sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PSDB VAI LANÇAR DOIS CANDIDATOS DE PESO NA GRANDE VITÓRIA.

A filiação do ex-prefeito Max Filho ao PSDB foi recebida por setores do meio político como o mais forte sinal de distanciamento entre o ninho tucano e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), de quem o tucanato já foi grande aliado. Ao longo do governo passado houve várias amostras de desgaste na relação entre os dois lados, mas nada se compara ao partido agora receber com honras o maior desafeto de Hartung.

Isso certamente terá consequências. No caso do PSDB, significa que o partido não deverá ficar no mesmo palanque que o ex-governador. E, se for o caso, poderá fazer críticas à obra dele. Por outro lado, o PSDB pode correr mais riscos de isolamento e ter dificuldade para fechar alianças. Já ocorreu com o PSB do governador Renato Casagrande em 2009 e em parte de 2010, por exemplo.

Como o PSDB saiu da eleição de 2010 numa situação deconfortável, há quem avalie que o quadro agora pode piorar. Os efeitos da filiação de Max teriam alcance estadual, e não ficariam restritos a Vila Velha. Foi o que ocorreu quando Max tentou ir para o PSB.

De qualquer forma, a cúpula tucana não tomaria uma decisão dessa sem medir os riscos. A aceitação ao ex-prefeito ocorreu por unanimidade, e a legenda comemora poder lançar dois candidatos de peso na Grande Vitória.

De fato, Max não é um político ficha-suja, teve dois mandatos de prefeito em Vila Velha e é um pré-candidato competitivo. Por um lado, ele saiu desgastado com a filiação fracassada ao PSB, mas por outro ganhou uma projeção que poucas lideranças tiveram recentemente.

Porém, como no final do governo passado mais de 50 tucanos de alta plumagem voaram do ninho, o prefeito acaba levando novo fôlego ao partido e com ele parte de seu grupo político e pré-candidatos a vereador.

Mas algumas lideranças reconhecem que Max pode ser alvo de um cerco nas eleições de 2012. Há a possibilidade de candidatos a prefeito serem lançados para atingi-lo, dificultando sua chegada ao segundo turno, por exemplo.

Por tudo isso, o momento é de comemoração no ninho, porque de fato Max tem qualidades. Mas o PSDB tem pela frente a dura tarefa de viabilizar seus projetos, especialmente na Grande Vitória, para continuar a existir no Estado. Há setores apoiando os movimentos do tucanato, claro. No entanto, tudo indica que o partido se tornará alvo de mais turbulências daqui para a frente.


Lançamento

No discurso que fará hoje na filiação de Max Filho ao PSDB, o presidente do partido, César Colnago, vai lançá-lo candidato a prefeito de Vila Velha. Em certo trecho, Colnago dirá que com Max no PSDB a cidade "voltará a sorrir".

Luiz Paulo não vai
Grande incentivador da filiação de Max ao PSDB, o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas não estará na filiação. Além do expediente no BNDES, no Rio, ele dará aulas na PUC-RJ. Mas já enviou carta ao partido em que saúda o novo tucano.

Saída
Tão logo percebeu os movimentos do PTB que poderiam prejudicá-lo, Max preparou sua desfiliação da sigla e a deixou em definitivo na terça-feira.

Reação
O vice-prefeito de Vila Velha, Marcos Rodrigues, ex-tucano, deve aterrissar hoje no PSD. Consequência da entrada de Max ao partido. Deve levar com ele cerca de 100 aliados.

Suplência
Em tese, por enquanto Max Filho segue como suplente do deputado César Colnago. Consultado pela coluna, o juiz do TRE Marcelo Abelha explica: para que o suplente perca o direito à vaga de deputado, é preciso que o partido ou o Ministério Público questionem o caso. O suplente tem de ser processado pela acusação de que mudou de partido sem justa causa e cometeu infidelidade partidária. É o que prevê a Resolução 22.610/2008.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário