segunda-feira, 27 de junho de 2011

PETISTAS ENROLADOS.

PSDB pedirá convocação de Ideli Salvatti para esclarecer participação no escândalo dos aloprados

O PSDB vai protocolar nesta terça-feira (28) requerimentos de convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para esclarecer as denúncias da revista “Veja”. Segundo reportagem, ela teria participado de negociações para a compra de falso dossiê, na corrida eleitoral de 2006, contra o então candidato ao governo de São Paulo, José Serra, no escândalo dos aloprados.
O partido vai convidar ainda o secretário do Ministério da Educação, Carlos Abicalil. A revista aponta ligação entre ele, que teria atuado na fabricação de um dossiê semelhante no Mato Grosso, e a petista. Os documentos serão apresentados às comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública da Câmara.
O deputado Luiz Fernando Machado (SP) pede a apuração imediata dos fatos. “Vejo com preocupação que o núcleo central do governo, que trabalha na antessala da Presidência, esteja envolvido na compra de dossiê. Isso fere o princípio claro da democracia em um processo de disputa eleitoral. Aqueles que forem partícipes precisam prestar esclarecimentos à sociedade”, condenou.

“A denúncia é grave. Existem gravações que incriminam essas pessoas e merecem explicação. A população cobra a elucidação do caso. O nosso papel é apurar esses fatos e esclarecê-los”, acrescentou Reinaldo Azambuja (MS).
O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) reprovou a suposta participação de mais um ministro de Dilma Rousseff no esquema. “É triste a gente ver a imprensa apresentar documentos indicadores de que a corrupção aumenta a cada dia”, criticou.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, defendeu Ideli e afirmou que há uma tentativa de atingir a colega e a gestão Dilma. O petista foi apontado pela “Veja” como um dos “mentores” do forjado dossiê contra Serra. As declarações de Mercadante foram rechaçadas. “O governo quer tapar o sol com a peneira e encobrir os fatos. Isso desestabiliza o Executivo e cria uma certa conivência. A oposição vai insistir e buscar todos os esclarecimentos necessários”, declarou Gomes de Matos.
Os tucanos convidarão a ex-senadora pelo PT-MT Serys Slhessarenko para falar às comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública. Em reportagem da “Folha de S. Paulo”, na quinta-feira (23), Serys afirmou que o petista Expedito Veloso admitiu em conversas com ela que integrantes do partido haviam montado dossiês.
Outras ações
→ O ministro Aloizio Mercadante participará de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (28). O colegiado havia aprovado requerimento para que o ministro falasse do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia. Diante das denúncias, Mercadante estaria disposto a falar sobre o caso dos aloprados.
→ O PSDB espera aprovar nesta semana os três requerimentos de convocação para o ministro explicar sua participação no esquema e dois convites a Expedito Veloso. Os pedidos foram protocolados nas comissões de Segurança Pública, de Ciência e Tecnologia e de Fiscalização Financeira e Controle na última terça-feira (21).

Um comentário:

  1. Esse escândalo do dossiê tem 5 anos e naquela época, os nomes dos envolvidos já apareciam na mídia, inclusive o da ministra Ildeli que teve uma investigação por suspeita de corrupçãoe envolvendo uma ONG.
    O certo é que os fatos são antigos mas o Mercadante diz que isso é uma forma de atingir o Governo Dilma.
    Ora bolas ... quem mandou a Dilma escolher para o seu ministério, pessoas envolvidas em escânbdalos ????
    Esse pessoal do PT é corporativista e cínico, pois o crime está alí, bem visível, mas eles se fazem de víti,as ... têm mania de perseguição e vão empurrando os casos envolvendo os "companheiros" com a barriga e enganado a população menos esclarecida !!!

    @drluizaugusto_

    ResponderExcluir