segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PERDEU MANO ... (By Marco Sobreira)

O jovem subia a escadaria às pressas quando ouviu a sentença, “perdeu mano”, virou-se e foi abatido por seis tiros de 38 , morte instantânea de uma criança de 15 anos. Policia achou varias pedras de crack e alguns papelotes de maconha em seu poder, como sempre ninguém viu, ninguém sabe de nada. Nenhuma novidade no fato, a não ser que não aconteceu em uma grande cidade, em uma grande favela, aconteceu na minha pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes.

Com uma ação devastadora, preço baixo e grande capacidade de viciar o indivíduo com poucas doses, o crack foi o divisor da disseminação das drogas no Brasil e em todo o mundo. Em pouco tempo, o que era um problema das grandes cidades, tornou-se uma praga nacional e as pequenas cidades não ficaram imunes a essa epidemia.

E o que é pior, não se vê um combate efetivo ao tráfico de drogas nos pequenos municípios, e cada vez mais esse filão é explorado, enquanto nos grandes centros pelo menos há uma tentativa de combate ao tráfico, no interior, principalmente nos pequenos municípios, os bandidos atuam livremente sem ser incomodados, arregimentando cada vez mais os jovens, que por vicio ou seduzidos pelo dinheiro fácil acabam virando alvo fácil e engrossam o exército dos traficantes.

Uma pergunta se faz necessário, onde anda o Ministério Público? Nas pequenas cidades, geralmente todo mundo sabe quem é quem, quem comanda, quem é avião, quem é viciado, e essa omissão é imperdoável. A policia por sua vez só tem atuado após fato consumado, geralmente punindo pequenos furtos ou investigando os assassinatos, mas aí já é tarde, a verdade é que estamos perdendo toda uma geração, cada vez mais atendemos em nosso hospital as vitimas do crack, coisa rara há tempos não muito distantes.

O Estado não proporciona tratamento adequado e em número suficiente, os que possuem algum recurso ainda conseguem tratamento em clinicas de desintoxicação, na sua grande maioria particulares e inacessíveis à grande maioria, a policia não faz o combate efetivo e preventivo e o Ministério Público geralmente se omite, é o caos, as bocas de fumo  proliferam, breve veremos cracolândias espalhadas por todo o país.

O problema chegou e ao que tudo indica, para ficar. É preciso um ação urgente, é preciso que que os governos municipais, estaduais e federal se unam à sociedade civil e promovam ações preventivas e de resgate dessas crianças que estão se matando, é preciso punição exemplar e dura aos traficantes. Tenho assistido ao desesperos e sofrimento dos pais na tentativa de salvar seus filhos, tentativa inútil, uma vez viciados, a guerra está perdida na grande maioria das vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário