sexta-feira, 19 de abril de 2013

JOAQUIM BARBOSA ENTRE OS MAIS INFLUENTES DO MUNDO

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), entrou para a lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista americana “Time” de 2013. Outro brasileiro na lista é o chef Alex Atala.

Para revista, o presidente do Supremo “simboliza a promessa de um novo Brasil” comprometido com a diversidade cultural e com a igualdade. A publicação menciona o fato de ele ser o primeiro negro a chegar à presidência da mais alta Corte e destaca a importância de sua atuação no cargo.

A “Time” cita também o fato de Barbosa ter sido nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 para STF e que, para a revista, demonstrar ser um juiz independente, pois participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente no ano passado, referindo-se a José Dirceu e outros petistas, réus no escândalo do mensalão.

A publicação destaca ainda que Barbosa buscou na educação o meio de escapar da pobreza. E cita o doutorado que Barbosa fez na Universidade Sorbonne na França e a sua atuação como professor do Instituto de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, além de ter aprendido quatro línguas estrangeiras.

O perfil de Barbosa foi feito por Sarah Cleveland, professora de direito da Universidade de Columbia.

Em 2012 e 2011, a presidente Dilma Rousseff integrou a lista dos mais influentes da revista americana. Em 2010 foi o ex-presidente Lula quem apareceu na lista entre os brasileiros. Ele já havia figurado na lista da “Time” em 2004.

Honra

Joaquim Barbosa se disse "feliz, lisonjeado, honrado e alegre" por integrar o ranking da “Time”. “Fico honrado. Acho que é uma honra muito grande para este tribunal e para a jurisdição constitucional do Brasil", disse o ministro, no intervalo da sessão do Supremo, ontem.

No perfil escrito por René Redzepi, chef do restaurante dinamarquês Noma - considerado o melhor do mundo pelo ranking da revista “Restaurant” -, Alex Atala é descrito como “uma das pessoas mais dedicadas da indústria” da gastronomia

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário