sábado, 13 de março de 2010

A DECADÊNCIA DA RELIGIÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE. VAMOS DISCUTIR?

No artigo “ a doença, o diagnóstico e o prognóstico” http://bit.ly/b16laf faço uma análise na banalização da vida e dos valores da nossa sociedade. Mencionei três freios que nos regulam e que estão sendo perdidos. O primeiro deles é o freio religioso. Você tem opinião formada a respeito ? Até que ponto o distanciamento da religião e de seus princípios contribuem para o atual estágio de nossa sociedade? Vamos discutir ? Deixe sua opinião, prometo comentar uma por uma.

38 comentários:

  1. Para mim religião é diferente de religiosidade. Freios impostos, dogmas colocados só servem para comandar e arrebanhar cordeiros.
    O ser humano se distanciou de seu eu superior que está ligado diretamente ao Amor Incondicional.

    ResponderExcluir
  2. Marisa Cruz,
    De qualquer maneira os dogmas impostos desde nossa infância de alguma maneira nos impedia de cometer certos atentados, como contra a vida por exemplo, a partir do principio que Deus deu e só ELE pode tirar. Quanto ao amor incondicional, só conheço o de mãe para os filhos.

    ResponderExcluir
  3. Mas este amor incondicional que falei é exatamente o Amor de Deus que não lhe cobra nada e não lhe tira nada e sim dá a oportunidade para que você se torne um ser realmente humano.
    Se amássemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo não haveria necessidade dos outros 8 mandamentos.

    ResponderExcluir
  4. Marisa Cruz,
    Então, se nascemos a grande maioría Cristãos, forjamos nossa personalidade nos ideais cristãos, onde e porque começamos a perder esse Amor Incondicional? Esta é a reflexão que faço no artigo.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a religião em si, é um freio importantíssimo para que o indivíduo deixe de praticar certos atos que são condenados pela sua religião, muitos inclusive ligados a lei dos homens, como homicídio por exemplo. Um indivíduo que segue determinada religião com certeza não fará nada que vá de encontro aos dogmas pregados por ela, isso faz com este indivíduo não cometa um crime. Na minha opinião as religiões de modo geral, contribuem e muito na prevenção de delitos, um indivíduo envolvido com os ensinamentos de sua "igreja" será um indivíduo que respeitará o próximo e muito dificilmente cometerá um crime. Sempre falo isso no Tribunal do Júri, a maioria dos condenados, não tem base religiosa, o que reflete em suas ações na sociedade. Ainda que certas religiões tenham apelo mercantilistas, mas ainda assim cumpre um papel importante na sociedade, que é o de pacificador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.. religião não é nenhum freio não. Sou Ateu , cético , um pouco niilista , porem não vejo razão nenhuma em tirar vida alheia, por outro lado há apenas uma razão para auto defesa ,porem não é racional , e sim emocional.

      Markus_x4

      Excluir
  6. Dr. Alex Mendes,
    Concordo plenamente, inclusive as religiões têm papel importante no afastamento dos jovens do mundo das drogas e outros vicios. Infelizmente percebo a perca desse freio tão importante, por culpa muitas vezes dos próprios dirigentes religiosos. Notícias de desvios sexuais, estupros, pedofilía, homossexualismo e imagens de exploração financeira da fé popular têm contribuído para o desilusão e descrença com as igrejas e consequente abandono dos dogmas religiosos tão importantes para a convivência social e respeito à vida.

    ResponderExcluir
  7. As igrejas são feitas por homens,por isso suas imperfeições.A familia é a celula mater das sociedades.A religião deve reforçar este principio a fim de manter a ordem natural.Não podemos lutar contra a natureza.A religião tem fundamental importancia por ser um amortecedor psicologico nas angustias causadas pelas duvidas que a ciencia não consegue nos explicar.Os problemas e o mal comportamento não estão nas religiões e sim no despreparo dos homens.

    ResponderExcluir
  8. Penso que não importa a religião a ser seguida, quase todas pregam: respeito ao próximo, sabedoria.Temos que ter discernimento para diferenciar e questionar o senso comum.
    Hoje seguir uma religião, ter fé, parece 'pecado'.Penso que a falta de uma religião, de parâmetros ensinados, fazem falta sim.
    Aprendi que os mandamentos se resumen a: Amar o próximo como a sí mesmo (evita qualquer forma de desrespeito), inclusive crimes.
    Tenho minha fé e educo meus filhos assim. Penso que preciso colocar no mundo pessoas melhores, ao invés de: "Que mundo estamos, para ter filhos", penso em como criamos nossos filhos para um mundo melhor.

    Abraços, querido amigo

    ResponderExcluir
  9. Beto Laranjeira,
    O artigo "a doença, o diagnóstico e o prognóstico" fala nos 3 freios que a meu ver ajudam-nos a viver em sociedade. O freio familiar e o da justiça serão alvo de futuras discurssões. Voce tem razão, as igrejas são feitas por homens e daí suas imperfeições, mas os dogmas religiosos, prindipalmente os cristãos que tanto ajudam a controlar nossos instintos animais estão se perdendo em função de nosso afastamento da fé. As causas devem ser motivo de profunda reflexão de toda a sociedade. Com certeza, desvios de conduta de padres, bispos e pastores, a proliferação exagerada de seitas e o mercantilismo. com exploração da fé, têm contribuído em muito para esse afastamento.

    ResponderExcluir
  10. Ana Graña,
    Exatamente isso, minha amiga, não importa a religião, o que importa é o conceito de respeito ao próximo. No cristianismo, aprendemos desde o catecismo que a vida é um Dom de Deus, só Ele dá e só Ele pode tirar, sob pena dos castigos divinos. Isso serve de freio pois está em nosso ssubconsciente. Infelizmente por razões que aqui procuramos discutir, estamos perdendo este amor à vida do nosso semelhante, vide as barbaridades que assistimos todos os dias nos meios de comunicação. Glauco e seu filho foram vítimas mais recentes desta falta de amor.

    ResponderExcluir
  11. O ponto central do afastamento dos dogmas religiosos esta na cultura do consumo.O consumo ditando as normas de conduta social.Somos avaliados pelo que temos materialmente e não por nossa conduta moral.Este comportamento leva a competitividade de mercado.Isto extrapolou as fronteiras e os mercados.Competimos por tudo sem preocupação com as regras,o importante é ser considerado melhor doque o outro.Do trabalho a familia tudo é competição.Os principios religiosos são justamente os opostos.Humildade e fraternidade sempre.Infelismente a maioria das igrejas ja esta contaminada pela economia de mercado.Cristo deixou clara sua posição em relação aos bens materias.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se sou a pessoa mais adequada a falar sobre o distanciamento da religião, pois aconteceu e acontece comigo. Fui criada em uma familia católica praticante,fiz primeira comunhão e me crismei, ia à missa todos os domingos, não sei bem o por que nem quando fui me distanciando. O que acredito ter sido o inicio foi ver a forma como a religião e a fé é usada nos dias de hoje. Não perdi a fé em Deus, mas sou completamente descrente na instituição da igreja, seja ela qual for.

    ResponderExcluir
  13. Luisa,
    A sua história é semelhante á minha e acredito, a maioría de nós. E esse é justamente o motivo de abrirmos esta discurssão. Por que? Precisamos profunda reflexão, mas certamente os escândalos e esploração da fé, principalmente dos mais humildes é uma delas.

    ResponderExcluir
  14. Os dogmas da religião, diferentemente da religiosidade funcionavam como um freio social, inibindo a pratica de condutas hoje tidas como normais, tais como adultério, homosexualismo, uso de drogas e etc.
    Até o final dos anos 60 eu via uma sociedade completamente diferente, arraigada em determinados valores éticos, a tal ponto que as condutas acima mencionadas eram excessões. Porém,partir do momento em que a sociedade foi avançando e conquistando determinados espaços, ao mesmo tempo afastou - se de seus valores religiosos, em nome da liberdade de ação e de expressão e m consequencia disso,prolideraram os vícios, a crueldade, a desagregação da família, a falencia do casamento, a sexualidade precoce, as doenças e uma série de crimes hediondos, pois a vida deixou de ser um bem precioso e a salvação do homem, uma utopia.

    ResponderExcluir
  15. As religiões têm claramente função na evolução da espécie humana, no sentido darwiniano. Distanciamento ou fragilização da influência religiosa é fenomeno que se repete ao longo dos tempos, fruto dos períodos de abundância ou de transição do poder hegemônico entre culturas.

    ResponderExcluir
  16. Religião seria benéfica, como mostra de conduta. Mas como tudo criado e dirigido por homens, é passível de manipulação e de imposição.
    Hoje a violência diminuiria com uma Religião forte e abosluta? Não. Historicamente, as maiores Guerras da antiguidade se davam justamente pelo embate entre conceitos religiosos. O Estado é e deve permanecer laico e as religiões são códigos de conduta que não cabem no mundo moderno, onde a racionalidade do "não fazer" deve ser maior que o preceito "amar-vos".
    Basta ver o catolicismo e a ambiguidade de preceitos. No mundo moderno, onde a AIDS grassa e a gravidez de adolescentes é um fato, a camisinha é mal vista. Um mundo onde casais gays são reais e vizinhos da porta ao lado, condena-se, como também os fazem os muçulmanos.
    Religião já foi chamada de ópio do povo. Acredito ser pior: é a maior ferramenta do ódio a serviço de poucos dominantes. Uma muleta psicológica muito bem usada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ..
      As religiões são um dos fatores da decadência humana, o planeta caminha em direção a neutralidade.
      Em rumo ao Estado Laico.

      Markus_x4

      Excluir
  17. Drluiz,
    Concordo com sua opinião, a degradação atual passa também pela falência da família e da Justiça,temas que abordei no artigo e que pretendo botar em discurssão brevemente.A banalização da vida, estampada diáriamente quase que online é o retrato fiel da perda desses freios, principalmene o religioso. No cristianismo os principais dogmas são, AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO e SÓ DEUS DÁ A VIDA E SÓ ELE PODE TIRAR. Infelizmene completamente desrespeitados em nosso dias.

    ResponderExcluir
  18. edupavao,
    sim, é um fenômeno que se observa com o evoluir dos tempos, mas nunca como em nosso tempo. Com a evolução da ciência e os avanços tecnológicos o homem tem se achado quase Deus. Será isso o motivo de tanto distanciamento?

    ResponderExcluir
  19. David-scriptus,
    evidentemente que a religião foi usada através dos séculos para manipulação e imposição de interesses, muitas vezes do Estado. É de pleno conhecimento e reconhecimento os erros históricos da Igreja Católica, com inquisição,colonização, conluios etc. Não é exclusividade, outras grandes religiões també cometeram seus desvios. O Estado realmente deve permanecer laico e numa democracía o direito à crença deve ser livre. Concordo que com a evolução da sociedade e suas conquistas científicas, passamos a nos afastar mais daqueles conceitos que nos foi imposto desde a infância. A julgar pelo que está acontecendo, não devemos estar no caminho certo.

    ResponderExcluir
  20. Marcos, a fé sempre será democraticamente livre. Onde não o é, a situação é muitas vezes pior.
    Fica óbvio que se ela ( a Religião) fosse de alguma serventia em nossos dias, não haveria uma tal guerra dita santa onde pessoas explodem esperando virgens no céu. Ou não haveria suicídios em massa prevendo o final dos tempos. Ou não haveria erros de conduta tão claros em celibatários saracoteiros. Ou...Ou...Ou...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quem me acompanha lá no blog sabe q já passei por quase todas as religiões. Quase sempre, me incomoda a pergunta:Qual sua religião. De todas elas, arquivei na memo. o q me agradava e fazia sentido. Porém, acho sim, que valores religiosos são importantes na manutenção da moral e da ética. Acho tbe´m q o afastamento destes conceitos piorou a situação na sociedade. Mas, concordo com Beto Laranjeira. O que destruiu nossa civilização foi o consumo, a confusão que as pessoas fazem entre o ser e o ter.

    ResponderExcluir
  23. Patricia Mendonça,
    Pois é amiga, o tema é altamente complexo e polêmico, as opiniões postadas não deixam dúvidas. Acredito também que os valoes religiosos são importantes para o convívio social. O distanciamento é evidente e com isso perde-se o sentido de fraternidade, compaixão,amor ao próximo e à vida. Onde iremos parar? sinceramente não sei.

    ResponderExcluir
  24. Marco, a religião que fomos criados com catecismo,o pecado,o mêdo do errado,da missa aos domingos...acabou.Hoje estamos construindo nossas famílias voltadas a acreditar no certo e errado,na fé através da energia...!Nunca radicalismo,mas acreditando que vc é o que se fizer ser.Isso deve ser ensinado até os 6 anos de idade usando o bom senso de mãe.Acredite dá certo.Até meu filho autista que hoje está com dezenove anos é um tremendo bom caráter com o uso do bom senso nas situações do dia a dia...! O que falta hoje em dia (p/ o povo,é o ensino fundamental estruturado com base.Ajudaria muito em todos os sentidos.Vera F H de Carvalho

    ResponderExcluir
  25. Caro dr.
    Poderiamos ter apenas Os Dez Mandamentos, e seríamos uma humanidade fantástica.
    As religiões criadas pelos homens são frágeis e muitas vezes baseadas no apenas valor do dinheiro e dadas ao fanatísmo. Não acredito que uma pessoa, apenas por ter uma religião, deixará de cometer delitos. basta que tenha uma família desestruturada.
    Então acredito que valores são transmitidos aos filhos pelo que fazemos não pelo que falamos. Não podemos atribuir a uma religião o papel de educadores. É preciso resgatar a família, mesmo que ela tenha novos contornos.
    Não tenho religião mas sou religiosa. Acredito profundamente em Deus e na Vida.
    Acho que a formação do indivíduo se dá na família.

    ResponderExcluir
  26. Vera,
    Pois é amiga, se voce leu "a doença, o diagnóstico e o prognóstico" viu que falo em 3 freios. O religioso, o da família e o da justiça. O freio familiar que vc coloca muito bem como o mai importante será motivo de nosso próximo debate. A religião, como vc disse, de catecismo, missa aos domingos, medo do pecado,está acabando, concordo, mas será que isso é bom? onde perdemos a fé nos dogmas? amor ao próximo, compaixão, respeito à vida. Evolução e conhecimento cientifico , conquistas tecnológicas? A ciência explica muito, mas não explica tudo, muito menos a religião. Não acreditar é sofrer demais, quem acredita certamente é mais feliz.

    ResponderExcluir
  27. Saudações Marco,
    interessante o seu texto.

    talvez eu tenha uma posição divergente de muitos que comentaram por aqui. É saudável e faz parte, desde que se tenha o respeito à opinião alheia.

    Discordo termo usado "freio" o que me conota a algo que impede, cessa, interrope o curso.

    Creio que o ideal seria usara a expressão guiar, direcionar.

    Muitos equivocadamente dizem que religiões impõe o medo, o temor, como o controle e poder sobre seus fiéis. Conceito muito infantil.

    Que a Igreja Católica (e outras denominações) por terem atos imorais perde-se a moral para ensinar.

    Vejo que a Igreja Católica e seus ensinamentos ajudaram muito a moldar a sociedade ocidental, criou o modelo de universidade, fundou ordem cujo o objetivo era a ciência e ajudou a fundar cidades. Diferentemente do que foi muito apregoado nos bancos escolares muito das bases das ciências modernas surgiram exatamente no pejorativamente chamado "idade das trevas"

    A Igreja não impõe o temor do inferno, mas a esperança da vida eterna. Ensina valores que em meio ao turbilhão de desvalores...

    Ainda dentro dela se defende o papel da família ante a sociedade.

    Enquanto se diz, no mundo de hoje, que o importante sou EU, status sociais, a Igreja ensina a defesa da família, o amar o inimigo e a caridade.

    Enquanto se apregoa o sexo livre, o importante é fazer de qualquer jeito, a Igreja ensina a sacralidade do ato conjugal. A igreja não é contra o sexo, que é bom e Deus permite pq é unitivo (une o homem a mulher) e procriativo (Desde que dentro do casamento).

    Infelizmente vivemos numa sociedade hedonista e relativista e isso que torna do jeito que está.

    ResponderExcluir
  28. Maria Amora,
    Pois é , fanatismo religioso é terrível, milhares morrem por isso ainda hoje e no passado foi motívo de guerras intermináveis. Mata-se em nome de Deus desde as cruzadas e isso nos léva à descrença. Por que Ele permite?
    Os dez mandamentos desrespeitados pela própria Igreja. A inquisição nos mostrou o quão cruel e o quanto a igreja errou. Outro grande motivo de descrença é a exploração da fé, principalmente a dos mais humíldes por todo o tipo de charlatões que só visam o dinheiro. Exemplos no Brasil não faltam. Tudo isso léva ao afastamento dos valores nos ensinado desde tenra idade. Quanto à família, concordo plenamente, mas será assunto do nosso próximo debate. Espero sua participação. O tema é tão polêmico quanto este, pode acreditar, vai dar pano pra manga.

    ResponderExcluir
  29. Prezado amigo Marco Sobreira, a grande verdade é que apesar de falhas gritantes e muitas injustiças praticadas ao longo da história, a religião era um dos pilares mais fortes da sociedade organizada, mas infelizmente esse pilar ruiu. Com isso a sociedade desabou moralmente e hoje em dia caminha para a destruição sem que nada possa ser feito.
    Por falta de um freio moral e religioso, o homem e a sociedade tornaram - se gananciosos e inconsequentes.
    Por falta de amor ao próximo, o homem em nome do progresso e a sociedade cada vez mais afastados de valores éticos destruiram matas, animais, fontes energia e de alimentos e até a camada de ozônio, colocando em risco o futuro da humanidade.
    O jeito é tentarmos salvar a nossa família, cuidar bem dos nossos filhos e repassar para eles esses valores considerados ultrapassados para a maioria, mas que tanto bem fizeram aos nossos antepassados.
    E seja lá o que Deus quizer !!!

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo Viana,
    Justamente por acreditarmos na importância da religião, não importa qual, já que todas pregam o amor, a fraternidade, a família como célula mais importante da sociedade é que abrimos esta discurssão. O termo freio, foi usado no meu artigo, como um impedimento moral ao desrespeito e a banalização da vida do semelhante no mundo atual. "Só Deus dá a vida e só ELE pode tirar", isso aprendemos desde os primeiros anos e fica sim, em nosso subconsciente pra vida toda e nos freia instintivamente perante situações de confronto. O hedonismo vem justamente em função do afastamento do sentido que o prazer maior é a conquista de vida eterna na cidade celestial ao lado dos justos e puros. Infelizmente em nosso tempo os ímpios imperam. O sentido do debate é justamente esse, saber opinião dos que se preocupam, pois só esses se dispôem a vir debater tema tão apaixonante e polêmico.

    ResponderExcluir
  31. A religião é um elo de Deus com o homem, por onde atravéz da sua fé, vem buscando compreender o sentido na vida desde sempre. A descrença vem gerando a violencia, a banalização do ser humano,o caos que o mundo atavessa, os cientistas e suas teses, tentando desmistificar conceitos de uma vida toda, deixando brechas e questionamentos, também contribuem de sua forma negativa. O mundo padece a nossa volta mais o que realmente na prática fazemos para não vivênciar isso?o que?

    ResponderExcluir
  32. Jaquelinebrum,
    Pois é amiga, essa é a grande pergunta e o sentido desse debate. O que fazermos para não vivênciar isso? Sinceramente não sei a resposta.

    ResponderExcluir
  33. Meu amigo, minha tendência é concordar mais com as opiniões de Vera, Marisa e Ana Grama. A educação familiar e social é a base para a tolerância, respeito e solidariedade. Se assim não fosse, estaríamos desconsiderando os ateus, os agnósticos e alguns povos primitivos que não acreditavam em nenhum deus.
    Embora concorde que a religião "pode" ser um freio, haja vista a inquisição, acho lamentável que um ser humano precise de freio. O ser humano precisa ser educado e informado para fazer suas opções pessoais de vida, baseado em valores universais. Não me refiro apenas à educação escolar. Um valor universal foi pregado por Jesus: amar ao próximo como a si mesmo.
    Um abraço
    Neide

    ResponderExcluir
  34. A moral religiosa é o nosso primeiro contato com a moral, simples e pura. Depois vem a moral social, que é regulada por lei, por tanto a moral religiosa é um dos parametros para a construção d euma sociedade e de sua moral social, independente de sermos ateus ou religiosos o fato é que a religião tem influência na formação social, cultural, política... Quem discorda, é só observar, países católicos, protestantes, mulçumanos... sociedades pagãs, e como se distanciam e se aproximam em aspactos gerais mas com influencia na moral religiosa, que não necessáriamente é ética por exelência.
    Ex.: em paises mulçumanos matar um adultero é social e religiosamente aceito´, mas legalmente ode haver leis contrárias a essa atitude, porém o fato da população aceitar ocomportamento a Lei se curva e a prática não é condenada como em um país católico. Mas, não domino o assunto, me baseio muito no livro suicídio, Durkheim. Claro, que adaptando a contexto de minha realidade social.

    ResponderExcluir
  35. Como escrevo no artigo, o ensinamento religioso, seja qual for, serve como um freio em nosso subconsciente e nos impede muitas vezes de atitudes que atentem contra a vida ou a moral alheia. O distanciamento desses conceitos é que léva ao que vemos hoje, completo desrespeito á vida. Exemplos não faltam e o Glauco foi a vítima conhecida mais recente, milhares de pessoas estão morrendo em todo o mundo assassinadas sem o menor escrupúlo. As causas é o que pretendi entender um pouco nesse debate.

    ResponderExcluir
  36. O distanciamento da religião contribui para a deterioração absurda pela qual passa a nossa sociedade sim. Principalmente pela desagregação familiar que vemos nos dias atuais.

    ResponderExcluir