRURGICO O SEU ALTAR.
    CERTAMENTE QUE NO BRASIL EXISTEM MUITOS PROFISSIONAIS DEDICADOS COMO ESSE AMIGO E ISSO ME FAZ ACREDITAR QUE, APESAR DOS MAUS PROFISSIONAIS E MERCENÁRIOS QUE EXISTEM EM TODAS AS PROFISSÕES, AINDA EXISTE ESPERANÇA PARA O NOSSO POVO SOFRIDO.
    DE QUALQUER FORMA SUA INDIGNAÇÃO TEM ECO JUNTO AS PESSOAS DE BEM.

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir
  8. Perfeito , uma visão justa e consciênte . Ser médico vai além do exercício de uma profissão...

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente há mercenários em todas as profissões! Mas há também os que, como você, dignificam suas profissões!
    Há médicos do corpo e "médicos da alma". Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir os dois!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente algumas pessoas (hoje muitas) são desonestas na vida e na profissão que escolheram, seja ela qual for.

    Ser médico é tão lindo, deve ser emocionante ver um paciente se recuperando, um bebê nascendo...O bom médico não escolhe ser médico, ele é escolhido... Qdo se é um profissional de corpo, alma e coração consegue ver o paciente com olhos de compaixão e solidariedade. Parabéns meu querido por exercer esse sacerdócio! Abraços!

    ResponderExcluir