segunda-feira, 14 de maio de 2012

CORES DA CPI

Teme-se que o processo de apuração dos negócios do bicheir o Carlos Cachoeira, pelo Congresso, tenha várias versões conflituosas, com o objetivo de dificultar conclusões prejudiciais à grei governista. O governo tem, na CPI, tropa mais do que suficiente par a esmagar a diminuta oposição.

Nessa batalha, porém, há bandeiras como a do partidismo radical, que é só antioposição, para agradar o governo; há os pró-mensaleiros , que trabalh am pelos 38 mensaleir os a serem julgados, em breve, pelo Supremo Tr ibunal Federal: há os que atacam o procurador-geral da República; os que só quer em aparecer ; os maus políticos e tantos mais.

A bandeira desses devia ser o da cor de burro quando foge. O certo é que as obras da Delta, empresa de Cachoeira e Cavendish, uma das que mais se beneficiar iam com a construção de estádios de futebol, para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, já passaram para outros donos. A propósito, essas obras deveriam custar US$ 2,5 bilhões. Mas, a senadora gaúcha Ana Amélia, do PP, mostrou que tal custo, hoje, passa de R$ 6 bilhões. Quanto mais de dinheiro público — o nosso dinheiro — será preciso para concluir obras tão perdulár ias? Na CPI, sucede que muitos distorcem a razão lógica, para jogarem a responsabilidade de uns partidos sobre os outros , como ocorreu no caso dos mensalões . A distorção do ex-presidente Lula foi a de que isso era uma fantasia. Logo, porém, deu outra versão: todos os partidos faziam o mesmo.

O relator da CP I, senador Humberto Costa, foi cauteloso em seu relatório. Outros senadores, no entanto, foram implacáveis em suas distorções lógicas, como as de Lula, daí ser difícil prever qualquer decisão da CPI. A verdade é que a jovem geração de brasileir os parece esperar que se faça não só essa limpeza política, mas também que se procurem, rapidamente, soluções não demagógicas, para que nossos problemas em educação , saúde , segurança, moradia, estradas e estádios não custem muito mais do que os do Primeiro Mundo. Aí, sim, sob qualquer bandeira par tidária, todos terão chegado ao futuro, que foi prometido a muitas gerações e agora lhes chega. Bom proveito, jovens.

Rubem Azevedo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário