sábado, 26 de novembro de 2011

CORRUPÇÃO EM LIMEIRA - PRIMEIRA DAMA ERA ASSESSORA LEGISLATIVA (PDT)

A primeira-dama de Limeira (a 151 km da capital), Constância Berbert Dutra da Silva, foi presa na madrugada desta quinta-feira (24) em sua casa, em uma operação do Ministério Público.
Além de Constância, foram detidas mais 10 pessoas, investigadas por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, sonegação fiscal, furto qualificado e falsidade ideológica. Entre os presos estão dois filhos e duas irmãs da primeira-dama.
Segundo o Ministério Público, os valores obtidos com os crimes podem ultrapassar R$ 20 milhões e não há confirmação de participação do prefeito Silvio Félix da Silva (PDT) no esquema.
A Prefeitura de Limeira não se pronunciou sobre o caso, apenas confirmou a prisão da primeira-dama.

Constância Félix, presa ontem ao lado de dois filhos e de mais nove pessoas, tinha um cargo comissionado na Assembleia Legislativa e foi exonerada após a prisão. Ela era chefe de gabinete da 4ª vice-presidência, ocupada pelo deputado estadual Rafael Silva (PDT), de Ribeirão Preto (313 km de SP).

O parlamentar afirma que chegou a exonerar Constância em maio, mas teve de reconduzi-la ao cargo por pressão do PDT, partido de Sílvio Félix, marido da suspeita.
"Tive de aceitar [a indicação]. Se eu saísse do partido, perderia a 4ª vice-presidência", disse ele. O advogado do PDT Cristiano Vilela afirmou que a legenda não se pronunciaria.

Rafael também foi citado no caso de suspeita de caixa dois de campanha que derrubou o ex-prefeito de Campinas Dr. Hélio (PDT). O deputado nega.
PRISÕES

As prisões de ontem ocorreram em ação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público em Piracicaba, com o apoio da Polícia Militar. O trabalho integra uma investigação que apura a incompatibilidade entre as posses e os ganhos das pessoas presas.

Segundo levantamento prévio dos promotores, ao todo os membros da suposta quadrilha possuem R$ 21 milhões em imóveis e bens.
A Promotoria afirma que Constância, mulher do prefeito Silvio Félix (PDT), é proprietária de uma holding de cinco empresas que podem ser de fachada e com registro em nome de laranjas.

Félix afirmou que todos os bens de sua família são regulares e condizentes com os ganhos declarados no Imposto de Renda. Ele disse que a família só foi envolvida no caso porque ele é um homem público. Nesta sexta, a Câmara de Limeira informou que estuda a abertura de um processo para cassar o mandato do prefeito.

Fonte\; Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário