terça-feira, 30 de março de 2010

DE QUEM É A CULPA, PRESIDENTE?

Que o Presidente Lula é mestre em falar besteiras todo nós sabemos, diariamente ataca as instituições como TCU, IBAMA, IMPRENSA e adora culpar a oposição por tudo que não da certo em seu governo, esquecendo-se que não há democracia sem o contraditório . Em contrapartida é extremamente generoso com seus bajuladores, companheiros corruptos e aliados sabidamente oportunistas e que já foram alvos de sua ira oposicionista, que o diga Sarney , Renan e até o Collor. É capaz de se unir ao diabo para manter o projeto ideológico de transformar essa República numa réplica de ditadura populista disfarçada de pseudo democracia , com controle da mídia, da liberdade de expressão e de um Judiciário leniente como por exemplo vemos na Venezuela.


Quando acreditamos já ter ouvido tudo que é idiotice, eis que o mestre se supera. “A culpa do caos da saúde pública no país, é dos médicos, que não aceitam ir para o interior ou para a periferia e que cobram caro para o fazerem”. Com essa declaração deixa evidente o seu desconhecimento do que ocorre em relação à saúde, pois a grande maioria dos médicos que atuam nessas duas áreas além de receberem salários indignos , se submetem a irresponsabilidade de gestores , que só pensam em número de atendimentos , ignorando a qualidade, pois as condições de trabalho são péssimas, sem suporte, sem exames, sem Rx e sem aparelhos que salvam vidas. Exaustos, desmotivados, ainda colocam em risco sua própria vida, pois não há segurança nos postos médicos do interior ou nas periferias.

Esquece o Presidente que o médico sozinho não faz saúde, depende de programas , metas, planejamento, investimentos, equipes e principalmente vontade política de beneficiar a população e não usar politicamente em benefício de gestores, o trabalho de quem dedica a vida a salvar vidas.

Ao dizer que os médicos preferem trabalhar na Av. Paulista, só fez constatar uma realidade que reflete o desencanto da classe com a realidade das periferias e do interior. É muito mais promissor dedicar-se a uma especialidade, submeter-se a enriquecer os planos de saúde, trabalhar em hospitais com equipes multidisciplinares, desfrutar da última tecnologia em meios de diagnósticos e tratamento, participar de congressos e jornadas, além do conforto e qualidade de vida de uma grande cidade, a abdicar de tudo isso em troca da clinica médica, do sanitarismo ,do improviso diário, da falta de privacidade, do stress de estar solitário em sua missão, sem um colega sequer para trocar idéias ou discutir um caso.

Sr. Presidente, por acaso sabe quanto tempo o governo federal não reajusta o valor da Tabela do SUS e das equipes do Programa de Saúde da Família ? Sabe que os governos estaduais não repassam sua parte aos municípios? E que milhares de prefeitos estão abandonando o PSF por falta de recursos, matando o único programa idealizado realmente em favor dos menos favorecidos? Não, certamente não sabe, senão não abriria a boca para falar tamanha bobagem.

A meningite está matando na Bahia, a dengue se alastra e mata por todo o Brasil, a gripe suína está aí nos apavorando a todos, a tuberculose volta a ser a terrível doença do inicio do século passado e a hanseníase dá mostras de que tão cedo não nos abandonará. Crianças estão morrendo no Maranhão e outros estados por falta de UTI, hospitais públicos estão superlotados com pacientes espalhados pelos corredores. Diabetes e hipertensão arterial, doenças que pela quantidade de portadores, dependem da saúde pública, estão matando como nunca. Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência não têm programa adequado de combate e o sr. acha que a culpa é dos médicos? Recentemente em lançamento do inexistente PAC 2, alardeou a doação de milhares de ambulâncias com esse seu ar fanfarrão como se fosse uma grande estratégia de saúde pública quando sabemos que isso só empurra o paciente de cidade em cidade, configurando o que nós chamamos jocosamente de ambulâncioterapia.

Em nome dos mais de 350.000 médicos brasileiros, quero dizer ao Senhor que não aceitamos que jogue em nossas costas a incapacidade e a falta de visão da equipe responsável de prover nosso povo de uma saúde pública de qualidade, naturalmente capitaneada por Vossa Excelência.

19 comentários:

  1. Que artigo!!! Sem comentários, contra fatos não tenho argumentos.

    ResponderExcluir
  2. "Esquece o Presidente que o médico sozinho não faz saúde, depende de programas , metas, planejamento, investimentos, equipes e principalmente vontade política de beneficiar a população e não usar politicamente em benefício de gestores, o trabalho de quem dedica a vida a salvar vidas."

    Faço minhas as suas palavras e tomo a liberdade de repetir o trecho desse post tão realista, como a síntese do caos da saude pública do Brasil.

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Ele não tem noção nem do PAC 1; se tivesse teria trabalhado em favor da realização dos projetos em sua íntegra.
    Falar em saúde e suas políticas precisa, no mínimo, um cidadão capacitado nesta área; capaz de entender os problemas e desafios.
    Quantos meses um médico demora para receber uma consulta pelo SUS? Mudar em 2010 é necessário.
    Julio

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sem palavras no que acabei de ler! O que eles fazem com o dinheiro arrecadado da população?! Gastam em viagens?carros?comida caras? Acho q deveria se preocupar mais em relação não somente na saúde pública,mas em muitas outras áreas...
    Muitos médicos estão exaustos,quase não tendo tempo pra ficar junto com a família...
    Sem investimentos e equipamentos por exemplo, como poderão atender as pessoas,que são importantes para um país?

    ResponderExcluir
  5. Quero primeiramente parabenizá-lo pelas palavras, sempre oportunas e de uma sabedoria fantástica. Lendo a vossa matéria, me lembrei da conversa que tive ontem com uma Profissional da Saúde (Enfermeira). Fiquei muito assustado quando ela me disse que ainda há casos de tuberculose e hanseníase no Estado. Pensava eu que estas doenças já estavam quase erradicadas do nosso país, ela ainda me falou que há muitos casos destas doenças e está aumentando o número de pessoas infectadas. Fiquei pensando por qual motivo estas doenças ainda existem em nosso país. Doenças que aqui chegaram com os colonizadores e até hoje persistem. Vamos todos cobrar mais investimento na saúde, dinheiro há de sobra, e condições dignas de trabalho para os médicos. O senhor foi de uma sagacidade elogiosa, quando mencionou a questão das ambulâncias. Fico observando aqui no Estado, algumas cidades o posto médico é utilizado apenas como entreposto de doentes, ou seja, eles vão ao posto para serem avaliados, muitas vezes quem acaba fazendo esta avaliação nem é o médico, e de lá seguem de ambulância para o hospital mais próximo, uma vez que o posto médico não dispõe nem de médicos e tão pouco de estrutura para realizar o tratamento ali mesmo, sem a necessidade de deslocamento. Causando assim uma superlotação nos hospitais das grandes cidades que recebem os doentes das cidades pequenas, causando com isso transtornos de toda a natureza.

    ResponderExcluir
  6. O que poderíamos esperar de um presidente que não busca conhecimento real do que ocorre no país?Ele é um deslumbrado com a situação na qual se encontra!Mas como todo governante ele não utiliza os serviços da saúde pública, afinal ele não precisa passar por uma humilhação dessas.Tem dinheiro suficiente para buscar médicos até fora do país, enquanto o povo que paga o salário dele morre nas filas de hospitais.E sabe o que é pior?!Logo logo ele lança sua sucessora e lá vai o povo votar neles de novo...ô vergonha...

    ResponderExcluir
  7. A culpa é de uma má administração de todo o Sistema de Saúde, os profissionais trabalham conforme as condições que recebem.

    ResponderExcluir
  8. E o Mulla lá entendi disso, infelizmente essa anta bebada não está nem aí para o brasil.
    A saude é má administrata mas elle faz algo não é mais fácil culpar os médicos...

    ResponderExcluir
  9. o lula sempre culpa os outras pela sua incompetência. agora tomara que as associações médicas,inclusive o conselho federal responda a altura esta acusação mentirosa e covarde.

    ResponderExcluir
  10. Oportunisto e falta de vergonha! Lula sabe muito bem a causa da falência da saúde, mas troca em miúdos e fala bem ao gosto da população que também deseja um culpado.
    Lula mente, Dilma mente, PT mente e assim vai.

    ResponderExcluir
  11. Que blog interessante esse.
    Começando pela pesquisa.
    Não está falantando o nome de ninguém, não?
    Jé que ele não está na pesquisa eu voto, aqui.
    O pai de todas a cpis,que deram com os burros n'gua.
    Já sabem quem é?

    ResponderExcluir
  12. Se falta dinheiro para a saúde sobra para o Pactóide 2. Demonstração que a CPMF não fazia falta, pois continuaria a saúde não ser prioridade fora de campanha e cartilha partidária. Continuariam a desviar o dinheiro da mesma forma.

    ResponderExcluir
  13. Não há muito o que dizer, o Dr é uma autoridade em saúde, (embora eu ache que o negócio dos médicos é doença) e o Lula É um Mentiroso incompetente, então nada mais naterial que se rodear de seus iguais, e depois, mentindo para as massas.... vai conseguindo seus votos. Mas KD a oposição???

    ResponderExcluir
  14. Voces sao esquisitos, nao conseguem conviver com a democracia continuam a julgar as pessoas pelo proprio espelho, tenho dois filhos que jogam na Italia e hoje em todo mundo so se fala no Brasil da era Lula um homem de pouco estudo mais de grande cultura que fez as elites ficarem com vergonha de tanta coisa errada que fizeram na epoca do Brasil de joelhos, e qto aos medico em sua grande maioria pessoas dotadas de grande conhecimento que procuram atender a todos mais a uma parte muito grande tambem mercantilhista que procuram explorar e chegam a parar cirurgias para cobrarem antes um extra mesmo recebendo pelo sus, calma minha gente o tempo que voces ganhavam tudo no grito acabou o Brasil mudou

    ResponderExcluir
  15. Está na hora de o povo acordar!!!
    Precisamos mudar o futuro que deixaremos para nossos filhos. O que esperar de um "presidentinho" que apoia a morte silenciosa de um ser humano em cuba?
    O que esperar de um presidentinho que tem a petulância de indicar como sua sucessora uma ex-guerrilheira, assaltante de banco,... um currículo mais sujo que "pau de g...", me desculpem o desabafo. Mas falo como um brasileiro indignado com tudo que acontece neste pais. Tá na hora de mostrarmos que o nosso pais merece alguém que nos ame como povo e tenha respeito por nós. Não tenhamos memória curta, o que esperar de um presidentinho que falou tão mal do sarney a tão pouco tempo e agora passa a defende-lo com unhas e dentes, agora é amigo do COLLOR,...meu Deus.
    Uma pessoa com este perfil não tem massa cinzenta para saber o que é saúde, e qual a dimensão das medidas a serem tomadas para melhorar a vida do povo.
    O passado da indicada do presidentinho NÃO É DIGNO DE UMA PAÍS TÃO NOBRE E LINDO CHAMADO BRASIL.
    PATRIA AMADA, SALVE, SALVE!!!
    ESTAREMOS SEMPRE AO SEU LADO PATRIA AMADA.

    ResponderExcluir
  16. Dr. Marco
    Depois de ler os comentários que me antecederam, pouca coisa restou para colocar. Achar um culpado, é muito pouco. É culpa do sistema sim, mas também da população que não sabe como utilizar o SUS e outras coisas. Trabalhei 25 anos em Recursos Humanos e percebi que muita gente utiliza o SUS de forma abusiva, e muitos que necessitam não conseguem. A população em geral é corrupta ou corruptível, o que esperar dessa sociedade? E desse povo, que somos nós, é que escolhemos nossos governantes. O governo é o reflexo dessa sociedade, É só procurar ouvir o discurso da Cidinha Campos, que com sua coragem, autoridade no assunto fala sobre um pouco dessa bandalheira. A Cidinha, coloca entre outras coisas que, os corruptos, marginais, são muitas vezes aqueles que ocupam posições que deveriam ser de pessoas idôneas, de caráter e moral acentuada, e são votadas por quem na escolha?....penso que no Brasil só usando Maquiavél. E ela nos faz lembrar, que normalmente esses indivíduos, pousam de pessoas educadas, boazinhas, cordiais, simpáticas (mesma coisa) entre outros atributos sociáveis. Mas tenho certeza que ela não cairá de joelhos, mas sim permanecerá de pé até as últimas conseqüências. O que esperar desse Brasil? Maravilhoso, mas o povo...deixaremos um Brasil que nos envergonha para nossos filhos, netos? Um país tão gigante, tão rico, que nos últimos 15 anos, vem se destacando em tantas coisas, impressiona o mundo, mas se esquece de cuidar da casa (divida interna), de sua gente, de sua educação. Muitas coisas poderiam se fazer a mais nesse gigante varonil, mas o que se ouve falar são obras ou licitações superfaturadas , e cartas marcadas. Em Blumenau pós tragédia 2008, foi o que mais se ouviu.....se as verbas aplicadas no Estado, viessem direto para as prefeituras, com certeza, muitas obras a mais seriam executadas.
    Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história de Blumenau

    ResponderExcluir
  17. E pensar que um dia "Nosso Guia Iluminado e Único" teve a coragem e o descaramento de dizer:
    "A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL ESTÁ BEIRANDO A PERFEIÇÃO." Cínico. Vewndilhão desta nossa pátria.
    Vamos reagir. Não basta reclamar. A hora de mudar é agora. Ou vamos querer engulir, goela abaixo esta outra invencionice de lula a Dilmetralha.

    ResponderExcluir
  18. Dr. Marco Sobreira
    Excelente seu artigo. espero que os 350.000 médicos que se sentiram ofendidos com os comentarios deste que está presidente se lembrem disto na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  19. Espero que os 350.000 médicos mostre a este presidentinho,como disse um dos comentários anteriores, que os médicos são divulgadores de opinião, imagine se cada médico dentro do seu círculo de amizade familiar e de trabalho, de seus PACIENTES, quantos, quantos,.....imagine se nós mostrarmos que "VERDADEIRAMENTE A UNIÃO FAZ A FORÇA" sejamos cabos eleitorais, não no sentido partidário mas, com a FINALIDADE de construir um mundo melhor para os nossos filhos.
    Imagine um mundo melhor, com gente de verdade, crianças andando e brincando, imagine... imagine John Lenon lhe dizendo você tem carater, você foi capaz de deixar um mundo melhor para seus filhos, para a humanidade.
    Você impediu que o "anti-cristo Guerrilheira, ficha suja chegasse a Presidência da República, já chega o azar de-LLe depois divemos que tomar amar-ULA e agora querem enfiar em nossa go-ELA.
    Acordem colegas médicos e salvem o BRASIL Ó PÁTRIA AMADA!!!SALVE, SALVE.

    ResponderExcluir