quinta-feira, 9 de setembro de 2010

LULA, POR QUE NÃO TE CALAS ?

No último dia 25 de março o presidente Lula esteve em Tatuí, e lá fez a entrega simbólica de 650 ambulâncias para 573 municípios brasileiros. A cerimônia foi essencialmente política, pois os veículos são destinados ao SAMU, ou seja, os serviços de atendimento médico de urgência.

Acontece que a maior parte dos municípios contemplados não tem este serviço implantado, e nem mesmo tem verba prevista em seus orçamentos. Custa caro montar toda esta estrutura. As ambulâncias são a parte visível do negócio, mas é necessário aparelhá-las com equipamentos de UTI, de pessoal de apoio bem treinado, de médicos especializados principalmente. E isto tem que funcionar 24 horas por dia, pois emergência não tem hora.

Ou seja, ou a maioria das ambulâncias vai ter outro destino, ou vão virar sucata logo.

Como costuma fazer, o presidente Lula faz seus “discursos” de improviso , que sempre buscam contentar a platéia presente, e exagera nas frases feitas e  cheias de pompa sobre os mais variados temas. Diga-se de passagem, normalmente o presidente não sabe nada sobre o que está falando, e suas gafes já são sobejamente conhecidas e divulgadas mundo afora. Nesta cerimônia em Tatuí, o presidente Lula foi extremamente infeliz com algumas de suas colocações..

Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira, Lula teve “outro rompante de incontinência verbal”. Mais uma vez, culpou os médicos para os problemas de saúde que o Brasil enfrenta há décadas. Disse que a classe médica não se interessa em atender o interior, “pois é muito fácil ser médico na Avenida Paulista”, segundo suas palavras.

Depois, mandou um recado ao Conselho Federal de Medicina, por este ser contra a revalidação automática dos diplomas dos médicos formados em Cuba. E ainda criticou aqueles que são contra a volta de um imposto para melhorar a saúde. E por fim, ainda criticou o médico que no passado cuidou dele próprio, ao
sofrer o acidente de “trabalho” que lhe amputou o dedo. Ou seja, versou sobre tudo o que finge saber.

Como em todos os “discursos”, Lula fala o que lhe dá na telha, e nem se preocupa mais em ter coerência. Deve acreditar que somos todos burros, pois quanto mais fala, mais sua popularidade “aumenta”, segundo as informações “oficiais”. Mas, para os que ainda têm paciência de ouvi-lo, basta

acompanhá-lo por algumas semanas. A opinião ora é uma, ora é outra. Depende da platéia. Como estamos numa democracia, livre “como nunca se viu na história deste país”, também tenho o direito de opinar.
O que o senhor presidente não disse (ou não sabe) é que é impossível à imensa maioria dos médicos montar um consultório na Avenida Paulista, um dos locais mais caros do país, principalmente se trabalhar no serviço público, onde recebe um salário de fome, não tem um plano de carreira decente e não encontra condições dignas de trabalho. Aparelhos defasados, funcionários insuficientes para o apoio (enfermagem, técnicos diversos), filas para marcação de exames, falhas em tratamento de doenças básicas. Se em São Paulo, que é a locomotiva da nação, é assim, o que dizer do restante do país? Há dezenas de crianças morrendo em pseudo-UTIs em hospitais públicos por aí. A sigla deveria ser Última Tentativa Inútil e não unidade de terapia intensiva. Intensivas são só as mortes nestes nosocômios.

Não disse o presidente (ou não sabe) que médico nenhum consegue trabalhar no interior sozinho. A não ser que seja para distribuir “vale-saúde”, a exemplo dos inúmeros outros que ele criou. Pois tratar e cuidar de alguém sem apoio, sem retaguarda e sem condições, só na cabeça dele.

Quanto aos médicos de Cuba, formados em uma realidade totalmente diferente da nossa, eles podem sim trabalhar no Brasil. Como qualquer outro, formado em qualquer lugar do mundo, que se submeta às avaliações necessárias e sejam aprovados. Desde que saibam Medicina. E o Conselho Federal de Medicina, autarquia federal, é o órgão definido por lei para avaliá-los. O que o senhor presidente quis dizer (mas não teve coragem) é que quer fazer um agrado ao moribundo amigo Fidel, valorizando escolas falidas e que pregam uma falsa “medicina social”.

Faltou falar sobre o assunto referente ao médico que o atendeu quando sofreu seu acidente de “trabalho”. Talvez seu dedo pudesse ser salvo, senhor presidente, se existisse na ocasião um atendimento decente em posto de saúde, unidades de emergência bem aparelhadas, um profissional médico bem preparado, com boa formação. Isso se o “SUS” da época funcionasse. Isso se um médico que atende “SUS” ganhasse um honorário, e não uns trocos. Pois a CPMF, que geraria verba destinada ao “SUS” do seu governo, virou
dinheiro nas meias, cuecas e malas pretas na sua gestão. E até hoje o “SUS” não funciona de forma decente!

E o senhor ainda quer recriar mais um imposto, para continuar alimentando as falcatruas? Senhor presidente, com o perdão da palavra, estou com o “saco cheio” do senhor e de seus “discursos”. Se o senhor sofresse um novo acidente de “trabalho” e fosse eu o médico que lhe atendesse, cortaria-lhe a língua, e não o dedo.

E faria um bem ao país, pois cada vez que o senhor abre ia boca, não causa umacidente. Causa um desastre.

Luiz Ricardo Menezes Bastos, médico,
presidente da Associação Paulista de Medicina, Regional de Limeira


MINHA OPINIÃO:  DE QUEM É A CULPA, PRESIDENTE?


Que o Presidente Lula é mestre em falar besteiras todo nós sabemos, diariamente ataca as instituições como TCU, IBAMA, IMPRENSA e adora culpar a oposição por tudo que não da certo em seu governo, esquecendo-se que não há democracia sem o contraditório . Em contrapartida é extremamente generoso com seus bajuladores, companheiros corruptos e aliados sabidamente oportunistas e que já foram alvos de sua ira oposicionista, que o diga Sarney , Renan e até o Collor. É capaz de se unir ao diabo para manter o projeto ideológico de transformar essa República numa réplica de ditadura populista disfarçada de pseudo democracia , com controle da mídia, da liberdade de expressão e de um Judiciário leniente como por exemplo vemos na Venezuela.

Quando acreditamos já ter ouvido tudo que é idiotice, eis que o mestre se supera. “A culpa do caos da saúde pública no país, é dos médicos, que não aceitam ir para o interior ou para a periferia e que cobram caro para o fazerem”. Com essa declaração deixa evidente o seu desconhecimento do que ocorre em relação à saúde, pois a grande maioria dos médicos que atuam nessas duas áreas além de receberem salários indignos , se submetem a irresponsabilidade de gestores , que só pensam em número de atendimentos , ignorando a qualidade, pois as condições de trabalho são péssimas, sem suporte, sem exames, sem Rx e sem aparelhos que salvam vidas. Exaustos, desmotivados, ainda colocam em risco sua própria vida, pois não há segurança nos postos médicos do interior ou nas periferias.

Esquece o Presidente que o médico sozinho não faz saúde, depende de programas , metas, planejamento, investimentos, equipes e principalmente vontade política de beneficiar a população e não usar politicamente em benefício de gestores, o trabalho de quem dedica a vida a salvar vidas.

Ao dizer que os médicos preferem trabalhar na Av. Paulista, só fez constatar uma realidade que reflete o desencanto da classe com a realidade das periferias e do interior. É muito mais promissor dedicar-se a uma especialidade, submeter-se a enriquecer os planos de saúde, trabalhar em hospitais com equipes multidisciplinares, desfrutar da última tecnologia em meios de diagnósticos e tratamento, participar de congressos e jornadas, além do conforto e qualidade de vida de uma grande cidade, a abdicar de tudo isso em troca da clinica médica, do sanitarismo ,do improviso diário, da falta de privacidade, do stress de estar solitário em sua missão, sem um colega sequer para trocar idéias ou discutir um caso.



Sr. Presidente, por acaso sabe quanto tempo o governo federal não reajusta o valor da Tabela do SUS e das equipes do Programa de Saúde da Família ? Sabe que os governos estaduais não repassam sua parte aos municípios? E que milhares de prefeitos estão abandonando o PSF por falta de recursos, matando o único programa idealizado realmente em favor dos menos favorecidos? Não, certamente não sabe, senão não abriria a boca para falar tamanha bobagem.



A meningite está matando na Bahia, a dengue se alastra e mata por todo o Brasil, a gripe suína está aí nos apavorando a todos, a tuberculose volta a ser a terrível doença do inicio do século passado e a hanseníase dá mostras de que tão cedo não nos abandonará. Crianças estão morrendo no Maranhão e outros estados por falta de UTI, hospitais públicos estão superlotados com pacientes espalhados pelos corredores. Diabetes e hipertensão arterial, doenças que pela quantidade de portadores, dependem da saúde pública, estão matando como nunca. Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência não têm programa adequado de combate e o sr. acha que a culpa é dos médicos? Recentemente em lançamento do inexistente PAC 2, alardeou a doação de milhares de ambulâncias com esse seu ar fanfarrão como se fosse uma grande estratégia de saúde pública quando sabemos que isso só empurra o paciente de cidade em cidade, configurando o que nós chamamos jocosamente de ambulâncioterapia.



Em nome dos mais de 350.000 médicos brasileiros, quero dizer ao Senhor que não aceitamos que jogue em nossas costas a incapacidade e a falta de visão da equipe responsável de prover nosso povo de uma saúde pública de qualidade, naturalmente capitaneada por Vossa Excelência.

2 comentários:

  1. Só aplauso para voces !!!

    Nem uma vírgula a acrescentar , exceto chamar D. Luiz 51 de Vossa Excrecência !

    Excelência são os dígnos médicos que ainda ousam responder a esse estúpido governo !

    Bravíssimo !!!

    ResponderExcluir
  2. SE CADA BRASILEIRO FIZER UMA VISITA A MANICOMIOS EXISTENTES NO BRASIL ENCONTRARÃO MUITOS, MAS MUITOS MESMO IGUALZINHOS AO GOVERNANTE DESTE PAÍS, FALANDO ASNEIRAS, FAZENDO GESTOS IMPRÓPRIOS, CACAREJANDO QUE SÃO SALVADORES, NAPOLEÕES, COLOMBOS, CESARES, COMPROVANDO O GRAU DE DEMÊNCIA QUE OS ATINGE.
    TODOS DIGNOS DE COMPAIXÃO. A DIFERENÇA É QUE ESTES ESTÃO SENDO TRATADOS E O GOVERNANTE ESTÁ SOLTO PELO PAÍS FAZENDO UM ESTRAGO TOTAL.

    ResponderExcluir