sábado, 17 de março de 2012

QUE DEMOCRACIA É ESSA?

Inicio dos anos 70, eu e um grupo de amigos morávamos numa república na Barão de Monjardim, centro de Vitória-ES, estudantes, alguns fazendo cursinho, eu e outros já na faculdade de medicina, dependíamos do RU ( restaurante universitário), já que o dinheiro sempre foi curto, lembro-me bem que ao conseguir comprar a primeira calça Lee, vibrei como o jovem que hoje compra um ipad.

Vivíamos os anos de chumbo da ditadura, ficávamos revoltados quando em plena madrugada, nos lanches na Lanchonete Sete, nos passeios à beira do cais ou nas visitas a Carapebus , bairro ou melhor, cidade onde se concentrava as putas , a zona, o puteiro, enfim, a AIDS ainda não tinha aparecido e era a nossa diversão predileta, enfim ficávamos revoltados a ser parados pelos milicos que nos obrigava a mostrar todos os documentos, o que estávamos fazendo, se trabalhávamos ou onde estudávamos, coisas do gênero. Não passava disso, alguns conselhos e nos liberava, aquilo na nossa cabeça era o fim da picada, repressão, abuso de poder, milicos miseráveis aqueles  que nos incomodavam.
Elis Regina com sua voz maravilhosa nos fazia sonhar com liberdade, com a queda do Rei de Ouros, do Rei de Copas, com a volta dos irmãos no exílio, enfim sonhávamos com liberdade, com democracia, com direito de ir e vir, com o direito de criticar os políticos, o governo, o Presidente, resumindo, queríamos democracia.
Vivemos a abertura politica, ficamos imensamente felizes com a anistia e a volta dos brasileiros ao país, vibramos com as Diretas já, com Tancredo Neves, viramos até fiscais do Sarney. Votamos no caçador de marajás e o expulsamos, ali tivemos a certeza de que finalmente a democracia tinha chegado e que não toleraríamos mais a corrupção, fora Collor e sua corja, enfim o povo tomava as rédeas da Nação.
Veio Itamar, Fernando Henrique, o Plano Real acabou com a inflação, nosso dinheiro já durava o mês inteiro, não tínhamos mais que pagar um preço pelo pão de manhã e outro à noite, podíamos enfim programar nossos gastos, fazer planos, economizar e investir, parecia ser realmente que o País do futuro tinha finalmente começado a fazer jus à profecia.
As coisas começaram a não andar muito bem já no segundo mandato do Fernando Henrique ,  com Lula e seu bando e agora com Dilma cheguei à triste constatação de que estamos andando para trás.
Que democracia é essa?
- Não temos saúde,
- Não temos educação,
- Não temos segurança, liberdade de ir e vir, nem pensar, passeios na madrugada, no cais do porto?   Não somos mais parados por milicos, mas por assaltantes, por traficantes, por policiais bandidos, já não nos pedem os documentos, nos tiram o dinheiro, as jóias, o celular, o carro e muitas vezes nos tiram a própria vida,
- A corrupção é a maior desde Deodoro da Fonseca,
- Nossos políticos fazem Rui Barbosa revirar no túmulo de vergonha,
- Não temos uma justiça digna da confiança , à altura da responsabilidade de ser a guardiã da democracia, juízes, desembargadores corruptos, associados ao crime organizado nos envergonham e com certeza os honestos, os que realmente querem honrar a toga, são perseguidos, amedrontados e mortos por desafiarem o sistema,
- Nossa policia, mal paga, mal preparada, grande parte corrupta, não dá ao cidadão a proteção e a segurança que a sociedade necessita.
Estamos na verdade à beira do caos, da anarquia, morremos na fila dos hospitais, nossas crianças sem educação de qualidade, são viciadas, estupradas e mortas muitas vezes dentro da própria escola, quando não abandonadas em lixões ou presas em apartamentos. Nosso idosos não têm após uma vida inteira de trabalho, aposentadoria digna, suficiente para um mínimo de conforto nos tempos finais.
O Governo nos tira metade do que ganhamos na mais injusta taxa tributária do mundo se for comparar com a qualidade do serviço público que nos é oferecido, deixando no ar uma pergunta: Se não temos saúde pública digna, se não temos educação de qualidade, se não temos segurança, as estradas estão em péssimo estado por todo o país, os aposentados ganham uma miséria, médicos, professores e policiais idem, onde está o dinheiro?
Finalmente somos da grande maioria que trabalha, produz e paga pelas bolsas esmola que mantêm o curral eleitoral desse governo corrupto e incompetente que nos afronta com a obsessão de perpetuação no Poder.
Tudo isso leva meus pensamentos aos tempos da ditadura e me pergunto: É por essa democracia que sonhamos e lutamos? Será que eu era feliz e não sabia?

4 comentários:

  1. Doutor,
    Vejo que o corpo da nossa Democracia está bastante comprometido com uma gravíssima doença que afeta também a alma do paciente. Este cancro marxista vem sendo disseminado sutilmente, via Gramsci há muito tempo. A nossa Democracia precisa de um tratamento urgentíssimo! Somente uma vacinação em massa com “a vacina da liberdade” (doze cavalar) poderá saná-la. Não sou doutor, porém, no dia da vacinação, pode contar comigo! Deixarei todas as minhas ocupações para ajudá-lo na erradicação desta terrível doença, que os prosélitos, apedeutas e simplórios chamam de comunismo. Abraços, Doutor!
    http://subversivoxxi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, meu amigo, nós éramos felizes e não sabíamos.
    Mas, para que haja uma mudança de regime é necessário que o caos se instale.E é o que eles estão fazendo para mudar para um regime totalitário.
    Estamos vivendo como nos primeiros anos do governo Chavez - aparelhamento do judiciário, cooptação do Congresso para mudança de leis, proibições absurdas, dignas de ditadura explícita,manipulação de nossas vidas em nome "da saúde, educação e segurança públicas.
    Tudo isso acontece e a maioria não enxerga ou enfia a cabeça na areia.Mas esse procedimento expõe a parte do corpo própria para levar oum belo chute.
    Temos que acordar o Brasil para esta triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Como diria Ulisses Guimarães ainda não inventaram nada melhor do que a democracia. A responsabilidade é nossa. Ninguém entrou no Congresso Nacional ou em qualquer casa Legislativa ou Executiva deste país, que não tenha sido pelo voto. A responsabilidade de tudo que está aí é de cada um de nós que, com raríssimas exceções, não exerce sua cidadania.

    ResponderExcluir
  4. É, nossa democracia está desgraçadamente manchada. Mas o povo quando elege o PT sabe perfeitamente que está se distanciando da democracia, mas se ilude com ideologias apodrecidas e bolsas famílias q a logo prazo só os torna mais miseráveis.

    ResponderExcluir