terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SURTO DE ESQUIZOFRENIA POLÍTICA NO PT

Setores do partido seguem fazendo eventos pelo país de desagravo a José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e João Paulo Cunha, todos condenados pelo STF

Quase dois meses depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter encerrado o julgamento do mensalão, setores do PT seguem fazendo eventos pelo país de desagravo a José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e João Paulo Cunha, todos condenados pela Corte. Ao fazer isso, porém, o partido segue apresentando sinais de esquizofrenia política.

O dicionário Houaiss cita como esquizofrenia a dissociação da ação e do pensamento, expressa por sintomas como delírios de perseguição e alucinações. Difícil não ver desta forma o último evento do PT pró-condenados, na quarta-feira, em São Paulo.

Os quatro petistas foram condenados pela instância máxima da Justiça do país, por praticarem corrupção no governo, entre vários outros crimes, como se sabe. Contudo, no evento de São Paulo, choveram elogios aos “injustiçados”.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), por exemplo, disse: “Os ataques que sofrem não são para eles, mas para a militância do PT”. Já o condenado João Paulo Cunha considerou haver contra a sigla uma “campanha” comparável às promovidas para desestabilizar os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. O deputado chegou a dizer que o mensalão deveria se chamar “mentirão”.

E mais uma vez houve ataques à imprensa e “às forças que se opõem” ao projeto do PT. Seriam esses os responsáveis pela condenação dos “companheiros” pelo Supremo.

Como se vê, lideranças nacionais do partido parecem vir sofrendo de um surto esquizofrênico-político. E o problema é que parecem encontrar apoio em muitos militantes país afora. Esse grupo parece não querer enxergar que investigações robustas e minuciosas comprovaram a máquina de corrupção instalada no início do governo passado. O STF nada mais fez do que julgar e condenar os réus envolvidos no esquema.

Ao fazer isso, o Supremo deu uma lição monumental de ética ao país e ao PT. Diante disso, o mais natural seria que a legenda expulsasse os condenados, virasse essa página vergonhosa de sua história e se reinventasse.

No entanto, o estado-maior petista prefere acreditar em conspirações ou viver em outra realidade, ventilando teorias de perseguição típicas de pessoas com esquizofrenia. Assim, veem o julgamento do mensalão como político, com o objetivo de inviabilizar o governo Dilma, como disse José Dirceu no evento. Diante de declarações assim, resta perguntar: haverá “cura” para esse surto? Haverá setores petistas não afetados?

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário