terça-feira, 1 de novembro de 2011

NO FUNDO DO POÇO (By Marco Sobreira)

A palavra holocausto é de origem grega e significa “sacrifício pelo fogo”, em nossos tempos tem sido sinônimo de “extinção, perseguição” e marcou o extermínio de milhares de judeus pelo nazismo. Pode parecer exagero, pessimismo demasiado, mas considero o que está acontecendo com nossos jovens um verdadeiro holocausto provocado pelo consumo de drogas.

Confesso que estou cansado de atender jovens cada vez mais jovens nos plantões, chegam geralmente trazidos por pais desesperados, desiludidos, fragilizados, a impressão que passam é que já não sabem o que fazer, não sabem a quem recorrer e confesso, é o tipo de atendimento que me deixa muito mal, até mesmo por me sentir incapaz de apontar uma solução para tanto sofrimento.

O sentimento de fracasso, de impotência é o que percebo nas faces de quem enfrenta na família esse tipo de problema, sentimento que acaba por contagiar a todos nós que em pronto-socorros nos deparamos cada vez mais com essas situações , é deprimente ver nossas crianças enlouquecidas com os efeitos principalmente da maldita pedra, sim, acreditem, o crack é a pedra maldita.

O que só acontecia nas grandes cidades, chegou ao interior, até as menores comunidades do meio rural não escapam do alcance dessa praga. Seduzidos pelo dinheiro fácil, milhares de pequenos traficantes, muitas vezes também menores de idade, são arrebatados pelos traficantes e estão contribuindo para a destruição de toda uma geração.

É preciso ação enérgica do Estado no combate ao tráfico, é preciso mudar as leis, é preciso introduzir penas que verdadeiramente desestimulem esse tipo de comércio, condenações sumárias, prisão perpétua em presídios isolados nas ilhas distantes do litoral  não devem ser consideradas absurdas para esse tipo de criminosos.

Evidentemente, a desestruturação da família está no centro das causas do desastre, pais cada vez mais ausentes estão deixando cada vez mais seus filhos em creches e escolas , cada vez têm menos tempo para o amor, para o carinho, para a cumplicidade que todos os pais devem ter em relação aos seus filhos.  Professores por mais importantes e capacitados que sejam jamais serão capazes e nem é justo que sejam responsáveis por tamanha responsabilidade.

Uma vez viciados, os meninos roubam, primeiro em casa, depois o que acharem pela frente, fazem dívidas e até matam para conseguir o dinheiro para consumir ou pagar aos traficantes, senão morrem. As meninas se prostituem, são usadas cada vez mais para o transporte das drogas e descartadas e substituídas por outras, como se diz no meio, menos usadas.

A tragédia está aí amigos, só não vê quem não quer, será possível mudar esse quadro? Com nossos governantes mais preocupados em usar o poder em beneficio próprio, se especializando nas mais requintadas formas de roubar o dinheiro público, se omitindo em relação aos verdadeiros problemas da sociedade, me faz concluir que infelizmente  nossos jovens estão entregues à própria sorte.  Estamos mesmo chegando ao fundo do poço.


Um comentário:

  1. O PROBLEMA É SÉRIO! MAIS DIGO QUE É MUITO POR ESTAS LEIS QUE SÃO MAU FEITA, COMO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, COM 14 ANOS NÃO PODER TRABALHAR,TUDO ISSO IMPLICA NO QUE ESTA ACONTECENDO. OS VERDADEIROS BANDIDOS SOLTOS FINANCIANDO O TRÁFICO,E OS BANDINHOS PÉ DE CHINELO LOTANDO AS CADEIAS. TEMOS QUE PRENDER O PEIXE GRANDE! E ASSIM ACABAR COM ESSA DESGRAÇA QUE A FAMÍLIA ESTA PASSANDO, SEM PODER REAGIR DIANTE DE TANTA TRISTEZA. SÉRGIO L BUCHMANN

    ResponderExcluir