quinta-feira, 18 de março de 2010

A JUSTIÇA , A POLICIA E A SOCIEDADE.

Ainda como referência o artigo "A doença, o diagnóstico e o prognóstico", nos referimos que a Justiça sería o terceiro grande freio, punindo áqueles que transgridem a lei, principalmente os que atentam contra a vida. Só que a nossa Justiça, envolvida em tantos escândalos, patrocinados por Juízes, Procuradores, Advogados, Presidente de Tribunal de Justiça, no caso o do ES, armando esquemas de venda de sentenças, tráfico de influência, concursos direcionados para a aprovação de parentes e as intermináveis brechas no nosso Código Penal, originando recursos e mais recursos, dando à população que a Justiça só existe para o pobre, pois quem pode pagar um bom advogado, certamente não vai ou se vai fica muito pouco tempo na cadeia. Por outro lado, temos uma polícia, vergonhosamente mau remunerada, desestimulada, corrupta e violenta que também contribui para a violência e o desrespeito ao patrimonio e à vida de nossa população. Voce tem opinião formada sobre o tema? E a favor de uma reforma no Judiciário? Nosso Código Penal precisa ser revisto? É a favor da PEC 300? Vamos debater? Deixe sua opinião, prometo comentar.

14 comentários:

  1. País que não tem justiça não pode ser considerado país.
    Urgência na revisão do Código Penal e sobre a polícia ela não é diferente de muitos seres humanos: Corruptível.

    ResponderExcluir
  2. Marisa Cruz,
    Realmente nosso Código Penal precisa de revisão urgente. O País precisa acreditar na sua Justiça, senão vira anarquia. A PEC 3oo é uma tentativa de se melhorar os quadros policiais. Como pode um PM subir aos morros para enfrentar bandidos que são seus vizinhos? e a família, quem protege? Daí a vista grossa e a corrupção. Salário digno e cobranças com um código de ética sevéro e Corregedoria implacável com as transgressões.

    ResponderExcluir
  3. Não há Código Penal que mude a leniência da justiça.
    Ela sim deveria ser punida por seus atos que denigrem o país e possibilitam normalidade da má conduta, do mau caratismo.

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que a Justiça hoje em nosso país está longe de ser uma das melhores do mundo, mas em contra partida melhoramos muito desde 1988, marco inicial com a Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã. Nunca poderíamos imaginar que um Governador de Estado pudesse parar na cadeia, e veja que este dia chegou, e quem diria, um Governador da Capital Federal, isso é um avanço na história do judiciário brasileiro. Mas é apenas o começo, tem que ser apenas o começo, afinal, tem muito que avançar ainda. Esse avanço prosseguirá com pesados investimentos na Política de Segurança Pública, com incentivos e remuneração digna dos policiais que representam o "braço armado do Estado", a PEC300 será o início desta valorização das polícias. Ressalto que Minas Gerais e São Paulo pagam os menores salários para a Carreira inicial de Delegado de Polícia, com a PEC300 isso vai mudar. A reforma do Judiciário e um novo Código Penal são conseqüências naturais, isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, espero sinceramente que ocorra em regime de urgência, afinal, a sociedade anseia por melhoras e mudanças no Judiciário brasileiro. Um Judiciário forte e competente para colocar na cadeia aqueles que roubam o nosso dinheiro, que seria usado na Saúde e Educação.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Alex Mendes,

    Cometer erros é inerente ao ser humano, evidente que todos nós erramos, mas no momento em que todo o País se mobiliza para purificar a política, impondo mais restrições e o projeto FICHA LIMPA mostra isso, o Judiciário tem que dar o exemplo principal. Quem tem o poder e a obrigação de julgar os que transgridem a lei, não pode dar exemplos como o que temos visto em relação a altas autoridades desse Poder. Essa imagem de desrespeito ás leis que eles tem que fazer ser respeitada, passa para a população uma imagem de que se eles podem, todos podem. A

    ResponderExcluir
  6. O duro tem sido conviver com o estigma a policia prende e a justiça solta, evidente que apesar de inúmeras limitações, estruturais e de carreira, a Polica tem realizado um ótimo trabalho, a destacar a Polica Federal.

    Agora aos olhos da opinião pública a justiça está desmoralizada por um conjunto de coisas e atitudes, pior para as atitudes e posturas, de certos magistrados, de diversos níveis hierarquicos, de tribunais ou instâncias. A maioria descomprometidos com a JUSTIÇA, com a decência, ética, respeito ao outro, enfim, meros executores do que está escrito, além daqueles que se vendem ou a suas sentenças mesmo, literlamente falando. Que as leis estão ultrapassadas, cheias de benefícios, imunidades e privilégios ao infrator é incorrer no óbvio, porém o estado de impunidade é calamitoso!

    Observe! Os menores infratores se perpetuam dia a dia, com fichas policiais maiores que muitos adultos e continuam sem punição, e se discute ainda o sexo doa anjos, na minha opinião, a idade penal! A meu ver infringiu? É menor? Deve ser punido com o rigor da lei independente de sua idade. E o sistema prisional, abandonado, sucateado, caótico. Quantas fortalezas de outrora poderiam ser transformadas em Presidios para abrigar presos de menor periculosidade? E para os demais implantar Presídios em Ilhas no Atlântico, em plataformas em alto mar. instituir a Prisão Perpétua com serviços forçados. Basta querer fazer!
    O que a sociedade espera, é isso, ação, ação, ação!Decência, moralidade eficiência e rigor.

    É que eu penso. A IMPUNIDADE é a essência maligna e principal componente de tudo o que tem acontecido de ruim neste país!

    Ricardo Martins

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Martins,
    É a verdade, policia prende, justiça solta. Aqui na minha cidade uma blitz prendeu 4 traficantes em flagrante, 2 dias depois estavam todos soltos.
    Exemplos de corrupção por altas figuras do Poder Judiciário e autoridades que corriqueiramente não respeitam as leis, só contribui para o descrédito atual do nosso Poder Judiciário. Os presídios do Esp. Santo assim como em todo o Brasil são uma vergonha, aquilo não recupera ninguém, pelo contrário é uma faculdade do crime. Erros grotescos como a do cidadão que ficou 14 anos em prisão provisória demonstra muito bem o caos do sistema. Concordo, a IMPUNIDADE é o cancer que está matando a Justiça desse País.

    ResponderExcluir
  8. Vou resumir uma conversa que tive hoje pela manhã com @Monica222 - leis claras, se tornam obscuras diante dos abusos. Precisamos moralizar todos os dias e tornar as Leis como um norte para uma sociedade séria e forte.
    Muitos são temementes à Deus... Eu sou temente às Leis.

    ResponderExcluir
  9. kELIANE,
    claro que temos que nos guiar dentro das leis, acontece que as nossas estão repletas de artificios que na mão de advogados competentes, acabam beneficiando os réus com intermináveis recursos, sempre beneficiando o infrator. E a justiça para quem perdeu um ente querido ou um patrimonio? Hoje existe até salário para familias de condenados( não vou entrar no mérito da questão), mas e a família de quem morreu? Fica jogada à própria sorte, muitas vezes passando até fome. Precisamos uma reforma no Judiciário e uma revisão rigorosa de nossas Leis, visando diminuir esses pinduricalhos que acabam passando a sensação de Impunidade que é o grande mal.

    ResponderExcluir
  10. Reforma Urgente !!!
    Como pode uma pessoa roubar um Pacote de arroz ir para a cadeia e aqueles que colocam o nosso dinheiro na cueca quando pressos tem "direitos" especiais"""
    Não existe "esse de privelegios" Tirem isso cadeia igual para todos o Brasil não é um Brasil de TODOS cadeia deve ser igual para TODOS!!

    ResponderExcluir
  11. é fato, leis claras se tornam obscuras diante de certos abusos. devemos moralizar e fortalecê-las para que as Leis sejam o norte de uma sociedade segura e forte. Mas, prefiro, continuar temente as leis como sempre. kkkk

    ResponderExcluir
  12. Keliane,
    Então concorda comigo que precisamos de uma reforma no Judiciário urgente. Podería me dar sua opinião sobre a PEC 300?

    ResponderExcluir
  13. Eduardo Braga

    A questão da Justiça no Brasil é tão importante que vai muito além do seu âmbito. Numa democracia é fundamental a independência dos Poderes. O Poder Judiciário (como o poder Legislativo) está totalmente a serviço do Poder Executivo no Brasil. Um exemplo recente foi o caso da mordaça aos blogs e ao Estado de São Paulo pela família Sarney. Quase no mundo inteiro, especialmente na Espanha, a Justiça tem dado ganho de causa para os blogs em seu embate com os poderes políticos e econômicos. Tudo em nome do princípio fundamental da "livre expressão" no direito democrático. No Brasil, ocorre ao contrário, a Justiça sistematicamente tem amordaçado os Blogs num trabalho verdadeiramente autoritário e contrário a qualquer princípio democrático.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  14. Eduardo Braga,
    Até quando o clã Sarney vai imperar nesse País? Essa história da censura ao Estadão e aos blogs é digna de regime autoritário. O poder Judiciário tem deixado a desejar,com sua liniência e seus escândalos. Direito de livre expresão é fundamental em uma verdadeira democracia, assim temos que combater qualquer um que queira impor qualquer tipo de censura. Precisamos de uma reforma no Judiciário urgente. Quanto ao legislativo, depende de quem a gente coloca lá.

    ResponderExcluir