sábado, 27 de março de 2010

BÜCHERVERBRENNNG

Bücherverbrennung significa em Alemão literalmente queima de livros. É um termo muitas vezes associado à acção propagandística dos Nazistas, organizada entre 10 de Maio e 21 de Junho de 1933, poucos meses depois da chegada ao poder de Adolf Hitler. Em várias cidades alemãs foram organizadas nesta data queimas de livros em praças públicas, com a presença da polícia, bombeiros e outras autoridades. Estudantes, em particular os estudantes membros das Verbindungen, membros das SA e SS participaram nestas queimas. A organização deste evento coube às associações de estudantes alemãs NSDStB e a ASTA, que com grande zelo competiram entre si tentando cada uma provar que era melhor do que a outra. Foram queimados cerca de 20.000 livros, a maioria dos quais pertencentes às bibliotecas públicas, de autores oficialmente tidos como "pouco alemães" (undeutsch).



Entre os livros queimados pelos Nazistas contavam-se obras quer de autores falecidos como também contemporâneos, perseguidos pelo regime, muitos deles tendo emigrado. Na lista encontramos entre outros:

Thomas Mann, Heinrich Mann, Walter Benjamin, Bertold Brecht, Lion Feuchtwanger, Leonhard Frank, Erich Kästner (que anónimo assistia na multidão), Alfred Kerr, Robert Musil, Carl von Ossietzky, Erich Maria Remarque, Joseph Roth, Nelly Sachs, Ernst Toller, Kurt Tucholsky, Franz Werfel, Sigmund Freud, Albert Einstein, Karl Marx, Heinrich Heine.

Oskar Maria Graf não foi incluido na lista. Para seu espanto, os seus livros não foram banidos como até foram recomendados pelos Nazis. Em resposta, ele publicou um artigo intitulado "Verbrennt mich! (queimem-me) no jornal "Wiener Arbeiterzeitung" (jornal do trabalhador vienense) (Texto em alemão aqui). Em 1934 o seu desejo foi tornado realidade e os seus livros foram também banidos pelos Nazis.



A Deutsche Freiheitsbibliothek (Biblioteca Alemã da Liberdade) ou "Bibliothek der verbrannten Bücher" (Biblioteca dos Livros Queimados) foi uma biblioteca inaugurada em Paris, a 10 de maio de 1934, pelo escritor alemão exilado Heinrich Mann, em resposta à Queima de livros promovida um ano antes pelos nazistas.[1]

Uma das propostas de Goebbels para demonstrar a hegemonia cultural do Nazismo, a Bücherverbrennung deveria parecer como manifestação espontânea das comunidades universitárias da Alemanha. Assim, com patrocínio direto das ligas estudantis, e apoio dos professores, obras de escritores como Erich Maria Remarque, Karl Marx, Thomas Mann e o próprio Heinrich Mann foram atiradas ao fogo em diversas cidades do país, a 10 de maio de 1933.[1]

A intenção de Mann era demonstrar que o verdadeiro espírito alemão não havia sido destruído pelas fogueiras de Adolf Hitler, no que encontrou apoio de outros intelectuais.[1] Além de Mann, destacou-se a participação de Alfred Kerr e Egon Erwin Kisch. Foram reunidos mais de onze mil volumes. Alfred Kantorowicz escreveu, no prefácio da antologia dos autores "Banidos e Queimados", de 1947:



Este não foi um ato espontâneo, mas sim uma deliberada e cuidadosamente organizada ação do estado nazista. Como o Incêndio do Reichstag de 28 de fevereiro de 1933, uma ação de terror contra os antifascistas, e o boicote aos judeus de 1 de abril de 1933 foram a abertura para os massacres e pilhagens, a dissolução das Gewerkschaften (uniões) de 2 de maio de 1933 foi a proclamação da opressão social, que culminou no "auto-de-fé" do dia 10 de maio e o início do terrorismo e barbárie oficialmente perpretados na Alemanha.

—Kantorowicz, 1947[2]




A PERGUNTA QUE SE FAZ NO MOMENTO É: PETISTAS QUE QUEIMARAM LIVRO EM SÃO PAULO SE INSPIRARAM NA Bücherverbrennung ?

6 comentários:

  1. Aprendendo sempre e muito com seu blog. Abraços e ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando se queima um livro, mata um pouco da história...

    ResponderExcluir
  3. Queimar livros num pais de analfabetos é um crime, gente que faz isso não merece respeito! A queima de livros representa crime contra o patrimônio intelectual do Estado.Fico indignada quando vejo tamanho absurdo!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim queimar um livro é um crime que deveria ter punição, assim como guardar e não compartilhar com ninguém a cultura.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos
    Queimar livros me fez lembrar o incêndio em 1958 na prefeitura de Blumenau, que queimou quase toda história de Blumenau.
    Estamos sempre aprendendo com suas belas postagens.
    Parabéns.
    Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  6. Amigos,
    O pior é que os livros foram queimados por aqueles que deveriam ser os principais defensores da leitura. O que pode justificar professores fazendo esse absurdo, é como médicos jogando remédios fora, em vez de da-los aos pacientes. IMPERDOÁVEL.

    ResponderExcluir