quinta-feira, 9 de junho de 2011

A REPÚBLICA DA BANDIDAGEM (By Marco Sobreira)

A justiça é cega, isso é, deve ser cega no sentido de que não enxerga, não vê diferenças, é para todos, ledo engano. No Brasil não é bem assim, nesse país uns são mais iguais que outros, se não como justificar a ação do Procurador Geral da República de arquivar os pedidos para investigar o enriquecimento fantástico do todo poderoso Ministro da Casa Civil Antonio Palocci no período em que foi Deputado Federal ? Com grande transito  no Governo, seria um gênio das finanças ou um gênio das falcatruas, do tráfico de influência e do desrespeito às instituições? Desde Ribeirão Preto, passando pelo Ministério da Fazenda e pelo Congresso, o Sr. Palocci é alvo de acusações que deveriam, no mínimo, serem investigadas com seriedade e isenção, tenho certeza que se fosse um cidadão comum, estaria há muito atrás das grades;

Outro episódio que em nada engrandece o nosso Judiciário foi a soltura do terrorista italiano Battisti, o Supremo Tribunal Federal não se entende, cria fato jurídico novo, não condena, não absolve, não dá cidadania, afronta um país amigo, com laços de sangue importante com o nosso povo, enfim, estão confundindo ideologismo com terrorismo. A democracia começa a ruir quando a justiça se deixa mover pela ideologia dominante. Estaremos sendo questionados na Corte de Haia com risco de sermos desmoralizados internacionalmente.

Estamos tomando um caminho perigoso, a corrupção é endêmica, a ética há muito foi sepultada, tivemos um Presidente que se julgava acima das leis, a Presidente atual se mostra reticente em governar sem ouvir  seu criador, a base de sustentação fisiológica usa a chantagem como arma para seus interesses, um Procurador Geral que não investiga, prefeitos, secretários e vereadores roubando escancaradamente por todo o País, um Tribunal de Contas da União que não é respeitado e um judiciário envolvido em escândalos, com decisões dúbias, uma polícia corrompida pelo crime organizado, tudo conspirando para o enfraquecimento de nossa jovem democracia. Tentativas de amordaçar a imprensa preocupa a todos que não querem ver o Brasil sofrer retrocessos no caminho para um regime democrático pleno.

A insensibilidade do Governador do Rio de Janeiro em não atender as reinvindicações justas dos bombeiros, os levaram a ultrapassar os limites da razão com a invasão do quartel da corporação. A resposta do Governador Sérgio Cabral foi ainda pior, repressão abusiva, tiros de fuzil e prisão dos “anjos da vida” por tempo demasiado, demonstra autoritarismo, enquanto a bandidagem solta leva terror e insegurança ao cidadão de bem. Os bombeiros estão ganhando adeptos, apoio de toda a sociedade e já inspira movimento semelhante em outros Estados, causando profundo mal estar dos demais governadores, todos já descontentes com a “solução” do colega carioca. A moribunda PEC 300 de repente encontra oxigenação necessária suficiente para causar grandes transtornos ao Governo, já que a grande  diferença econômica entre os entes da federação, torna inviável a unificação salarial dos policiais militares e policia com salário miserável é campo fértil para a corrupção. O tiro saiu literalmente pela culatra.

Os últimos acontecimentos na política, as reportagens recentes mostrando roubo de medicamentos da população, desvio de recursos da merenda das crianças e esquemas para expropriar o recurso público com licitações viciadas, nos dão a certeza que estamos nos transformando numa república da bandidagem.

2 comentários:

  1. Como sempre, a crítica pontual colocada da forma mais didática e sensata. Gosto dos seus textos de acidez crítica comedida , não caem na superficialidade adjetiva de muitos escritos que se propõem analíticos. Precisamos ter pessoas inteligentes e atentas , com teclado vigoroso,plavras com significado.
    @Sulains

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da @Sulains .... Simplesmente não sei mais o que dizer, nem o que sinto... Um misto de indignação, revolta, tristeza.... República da bandidagem que protege e liberta bandidos internacionais condenados à prisão perpétua... Institucionalizaram não só a corrupção e a cara de pau, mas tb a criminalidade.... Preciso de um médico, um analista, um psicólogo, um calmante.... Puxa e eu pensava em me refugiar na Itália... pelo jeito, não seria bem recebida lá não.... rir pra não chorar...

    ResponderExcluir