terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ÊTA POVINHO!!! (By Marco Sobreira)


Um americano, um japonês e um italiano reclamavam com Deus o fato de que em seus países ocorrerem desastres naturais como terremostos, furacões, erupções vulcânicas, maremotos enquanto o Brasil éra privilegiado por não ter nada disso em seu território, além de possuir rios fabulosos, a maior floresta do mundo, costa maritima com praias belíssimas e praticamente sol o ano inteiro. Após ouvir pacientemente todas as queixas Deus falou: Não se queixem, já observaram o povinho que coloquei lá?

Essa antiga piada reflete muito bem os dias em que vivemos, vejamos: Na economia temos um crescimento de menos de 1% do PIB, a inflação está em alta, o dólar em alta, 42% dos brasileiros estão endividados, o Governo dá incentivos para setores da economia com isenção de IPI, diminuindo ainda mais os recursos destinados a estados e municípios. O Ministro da área mente discaradamente quase que semanalmente sobre o crescimento do país e a Presidenta desdenha dos que acham que deveria ser demitido.

Na saúde pública o caos do dia-a-dia, filas intermináveis, pacientes amontoados em corredores, hospitais sucateados, sofrimento sem fim de quem precisa de atendimento especializado, de exames e cirurgias. Médicos sobrecarregados, mal pagos, sem segurança no trabalho e óbviamente desmotivados, abandonando o serviço público migrando para planos de saúde que embora não paguem bem, não os obrigam a atender 150 a 200 pacientes por plantão.

Segurança não existe, estamos cada vez mais prisioneiros em nossas próprias casas sem que isso necessariamente signifique proteção, sossego, sair à noite virou verdadeira roleta russa, voltar vivo é pura questão de sorte. Traficantes comandam e decidem quem deve viver ou morrer de dentro dos presídios, programam assaltos e espalham o terror até entre os policiais que em boa parcela já pularam de lado diante do irrisório salário que lhes são oferecidos, terreno fértil para a tentação do dinheiro fácil do tráfico, quadrilhas encasteladas dentro dos quartéis roubam e assassinam àqueles que deveriam proteger.

A corrupção, assim como um tumor maligno, se alastra por todas nosssas instituições, assalto aos cofres públicos, tráfico de influência, compra de parlamentares, pareceres tendenciosos e pasmem, até ex-Presidente expulso pelo povo se acha no direito de afrontar o Procurador Geral da República enquanto outro leva a amante mundo afora, usufruindo dos prazeres do adultério com nosso dinheiro.

Este é o Brasil dos dias atuais, recente pesquisa aponta que apesar de tudo a Presidenta tem recorde de aprovação e popularidade sendo, juntamente com seu criador, preferidos para novo mandato na Presidência, e ainda tem quem conte piadas de português.

Marco Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário