sexta-feira, 6 de abril de 2012

SOCIEDADE SE MOBILIZA PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO

Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa queria julgar o processo em maio

A espera de quase sete anos pelo julgamento do mensalão incomoda parcela considerável da sociedade brasileira. Insatisfeitos com a demora, algumas dessas pessoas se organizam para cobrar maior celeridade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A preocupação se justifica não apenas pela morosidade, mas principalmente pela possibilidade de que alguns crimes cometidos em 2005 prescrevam à luz da legislação.

Para pressionar o STF, então, quase seis mil pessoas assinaram uma petição on-line para que o julgamento tenha prioridade. Neste contexto, o Movimento 31 de julho, que organizou protestos anticorrupção no ano passado, vai recolher, hoje, assinaturas para fortalecer a causa.

Em Copacabana, no calçadão do Posto 6, eles vão pedir a ajuda dos cariocas para colaborar com o manifesto, entre 10 e 12 horas. "Já fizemos uma ação idêntica no Posto 9, em Ipanema, e conseguimos recolher mil assinaturas em apenas um dia. Pela internet, já temos quase 6 mil. Então, acho que é o momento de cobrarmos o STF", diz Ana Luiza Archer, uma das integrantes do movimento.

A iniciativa faz parte da campanha "SOS STF – Julgamento do Mensalão Já!", que vai entregar o pedido de agilidade ao Supremo. Parte do trecho diz: "Fazemos um apelo para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados."

A expectativa do ministro Joaquim Barbosa de ver o processo do mensalão julgado no STF em maio pode ser frustrada. O relator concluiu a investigação e elaborou um relatório no ano passado.

Em dezembro, enviou o caso ao revisor, o ministro Ricardo Lewandowski, que está preparando seu voto, mas é pouco provável que conclua o trabalho em maio. Depois, caberá ao presidente do STF marcar a data do julgamento.

O cargo será de Carlos Ayres Britto, que tem a intenção de incluir o caso na pauta o quanto antes.

Entenda o escândalo
Na gestão Lula
Em 2005
O mensalão, revelado em 2005, foi o principal escândalo da era Lula.

José Dirceu
Ao todo, 40 pessoas – entre deputados, ex-ministros, executivos e empresários – foram acusadas. A denúncia fez com que José Dirceu, então ministro da Casa Civil, deixasse o cargo.

Roberto Jefferson
O esquema foi revelado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB).

Doações
A alegação é de que o dinheiro para pagar dívidas de campanha vinha de doações não declaradas ao PT durante as eleições.

Fonte: A Gazeta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário