sábado, 17 de março de 2012

RIO DE JANEIRO, TERRA SEM LEI

Terra sem lei – Faltavam poucos dias para a abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, quando o então presidente Luiz Inácio da Silva disse que encerrado o evento esportivo a cidade teria o melhor e mais eficiente sistema de segurança pública do País. É fato que nove entre dez brasileiros sabiam tratar-se de mais uma declaração ufanista, mas milagres também acontecem no Brasil. Mesmo assim, a promessa ficou estacionada, para azar dos que vivem e frequentam a Cidade Maravilhosa.

Pouco mais de um ano antes, em 2006, ao se instalar no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) afirmou que naquele momento estava decretado o fim dos criminosos. O tempo passou e nada do que foi prometido se transformou em realidade. Imaginar que a criminalidade pode ser eliminada com o acionar de um botão é devaneio, mas nenhuma autoridade pode prometer aquilo que sabe ser impossível cumprir. Em especial quando está em jogo a vida do cidadão.

Para provar que Lula e Cabral Filho são gazeteiros profissionais, um homem armado invadiu o Hospital do Andaraí, na Zona Norte carioca, na noite de quinta-feira (15), rendeu médicos que estavam no terceiro andar do prédio e roubou dinheiro e celulares, sem ser incomodado. Às 18h30 de terça-feira (13), operação semelhante ocorreu no Hospital Gaffrée e Guinle, também na Zona Norte do Rio, onde um homem armado rendeu médicos e estudantes de Medicina, levando celulares, carteiras e um computador. A polícia, como quase sempre acontece, chegou depois da fuga.

Enquanto as grandes cidades brasileiras, quase sempre reféns de criminosos de todas as cepas, não adotarem o programa “tolerância zero”, como foi feito em Nova York, a segurança pública será sempre uma pedra no caminho dos governantes, que sobre palanques prometem soluções maravilhosas.

Fonte: Ucho.Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário