quinta-feira, 30 de junho de 2011

FILANTROPIA OU ENGANAÇÃO? (By Marco Sobreira)

Sr. Antonio, 54 anos, lavrador, tinha percebido há algum tempo certo desconforto ao urinar e se assustou quando começou a urinar sangue. Procurou o hospital mais próximo, entrou por uma porta de vidro, onde se lia pronto-socorro, bem que percebeu algo diferente, ar condicionado, pouca gente, recepcionista bem trajada. Dirigiu-se à recepção;

- Moça, estou passando mal, estou com dor no pé da barriga e urinando sangue, preciso de um médico,

- Um minuto por favor, respondeu a atendente enquanto mexia no computador, parou, virou-se e perguntou, o Sr tem plano ou é particular?

- Não moça, moro no interior, não tenho plano de saúde e nem dinheiro para pagar,

- Então o Sr está no lugar errado, por favor, atravesse o pátio e vai encontrar o pronto-socorro que atende os pacientes do SUS.

 Pacientemente o Sr Antonio fez o que lhe fora sugerido, deparou-se com uma grande sala, repleta de pacientes, avistou um segurança, se dirigiu a ele;

- Estou passando mal, estou com dor e urinando sangue, tenho que enfrentar essa fila ou pode me ajudar?

- Espere um pouco, vou ver o que posso fazer, falou gentilmente o segurança.

Aguardou pacientemente por uns dez minutos, quando foi orientado a se dirigir ao balcão.

Duas atendentes se esforçavam para atender toda aquela gente, uma delas se dirigiu ao Sr Antonio e perguntou?

- É o Sr que está passando mal? Tem documentos, onde mora? Preciso preencher uma ficha,

- Tenho CPF e carteira de trabalho, serve? Moro no município de Atílio Vivácqua.

- Ahh, não mora aqui? Por que não procurou um hospital na sua cidade?

- Moça, por favor, vim fazer uns pagamentos, passei mal de repente e procurei o hospital mais próximo, não posso ser atendido?

- Mesmo mostrando certa má vontade, a atendente preencheu o BAU ( Boletim de Atendimento de Urgência),

-Olhe, aguarde sentado ali e espere a sua vez.

Após esperar por cerca de 40 minutos, o Sr Antonio foi atendido, aplicaram-lhe uma injeção e fizeram um encaminhamento para marcar consulta para um urologista.

 Nessa história simples e verídica está um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil, primeiro é preciso saber que o hospital em questão é filantrópico e fica evidente a discriminação aos pacientes do SUS.

Pronto-socorro só para particulares e planos de saúde separado do local de atendimento dos pacientes do sistema único de saúde, dentro de um mesmo hospital é uma afronta à dignidade humana, pois as pessoas podem ter níveis econômicos diferentes, mas a doença é igual para todos.

Outro absurdo é o questionamento quanto ao local de residência, a saúde é municipalizada, mas o SUS é universal, infelizmente uma prática comum em todo o território nacional. Para completar teve um atendimento superficial, apenas uma injeção que acredito ter sido para a dor e simplesmente mandar procurar um urologista, é na verdade uma forma de se livrar do paciente.

Com raras e honrosas exceções, o que acontece nos hospitais filantrópicos tratam os pacientes do SUS de forma discriminada, usam das prerrogativas da filantropia como isenção de impostos, receber verbas públicas, mas o atendimento não é igualitário. Para planos de saúde e particulares, quartos com dois leitos e apartamentos, enfermaria com vários leitos para o SUS , vaga em UTI, preferência para os primeiros, cirurgia eletiva para pacientes do SUS , só por milagre, internação de pacientes com doenças crônicas também enfrentam dificuldades, normalmente são orientados a procurar um hospital público, resumindo, querem o filé enquanto jogam a carne de pescoço para o sistema público, isso sem contar na corrupção, cobranças por serviços não prestados, etc...

Por isso sou contra e não acredito nos hospitais filantrópicos para atendimento aos usuários do SUS, o governo tem que construir e oferecer hospitais públicos de qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda, aí sim, teremos apenas dois tipos de hospitais, o público que atende a todos sem distinção e os que atendem somente a planos de saúde e particulares.

CHEGA DE ENGANAÇÃO!!!

4 comentários:

  1. Belo Texto Dr. Marcos
    Realmente a enganção em nossa sáude é grande. O senhor que trabalha nesta atividade sabe que existem coisas boas e ruins. Aqui em Blumenau não é diferente. Temos muito problemas. Minha esposa necessitava de cirurgia urgente e nem SUS nem FUSEK derão muita atenção. Bancamos a cirurgia pois ficamos muito preocupados. Agora tudo voltando ao normal.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a condição sócio econômica faz toda a diferença na forma em que o cidadão precisa ser atendido, principalmente em relação aos serviços de saude pública.
    Antes de conceder regalias fiscais a um centro de saúde particular conveniado, as autoridades deveriam fiscalizar a estrutura da enttidade e exigir um mínimo de condições que atendesse de forma dígna a grande população que não tem condições economicas para pagar um plano de saude.

    Mas existe outro lado da moeda que não pode ser esquecido.

    É evidente quue sempre haverá uma grande diferença entre a estrutura oferecida a quem tem planos de saude e quem não tem, pois a exigencia das empresas para conveniar um hospital particular é muito grande, vez que cobram preços absurdos em suas mensalidades e atendimentos e têm que apresentar algo mais para seus clientes e pacientes.

    Diferentemente, o SUS paga uma ninharia para os seus conveniados tornando a prestação de serviços uma calamidade.

    Na verdade, o Governo Federal, que financia tantas obras superfaturadas e que quer até financiar campanhas políticas com verbas públicas, deveria estudar um meio de rever a tabela de repasse de verbas do SUS para os Municípios e assim, possibilitar melhores condições para um atendimento dígno ao cidadão que não tem recursos financeiros para pagar o atendimento particular, mas que tem direito a saúde.

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  3. CARO MARCO

    A FILANTROPIA E AS ONGS FICHA LIMPA PAGAM PELA PILANTROPIA PATROCINADA POR GOVERNOS CORRUPTOS.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  4. Olha Dtr Marcos é assim geral, saúde, segurança. E não querendo ser pessimista,vai piorar e muito.Pois agora no momento que tem prioridade é Copa Do Mundo."Dê Pão e Circo ao Povo"

    ResponderExcluir