quarta-feira, 1 de junho de 2011

NADA É POR ACASO (By Marco Sobreira)


O problema do Brasil é crise de moralidade, ou melhor, da falta de moral e ética, nunca antes na história desse país, como gosta de dizer o presunçoso ex-presidente, tantos se especializam em roubar, aparelhar a maquina pública, fraudar licitações, usar do cargo em benefício próprio e dos seus, acobertar falcatruas, transformando a República numa espécie de Casa da Mãe Joana, numa zorra ou como diria um amigo, uma esbórnia, isso mesmo, uma verdadeira orgia com o dinheiro público.

E o pior é que, estimulados pelos exemplos de quem deveria zelar, afinal foram eleitos para isso, diversos segmentos do crime se atrevem a ações impensáveis num país onde a Justiça estende sua mão pesada sobre os malfeitores, vejamos: Policiais militares se especializam em explodir caixas eletrônicos, usando os próprios veículos e rádios para organizarem seus roubos, se associam a traficantes para proteção e eliminação de rivais, agiotas agem abertamente, extorquindo e matando quem por uma infelicidade recorre aos seus dinheiros sujos e juros estratoféricos, tudo à luz do dia e sob o olhar corrompido de policiais.

No entorno de Brasília vivemos situação de fazer inveja aos tempos onde o revólver era a lei, assassinatos a qualquer hora, do dia ou da noite, na frente de todos, execuções sumárias, impotência ou incompetência de autoridades, verdadeira terra de ninguém. Crimes de mando em todo o país, leis ultrapassadas, justiça preguiçosa, impunidade, enfim, solo fértil para todo o tipo de bandidagem. Já perdemos há muito a batalha contra as drogas, traficantes comandam o crime até dentro de penitenciarias, criando justiça paralela e executando sumariamente seus opositores. Toda uma geração perdida, aniquilada pelo vicio ou pelos senhores das drogas.

O Governo a tudo assiste, impotente, a Presidente perdida e enclausurada no Palácio do Planalto, refém de seus próprios colaboradores, chantageada pela extensa e fisiológica base no Congresso, ora o PMDB, ora a bancada ruralista, a bancada religiosa, a bancada da policia, o PT, todos querendo explorar a fraqueza, a falta de liderança e a inexistente experiência de alguém que ali foi colocada por  quem se julga o dono do Brasil, mas que no fundo, prepara ardilosamente sua volta como o salvador da pátria.

Tudo premeditado, acreditem, nada do que está acontecendo é por acaso, existe por trás de tudo uma ação orquestrada minuciosamente, a ida do ex-presidente Lula a Brasília com a missão de estancar a crise é apenas a primeira demonstração de diminuir a autoridade da Presidente, sua capacidade de lidar com os problemas políticos, apequenando seu já pequeno poder sobre os comandados, isso num regime Presidencialista é sinal de grande preocupação.

No momento, o PMDB parece ser a única força capaz de se contrapor a essa corrente, se fosse um partido mais preocupado com os destinos da democracia e menos com cargos e apadrinhamentos, poderia ser o grande guardião do Estado de Direito, amparando a Presidente e dando-lhe sustentação política necessária à normalidade de seu mandato, não parece ser a prioridade, infelizmente.

 A oposição definha em sua própria incapacidade de resolver suas desavenças, mágoas e interesses pessoais, sem uma agenda, sem um projeto alternativo claro, deixa 44 milhões de brasileiros à espera de um milagre, de alguém que chame para si a responsabilidade de comandar essa imensidão de brasileiros que não compactuam com o que está acontecendo com o Brasil.

No fritar dos ovos, quem paga por tudo somos nós, a inflação está de volta, a saúde continua péssima, a educação vai ensinar o que é errado, a segurança está nas mãos de cada um de nós, a industria desacelera e na contra-mão os impostos batem recordes e recordes, o dinheiro existe, para onde vai? Aí é querer demais desse pobre articulista.




4 comentários:

  1. Excelente resumo desta ópera macabra.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caro Doutor, horripilante! Pior é que a lista de crimes deixou o Brasil como um parque de diversão dos bandidos especializados em todas as obras. Tão descaradamente que Garotinho faz chantagem abertamente com o governo.
    O que precisará acontecer?
    Bati tanto panelas contra Sarnei (com i como ele detesta)e lá continua ele na presidência do senado. assisti a veemente acusação dos mensaleiros pelo ministro Joaquim Barbosa, e estamos à beira de do arquivamento e do esquecimento. Roubam até merenda!
    Fico achando que não assistirei o dia que tudo mudar, que os impostos que pagamos sejam bem empregados, os criminosos principalmente os políticos corruptos e afins(filho, esposa) sejam condenados e presos.
    Só sonhando...

    ResponderExcluir
  3. Caro Doutor, o que existe mesmo na atividade pública e dentro dos chamados 03 Poderes da República é desinteresse com as causas e necessidades da população, omissão, comprometimento com o corporativismo e com o ilícito, negociatas e conchavos em próprio beneficio de grupos políticos e partidos,venda e negociação de sentenças dentro do judiciário, enfim, falta vergonha e decência.Outra coisa no casos das Policias, civil e militar, não existe Plano de Carreira, efetivo adequado, salário justo e benefícios tipo: seguro, pensão, enfim uma vergonha um CORONEL ganha um salário de Faraó e o soldado, cabo e sargento estes que estão nas ruas diariamente migalhas.Desta forma os caras, nada justifica isso, correm para o crime.O Brasil não tem gestão pública a nível nenhum, está entregue e refém de corruptos e bandidos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo! Não poderia ser mais real. E a grande maioria do povo, maior interessado, não se dá conta disso porque vem sendo deseducado há 8 anos.É muito tempo. Fora os 30 anos que esse ex vem repetindo mantras que não exerce. Que Deus nos ajude. opcao_zili.

    ResponderExcluir