sábado, 31 de março de 2012

DIRETOR DENUNCIA MORTE DE 14 PACIENTES POR FALTA DE VAGAS EM HOSPITAIS

Pacientes em estado grave que estão internados no Hospital Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, na Região Serrana do Estado, não conseguem transferência para outros hospitais, segundo os familiares. O diretor do hospital, Genivaldo Potratz, disse em entrevista à TV Gazeta que vários pacientes morreram à espera de transferência.

“Quando chega urgência, não conseguimos vaga. Desde janeiro, já perdemos várias pessoas pelo mesmo problema. Foram 14 óbitos”, destacou o diretor.
A comerciante Érica Jadejischi está preocupada com a situação do pai, Maurício Jadejischi, que tem insuficiência cardíaca e precisa de transferência. “Já tem mais de um dia que ele está sentado, sem dormir, porque não consegue respirar quando deita. A situação aqui é crítica, porque só conseguem vaga para transferir quando o paciente está em situação extrema. Estou desde quarta-feira aguardando, e a Central de Vagas não dá retorno”, relata a filha.

Capacidade
De acordo com a diretoria da instituição, o local tem 20 leitos. Só faz atendimento de emergência e estabiliza a situação do paciente. Quando o caso é mais grave, a opção encontrada é a transferência, mas, segundo a própria diretoria, a Central de Vagas da rede estadual de saúde não dá retorno.

Secretaria de Saúde fará auditoria no local
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informa que estranha os números apresentados pelo diretor do Hospital Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, Região Serrana do Estado: 14 mortes por falta de transferência desde janeiro deste ano.

De acordo com o órgão, técnicos da Vigilância Sanitária e do Comitê de Investigação de Óbitos serão encaminhados à unidade hospitalar. A intenção também é fazer uma auditoria no local.

Transferência

O órgão ainda contesta as declarações do diretor, que chegou a afirmar que a espera por uma vaga de transferência leva de quatro a cinco dias. “Quando eles mandam a vaga, o paciente já foi a óbito”, afirmou Genivaldo Potratz.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, a Central de Regulação de Internação recebeu as solicitações de vagas para enfermaria na última quinta-feira.

De acordo com a Sesa, não é grave o estado dos pacientes internados no hospital de Santa Leopoldina. Ainda assim, os leitos foram comprados em um hospital particular da Grande Vitória, e os pacientes serão transferidos pela própria unidade.

Fonte: A Gazeta

2 comentários:

  1. O Diretor do Hospital está repleto de razão, aqui no sul do estado passamos pelo mesmo problema, não adianta a SESA querer desmentir, a verdade é essa e de conhecimento de todo o povo. Sou também Diretor de hospital do interior e passamos pelo mesmo problema, vidas perdidas pela incapacidade do sistema de atender em tempo hábil as necessidades dos usuários do SUS. Vergonha do Esp.Santo e vergonha em todo o País.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Plenamente, mas o que falta não são Vagas, mas sim Respeito das Pessoas dos Órgãos Responsáveis, Aproveito aqui, para Parabenlizar nosso Secretário de Saúde, Drº Tadeu Marino, Muito Competente e Atuando brilhantemente no Setor. Porém acredito que ele tem que fazer uma SELEÇÃO melhor das PESSOAS de certos setores da Saúde, falo isto com a certeza de quem já trabalhou no Setor Responsável, quando muito fazemos e tentamos Aliviar o sofrimento do Ser Humano, como se fossemos nós mesmos, incomodamos PESSOAS que não fazem nada, e logo nos colocam nas RUAS, este foi o meu caso e de milhares de outros Servidores, que tentam ajudar, mas o Lema de Certos Chefes é da uma ENROLADINHA na SAÚDE dos que mais precisam.

    ResponderExcluir